Como aumentar a presença digital da sua empresa?

Como aumentar a presença digital da sua empresa?

aparelhos eletrônicos

Para os empreendedores, a internet é um grande oceano de oportunidades de negócio. Mas para aproveitar essas oportunidades, é necessário aumentar a visibilidade da sua empresa na internet, isto é, sua presença digital. Entre as alternativas para atingir esse objetivo, a mais eficiente é o Inbound Marketing, que inclui (além de outras estratégias), o Marketing de Conteúdo.

Se você não está familiarizado com esses conceitos, não se preocupe. Nesse post, você vai aprender o que eles significam e qual é sua importância para dar à sua empresa o destaque que ela merece no mundo virtual. Ficou interessado? Então, confira!

Entendendo Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

O Inbound Marketing é uma vertente do marketing focada em atrair os clientes, isto é, fazer com que o cliente venha até sua empresa. Ele é o oposto do Outbound Marketing, que vai atrás dos clientes, levando sua empresa até eles.

Essa atração ocorre, principalmente, graças à produção de conteúdo relevante e de qualidade. É aí que entra o Marketing de Conteúdo. Além dele, o Inbound ainda conta com outros elementos importantes, como o SEO, as Mídias Sociais, o Email Marketing, a Automação de Marketing, entre outros. Todos esses elementos são essenciais para o sucesso da estratégia, para trazer visibilidade à sua empresa.

As 4 etapas do Inbound Marketing

De maneira simplificada, o Inbound é desenvolvido em quatro etapas: atração, conversão, relacionamento e venda. Cada uma delas tem suas próprias características, que você vai descobrir agora.

Atração

Na etapa de atração, sua empresa está trazendo visitantes para seus canais de marketing. Para isso, é preciso identificar quais são os assuntos mais pesquisados pelos consumidores do seu segmento e focar na produção de conteúdo relacionado. O conteúdo deve ser autoral e, claro, trazer informações novas e úteis. Aplicar técnicas de SEO também é importante, porque vai ajudar seu conteúdo a aparecer bem posicionado nas buscas na internet.

Conversão

Na etapa de conversão, visitantes se transformam em leads. E o que são leads? Em poucas palavras, podemos defini-los como um potencial cliente que já deixou algum contato, como e-mail ou telefone.

Muito bem, então essa conversão, ou transformação, acontece porque os visitantes dão à sua empresa alguma informação relevante — geralmente, uma informação de contato — que permitirá, na etapa seguinte, desenvolver um relacionamento. Mas eles não dão essa informação de graça: existe uma troca. Um bom exemplo é quando o visitante deixa seu e-mail em troca do download de um material gratuito, como um e-book.

Relacionamento

Na etapa de relacionamento, o lead (potencial cliente que deixou seu contato) deu uma espécie de permissão para que sua empresa se comunique diretamente com ele. Essa comunicação, via de regra, é por e-mail.

Então, é o momento ideal para ajudá-lo a saber mais sobre o seu produto. Porém, isso não é feito de maneira direta; em geral, primeiro você ajuda o lead a identificar um problema e, depois, apresenta seu produto como uma solução para este problema. Pode-se dizer que, dessa maneira, o indivíduo terá condições de decidir com maior autonomia — e certeza — se quer ou não comprar.

Esse é mais um exemplo do porquê o Inbound é considerado uma forma revolucionária de marketing: ele não tenta forçar a venda quando o produto não é a escolha certa para o cliente.

Venda

A etapa final, a venda, é o momento em que o lead chega à conclusão de que seu produto é o que ele precisa. Porém, embora a decisão de compra seja do cliente, isso não significa que sua empresa não deva fazer nada: é preciso impulsionar o cliente a entrar em contato, seja com sua equipe, seja com um sistema tecnológico, para fechar o negócio. No caso de empresas de e-commerce, o processo é 100% virtual até o fim; na maioria dos outros casos, é nesse momento que a equipe comercial entra em ação.

Uma outra etapa: a análise

Muitos especialistas em Inbound Marketing sugerem uma quinta etapa, de análise, voltada a coletar informações e observar métricas. Seu objetivo é determinar os resultados obtidos com o processo e, claro, identificar maneiras de aprimorá-lo. No entanto, é ainda melhor considerar que a análise não é uma etapa a parte, mas uma atividade que permeia todo o processo. Em outras palavras, você deve monitorar os resultados de maneira contínua.

smartphone aplicativos

Canais ideais

Entre os canais de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo mais comuns, temos os blogs, o e-mail e as redes ou mídias sociais. Algumas empresas utilizam apenas um deles, enquanto outras experimentam várias combinações. Também é necessário considerar que cada plataforma de marketing digital é mais propícia para um determinado tipo de conteúdo: texto, imagem, áudio, vídeo.

Entender seu público vai ajudá-lo a fazer a escolha ideal. Por exemplo, embora os blogs sejam normalmente considerados o canal central em uma estratégia de Inbound, segmentos mais jovens preferem vídeos do que texto. Se você trabalhar com produtos para adolescentes de 12 a 17 anos, por exemplo, o Youtube pode trazer resultados melhores.

Outros elementos essenciais

Nós falamos sobre vários aspectos do Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo que podem ajudar a aumentar a presença digital da sua empresa. Agora, vamos abordar alguns outros elementos essenciais, de caráter mais técnico, que você precisa conhecer para colocar uma estratégia de Inbound em ação.

Um desses elementos é o CTA – Call to Action, ou seja, um chamado para a ação. Esse chamado é um convite para que o visitante, lead ou cliente faça alguma coisa. Os CTAs são indispensáveis para manter cada indivíduo avançando no processo até a decisão de compra. Por exemplo, é preciso um CTA para que o visitante deixe uma informação de contato, para que ele abra a próxima mensagem da sua sequência de e-mail marketing, ou para que ele ligue para sua empresa e fale com a equipe comercial.

laptop aberto no Google

Outro elemento essencial, que não poderia ficar de fora, é o Link Patrocinado. Trata-se da compra de anúncios que são exibidos em buscas e em páginas da internet; o principal exemplo é o Google Adwords, que pode colocar o link da sua empresa no topo da primeira página do Google.

Porém, atenção: o link patrocinado não é um recurso do Inbound Marketing. Ele é uma das ferramentas de Outbound, porque não atrai organicamente, mas leva sua empresa até o cliente. Mesmo assim, ele merece aparecer nesse artigo, porque é um recurso válido para gerar tráfego aos seus canais de Inbound, principalmente quando sua empresa ainda não tem uma presença digital forte.

E então, está pronto para colocar esses conceitos em prática e aumentar a presença digital da sua empresa? Lembre-se de que você pode dedicar algum tempo a experimentar e aprender na prática, especialmente porque o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são estratégias de custo relativamente baixo e muito acessíveis.

Quer mais dicas para alavancar seu negócio com a ajuda da internet? Então, confira nossas dicas para vender mais com as redes sociais!


Publicado também no Medium.

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