Empreender com pouco dinheiro: 5 ideias para começar

Empreender com pouco dinheiro: 5 ideias para começar

Empreender com pouco dinheiro

Muito se fala sobre um dos maiores sonhos dos brasileiros ser abrir o próprio negócio. E, de fato, conforme um levantamento do Global Entrepreneurship Monitor 2020, vivemos em um país que figura em 7º lugar entre as nações mais empreendedoras do mundo. E esse número tende a aumentar nos próximos anos. Ainda assim, muita gente deixa esse objetivo de lado por imaginar que empreender com pouco dinheiro não é algo possível.  

Não caia nesse erro! Há alternativas acessíveis para começar um negócio mesmo com baixo capital inicial. Para saber mais, continue a leitura.  

Empreender com pouco dinheiro: como tirar esse sonho do papel? 

Pessoa fazendo cálculo para empreender com pouco dinheiro

O segredo para um negócio de sucesso é perseverança e organização. Quanto mais você se planeja, menores serão as chances de falhar.  

Por isso, empreender com pouco dinheiro ou com maior caixa, da mesma maneira, exigirá planejamento, foco e dedicação para que a iniciativa seja bem-sucedida. 

Outras práticas que podem ajudar nessa organização inicial, especialmente quando há limitação de recursos financeiros, são: 

Começar por uma atividade que seja uma paixão 

Ao escolher um setor ou atividade que você já tenha gosto e familiaridade, será mais fácil manter os esforços sempre em alta para viabilizar o seu negócio. 

Além disso, reduzirá o tempo e os investimentos necessários para a sua preparação para começar a empreender com pouco dinheiro. 

Aprender a usar a internet ao seu favor 

Atualmente, o ambiente online é um grande facilitador para quem quer empreender com pouco dinheiro. Com ele, já não é mais necessário ter uma grande equipe de marketing divulgando o seu produto. Usando a estratégia correta, qualquer pessoa pode começar a vender usando as redes sociais, por exemplo. 

No entanto, a internet vai muito além disso para o empreendedor. Ela é uma fonte valiosa de conhecimento. Também é possível usá-la como uma aliada para:  

  • Desenvolver-se (pesquise sobre modelos de negócio, planejamento, estratégias financeiras, aspectos legais da venda, como se formalizar como MEI, etc.);  
  • Formar uma rede, ao se conectar com outras pessoas da sua área;  
  • Profissionalizar-se, por meio de registros e trâmites online, automações de rotinas do seu negócio, contratação de freelancers ou fornecedores de outras localidades, etc.  

Fazer networking 

É essencial ter pessoas ao seu lado que possam ajudar no processo de abrir um negócio e empreender com pouco dinheiro. 

As experiências de outros empreendedores, sejam ruins ou boas, podem ensinar muito. Além disso, é por meio do boca a boca que mais clientes e fornecedores conhecerão o seu trabalho. 

Criar um plano de negócios  

Um plano de negócios nada mais é do que um planejamento que vai descrever todos os detalhes do seu negócio, como quanto você pode investir, quanto tempo levará para recuperar o valor, estratégias financeiras, de crescimento e marketing, etc. 

Ou seja, ele será o seu guia para antecipar possíveis problemas e saber como lidar com eles. Assim, empreender com pouco dinheiro torna-se mais viável e menos arriscado. 

Buscar aprendizado constante 

Um empreendedor de sucesso é aquele que está sempre aprendendo. Como visto anteriormente, existem muitas fontes de conhecimento na internet e, ainda, em instituições que fornecem suporte e capacitações com custos acessíveis, como o Sebrae. 

Lembre-se de que conhecimento é um dos maiores ativos do empreendedor. Portanto, é importante reservar tempo e dedicação para aprender novas habilidades constantemente, profissionalizando seu negócio e diferenciando-o no mercado. Assim, mesmo que você vá empreender com pouco dinheiro, se a informação é sua aliada, você já conquista uma vantagem. 

Não desistir 

Começar o seu negócio do zero e decidir tornar o seu sonho realidade pode ser desafiador. Afinal, você está tomando as rédeas do seu destino. Problemas sempre surgirão, mas é importante não desistir quando as coisas ficarem difíceis. 

A perseverança é uma das características dos empreendedores de sucesso, portanto, prepare-se, planeje e esteja aberto(a) a ajustes no percurso para tornar o seu sonho de empreender com pouco dinheiro viável e exitoso. 

Ideias de negócio que exigem pouco investimento 

Mulher sentada próxima à mesa avaliando ideias para empreender com pouco dinheiro

Você sabe que quer empreender com pouco dinheiro, mas ainda não sabe como? Inicie avaliando algumas ideias que traremos a seguir e que exigem menos recursos iniciais para começar:  

  • Loja Virtual (algumas boas opções são roupas, produtos de beleza, itens personalizados, acessórios para pets, etc.);  
  • Alimentação (comércio de marmitas, bolos, doces, pipoca gourmet, por exemplo);  
  • Artesanato e costura (você pode vender online ou em feirinhas locais);  
  • Trabalhos manuais (fazer móveis, pintura, consertos, entre outros);  
  • Marketing digital (produção de conteúdo, anúncios na internet, etc.).  

Essas são apenas algumas das opções, mas há muitas possibilidades. Se você tem alguma habilidade, você pode usá-la para empreender com pouco dinheiro e iniciar o seu próprio negócio.

Quer começar a empreender, mas ainda não sabe como lidar com os investimentos? Então, confira 6 passos para iniciar um planejamento financeiro agora mesmo.


E para se capacitar, conte sempre com o Sebrae. Acesse o site e faça os nossos cursos online.


Publicado também no Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.