Empreendedorismo digital: como criar seu negócio online

Empreendedorismo digital: como criar seu negócio online

Mulher segurando tablet e lendo sobre empreendedorismo digital

Ter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas, e o empreendedorismo digital é hoje uma maneira viável de conquistar esse desejo. Com baixo investimento necessário e amplas oportunidades, os negócios online também são excelentes soluções para aumentar o faturamento e potencializar resultados de empresas que já operam presencialmente.

Apesar de o empreendedorismo digital possibilitar tantas oportunidades, é preciso ter conhecimentos específicos para alcançar os resultados esperados. Assim como ocorre nos negócios tradicionais, preparação e capacitação são chaves para o sucesso do empreendimento.

Confira, a seguir, como criar o seu negócio online. Nos próximos tópicos, muitas das dúvidas comuns que surgem nesse processo serão respondidas, com dicas essenciais para que você ingresse com o pé direito no empreendedorismo digital.

1. Conheça a persona do seu negócio online

No ambiente online, é possível utilizar a segmentação de público para atrair exatamente aquelas pessoas com interesse no produto ou serviço oferecido pelo seu negócio.

Tudo deve ser pensado, planejado e direcionado para pessoas com características específicas, chamadas de personas. Elas representam o cliente ideal do seu negócio.

Para identificá-las, você pode fazer pesquisas com seus clientes atuais, analisar concorrentes com presença digital, procurar pesquisas de institutos especializados ou até mesmo do governo, que indiquem dados relevantes sobre o público que busca negócios como o seu, etc.

Com esse conhecimento será mais fácil e assertivo montar a sua estratégia de empreendedorismo digital, sabendo como captar e fidelizar o público desejado.

2. Defina uma estratégia de marketing digital

Estratégia de marketing para empreendedorismo digital

Como qualquer outro tipo de empresa, no empreendedorismo digital a divulgação do negócio é essencial para possibilitar sua consolidação e crescimento.

Na internet, essa divulgação é feita por meio de estratégias de marketing digital, utilizando-se de diferentes ferramentas, recursos e canais para entregar o conteúdo certo para as pessoas certas, aumentando as chances de converter os clientes potenciais em compradores fiéis.

3. Escolha uma boa plataforma de e-commerce ou outro canal de vendas

Após definida a estratégia de marketing, é preciso escolher uma boa plataforma de e-commerce para divulgar e vender seus produtos e serviços na internet.

Hoje, existem muitas opções pagas e grátis no mercado, como a AmazonGetNinjas, Shopee, entre outras. As próprias redes sociais, como o Facebook e o Instagram, contam com marketplaces gratuitos, mas as vendas também podem acontecer em um site próprio da sua marca, por exemplo.

4. Crie canais de comunicação para atendimento online 

Na internet, a comunicação com os clientes é um fator essencial e ela deve acontecer em diferentes canais.

É importante descobrir quais são os mais utilizados pela persona da sua empresa e criar estratégias de comunicação e atendimento neles.

Isso pode incluir um suporte por e-mail ou chat, um atendimento inicial automatizado por chatbot em seu site, número exclusivo para atendimento pelo WhatsApp Business, etc.

5. Organize-se para oferecer um atendimento eficiente

Tratar bem o cliente é o básico para ter um negócio bem-sucedido, e isso não é diferente na internet. Dê atenção a quem está interessado nos seus produtos ou serviços e crie ações de retenção, assim, você terá clientes fiéis à sua empresa.

Lembre-se de que o ritmo online é muito acelerado. Então, planeje sua operação para fornecer um atendimento rápido, humanizado e eficiente, que cative o seu público.

6. Automatize seus processos no empreendedorismo digital

É essencial automatizar ao máximo os processos para ganhar escalabilidade e volume de vendas.

Utilizar ferramentas de gestão de estoque, fluxo de caixa e, até mesmo, de gestão de relacionamento com clientes, é algo que ajudará sua operação a se tornar mais profissional, ágil e automatizada. 

Considere, ainda, tecnologias capazes de integrar sistemas de fornecedores, estoque próprio e até o sistema de entrega, tornando todo o processo ainda mais automatizado, rápido e seguro.

7. Otimize as formas de pagamento online

Pagamento online no empreendedorismo digital

Quem tem costume de comprar ou contratar serviços online espera agilidade e muita comodidade. E isso passa por dispor de diferentes formas de pagamento online disponíveis para escolha do cliente.

Sendo assim, avalie oferecer diversas opções alinhadas ao seu público, otimizando-as sempre que possível para proporcionar mais praticidade e, assim, ter mais poder de fidelização junto ao consumidor, sem perder vendas.

Como vimos, um dos principais benefícios do empreendedorismo digital, certamente, é alcançar novos públicos e ampliar a carteira de clientes da empresa, que podem ser conquistados principalmente por meio do marketing digital.

Se você quer criar um planejamento de marketing eficiente para o seu negócio, confira 6 estratégias de marketing digital para impulsionar as vendas online.


E para se capacitar, conte sempre com o Sebrae. Acesse o site e faça os nossos cursos online.


Publicado também no Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.