Empreendedor: descubra como encontrar tempo para se capacitar

Empreendedor: descubra como encontrar tempo para se capacitar

Empreendedor: descubra como encontrar tempo para se capacitar

Em meio a uma rotina atribulada à frente de uma empresa, empreendedores, em geral, nem sempre conseguem encontrar tempo para se capacitar. Quem cumpre diversas agendas em um mesmo dia, saindo de uma reunião para outra, sabe do que estamos falando. Ao final de uma semana como essa, tudo o que muitas pessoas querem é descansar ou cuidar de questões pessoais.

No entanto, embora não possamos negar que a maioria dos empreendedores sofre com a falta de tempo, a necessidade de se capacitar é indiscutível. Quem não investe em sua própria qualificação corre sérios riscos de não acompanhar a atualização das melhores práticas de gestão e mudanças na regulação de seu mercado, ou passa a desconhecer especificidades técnicas dos processos de trabalho da própria empresa.

Nesse sentido, não podemos nos esquecer que o mundo, como um todo, está passando por um processo acelerado de transformação digital. As mudanças acontecem em uma velocidade nunca antes vista e quem é empresário não pode ficar alheio a esse processo, pois estará se sujeitando ao risco de deixar que o próprio negócio se torne irrelevante.

Em um cenário como esse, resta reorganizar a própria rotina de forma mais assertiva para encontrar tempo para se capacitar. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura.

Saiba definir quais demandas são prioritárias para encontrar tempo para se capacitar

Saiba identificar quais demandas são prioritárias

Qualquer liderança deve ter senso de prioridade. Isto é, deve saber priorizar aquelas atividades consideradas imprescindíveis para o andamento da empresa.

No dia a dia do negócio, sabemos que nem sempre isso é fácil. As demandas de diferentes áreas podem sobrecarregar alguns gestores, assim como as rotinas administrativas. Porém, ainda assim, é necessário nunca perder de vista a necessidade de se priorizar.

Com o tempo, você pode redefinir suas responsabilidades e melhor organizar a sua agenda. É interessante, por exemplo, manter um controle pessoal e passar a classificar suas atividades por “gravidade”, “urgência” e “tendência”. Cada uma dessas categorias conta ainda com os seguintes atributos e pontuações:

Gravidade: (1) sem gravidade, (2) pouco grave, (3) grave, (4) muito grave e (5) extremamente grave.

Urgência: (1) pode esperar, (2) pouco urgente, (3) o mais rápido possível, (4) é urgente e (5) precisa ser resolvido já.

Tendência: (1) não muda nada, (2) piora ao longo do tempo, (3) piora em médio prazo, (4) piora em curto prazo e (5) piora rapidamente.

A partir dessa metodologia, as atividades prioritárias serão aquelas com maior pontuação no somatório total considerando cada um desses aspectos.

Crie cronogramas de atividades para cada dia

Crie um cronograma de atividades para cada dia

Além de saber priorizar as demandas, é muito importante criar um cronograma de atividades para cada dia. Dessa forma, você mantém uma certa previsibilidade na organização de sua rotina.

Tenha em vista que, por mais que existam alguns ajustes ao longo do dia, a disciplina de sempre tentar manter um cronograma permitirá a você encontrar tempo para se capacitar quando isso for de seu interesse.

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

Outra dica interessante para quem deseja encontrar tempo para se capacitar é estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Quanto isso, não podemos nos esquecer que nossa tendência é quase sempre negligenciar a busca por objetivos cujos resultados não são imediatos.

Quem contribui para um plano de previdência privada, por exemplo, usufruirá desse esforço financeiro somente na velhice. Com isso, se durante décadas o indivíduo investir menos do que o planejado, destinando esses recursos para custear outras despesas (metas de curto prazo), ele comprometerá sua aposentadoria (meta de longo prazo).

De forma prática, queremos dizer que você nunca deve perder de vista seus objetivos de médio e longo prazo, que podem contemplar, inclusive, aquela qualificação que você sempre sonhou em fazer. O mais indicado é registrar todas as suas metas para poder dedicar a elas o tempo necessário para cumpri-las.

Vale lembrar que a qualificação de suas competências profissionais, hoje, definirá o tipo de empreendedor que você será no futuro.

Faça cursos sobre gestão de tempo

Como já destacado, manter uma gestão assertiva do tempo é algo desafiador para a maioria dos empreendedores. Parte dessas pessoas nem mesmo deve ter parado para refletir sobre como a má gestão do próprio tempo pode ser um problema, simplesmente acreditando que é natural sempre estar envolvido na resolução de questões consideradas urgentes.

Nesses casos, o mais indicado é investir em um curso sobre gestão de tempo. A propósito, há diversos cursos e formações com esse viés disponibilizados de forma gratuita na internet, inclusive, soluções oferecidas pelo próprio Sebrae.

Depois de conferir este artigo, esperamos que você tenha se convencido da importância de encontrar tempo para se capacitar. E se sua intenção for seguir se qualificando, vale conferir nossas recomendações de cursos online sobre empreendedorismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.