De acordo com um levantamento da Serasa Experian, foram abertos 365.788 novos empreendimentos no país em julho de 2021. Isso representa um incremento de 12,3% em relação ao mesmo período no ano anterior. Nesse cenário, que enfrenta adversidades de desemprego e os impactos da pandemia, é importante entender mais sobre o empreendedorismo feminino e seu potencial para a transformação social e econômica do país.
De fato, dados do Sebrae indicam que o empreendedorismo feminino tem uma grande força, sobretudo nos setores de beleza, moda e alimentação.
Nesse contexto, mulheres donas de seu próprio negócio já fazem parte de 48% do total de microempreendedores individuais do país. No entanto, apesar dos avanços, ainda existem obstáculos e uma grande desigualdade para que uma mulher tenha visibilidade e conquiste seu espaço no mercado.
Para compreender melhor sobre esse cenário, continue a leitura. A seguir, descubra mais sobre o empreendedorismo feminino e seus benefícios para a economia do país. Entenda, também, qual é a importância de incentivar lideranças femininas e empoderar mulheres empreendedoras.
Para compreender a importância do empreendedorismo feminino, é relevante identificar alguns dos principais obstáculos encontrados nesse caminho. Afinal, apesar das conquistas recentes, as mulheres ocupam posições de destaque em somente 13,9% das 500 maiores empresas do Brasil.
Dados como esse evidenciam a necessidade de se estabelecerem práticas que possibilitem e valorizem a ascensão de mulheres no mercado de trabalho para posições de liderança.
Além do preconceito ainda institucionalizado em muitos ambientes laborais, é preciso considerar as obrigações frequentes em conciliar vida pessoal e profissional.
Muitas mulheres enfrentam conflitos quando precisam equilibrar seu trabalho com os afazeres domésticos e pessoais. Isso, junto a um mercado que pode se mostrar estruturalmente machista e que, por vezes, enxerga a figura da mulher com desconfiança, pode gerar uma situação desestimulante para empreender e liderar. Daí a importância em incentivar-se o empreendedorismo e empoderamento feminino no país.
O empreendedorismo feminino auxilia na redução das diferenças entre homens e mulheres em sua jornada de progressão profissional. Isso favorece não somente o aspecto social como também a própria economia do Brasil e a eficiência das empresas. Gestões voltadas para a inovação e que buscam diversificar seus negócios têm, no empreendedorismo feminino, uma oportunidade de destacarem-se no mercado.
Afinal, quando se empodera uma mulher, a auxiliando em sua capacitação, a economia é positivamente impactada. Em uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), constatou-se que empresas preocupadas em diversificar o gênero em cargos de liderança tiveram resultados positivos. Como resultado, foram identificados, entre outras coisas, maior engajamento dos funcionários e crescimento nos lucros dos negócios entre 5 e 20%.
Analisando a realidade brasileira, somos um país de maioria feminina — a população feminina corresponde a mais de 52% do total no país, conforme o IBGE. Boas práticas de empreendedorismo feminino, além de sua importância individual, podem ajudar a valorizar justamente um mercado formado por e para esse público.
Dessa forma, o empreendedorismo feminino, ao empoderar as profissionais, promove benefícios em duas frentes. Em um lado, cria-se a oportunidade de uma melhor relação entre a empresa com o público feminino. No outro, tem-se uma via de sustento e independência financeira para mulheres que desejam atingir sucesso em seus micro e pequenos negócios.
Você talvez já tenha ouvido falar na importância das habilidades comportamentais — ou soft skills —, no mercado de trabalho. Pois bem, o empreendedorismo feminino é importante na visão estratégica das empresas também por conta disso.
Mulheres que ocupam cargos de gestão podem trazer vantagens e um conjunto de habilidades e competências diferenciado para a empresa, incluindo mais flexibilidade, resiliência e empatia, e maior capacidade analítica, comunicativa e de motivar equipes.
Desse modo, o empreendedorismo feminino pode transformar positivamente negócios e ambientes de trabalho, tanto no aspecto social quanto financeira e economicamente. Por isso, iniciativas que contribuam para estruturar uma rede de apoio a mulheres empreendedoras, capacitando e compartilhando experiências, são importantes.
Para as mulheres que querem investir em seu próprio negócio e contribuir para fortalecer essa transformação do mercado, é fundamental adotar algumas ações e iniciativas, como a busca contínua por atualização profissional, a criação e o fortalecimento de um bom networking, e a aquisição e o aprimoramento de habilidades técnicas e comportamentais.
Tudo isso ajudará a empoderar a sua gestão em um negócio com diferenciais importantes para se destacar em um mercado competitivo.
Se você está em busca de começar um novo negócio ou aprimorar a gestão e processos de sua empresa, confira este outro artigo: “Inovação e empreendedorismo: como criar um negócio inovador”.
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