Capacitação empreendedora: por que é importante se capacitar

Capacitação empreendedora: por que é importante se capacitar

Mulher sorrindo para pessoas sentadas em sala de capacitação empreendedora

Mesmo sendo o sonho e a realidade de muitas pessoas, é inegável que o empreendedorismo é uma jornada com muitos desafios. Ao abrir o próprio negócio, é comum se deparar com diversos aspectos que, embora sejam comuns a todas as empresas, exigem uma capacitação empreendedora específica para serem desenvolvidos.

Isso se traduz em estatísticas, como a divulgada pela pesquisa Sobrevivência de Empresas, que averiguou que, entre as Micro e Pequenas Empresas (MPE) brasileiras, a taxa de mortalidade do negócio depois de cinco anos de abertura é de mais de 38%.

E a falta de conhecimento em áreas como gestão e em relação ao próprio ramo do negócio é um dos maiores causadores desse fechamento precoce.

Afinal, em sua rotina, o empreendedor precisa lidar com atividades e estratégias relacionadas a finanças, vendas, questões jurídicas, gestão de pessoas, marketing e tantos outros temas relevantes para a condução da empresa. E, quando não se tem experiência e capacitação empreendedora, é frequente o sentimento de dúvida e incerteza, além da tomada de decisões arriscadas para o futuro do negócio.

Por isso, esse é um dos grandes desafios dos primeiros anos de vida das micro, pequenas e médias empresas, que exige muito conhecimento e esforço do empresário para ser vencido. E a solução está na capacitação empreendedora.

Então, se você é empreendedor(a) e até hoje só pensou na capacitação dos seus funcionários, compreenda mais sobre a importância de se capacitar e como uma maior qualificação e preparo podem impactar na sobrevivência e no sucesso do seu empreendimento.

Empresário: por que buscar uma capacitação empreendedora?

Por que buscar capacitação empreendedora

A capacitação empreendedora pode ser compreendida como a construção e o aperfeiçoamento de conhecimentos relacionados à gestão e ao crescimento da empresa. Ainda, ela possibilita que o empreendedor desenvolva competências e habilidades essenciais para administrar o seu negócio.

Além disso, por meio dela o empresário se capacita para identificar quais pontos precisam ser melhorados no empreendimento, analisando, também, qual caminho deve ser seguido para solucionar problemas e otimizar resultados.

Ademais, a capacitação empreendedora é importante para que o empresário saiba como liderar e desenvolver a sua equipe.

A falta desse preparo e conhecimento especializado, certamente, é um dos principais fatores para tantas empresas fecharem suas portas com poucos anos de atividade.

Em suma, podemos destacar os principais benefícios proporcionados pela capacitação empreendedora:

  • Atualização dos conhecimentos;

  • Maior preparo para superar desafios;

  • Possibilidade de networking e troca de ideias;

  • Insights para saber como inovar e modernizar a empresa;

  • Melhora na capacidade de liderança do empresário;

  • Desenvolvimento humano e estratégico (menos operacional e técnico);

  • Base para promover a otimização e atualização dos processos do negócio;

  • Entendimento da situação atual da empresa e de como orientá-la para alcançar os objetivos traçados.

Quais são os benefícios da capacitação para a empresa?

Quando falamos em capacitação empreendedora, os benefícios para a empresa também são muitos, incluindo:

  • Aumento de resultados positivos;

  • Melhor controle financeiro;

  • Incremento da produtividade;

  • Identificação prévia de problemas e de oportunidades;

  • Busca por novas soluções;

  • Desenvolvimento de um time de profissionais mais motivados e qualificados.

Como o empresário pode buscar e melhorar a sua capacitação empreendedora?

Homem sentado em frente à mesa pesquisando sobre capacitação empreendedora

Investir em cursos de especialização e atualização de conhecimentos é a melhor forma de desenvolver as habilidades necessárias e ser um bom empreendedor, capaz de conduzir o crescimento sustentável da empresa.

Entre os temas importantes para serem explorados e dominados com o auxílio da capacitação empreendedora, estão:

  • Habilidades de liderança: é essencial investir em treinamentos de liderança para saber desenvolver equipes de sucesso, mantendo-as produtivas e motivadas a contribuírem com o sucesso da empresa.
  • Estratégia de marketing: a divulgação do seu negócio sempre será essencial , e ter uma estratégia completa de atração e retenção de clientes é crucial para o sucesso. Com a ascensão dos canais de marketing e vendas digitais, atualizações nessa área são indispensáveis para modernizar e tornar sua empresa mais competitiva.
  • Finanças: conhecimentos sobre gestão financeira são fundamentais para administrar os recursos da empresa da melhor forma e planejar com menos risco seus investimentos e projeções de caixa.
  • Atendimento: o atendimento de qualidade é primordial para o crescimento da empresa. É importante saber como conduzir situações de crise e também fidelizar clientes por meio de uma experiência de atendimento eficiente e encantadora.

Esses são apenas alguns dos conhecimentos mais importantes para incluir entre os temas relevantes para a sua capacitação empreendedora, mas existem muitos outros.

O Sebrae oferece diversos cursos de capacitação online e gratuitos, além de oficinas, palestras e seminários especializados para a realidade de diferentes negócios. Conheça, também, todas as oportunidades de capacitações ofertadas em nossa Loja Virtual.


E para se capacitar, conte sempre com o Sebrae. Acesse o site e faça os nossos cursos online.


Publicado também no Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.