Marketing Digital — use as plataformas corretas e tenha bons resultados

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O marketing digital ou virtual, já é uma realidade no cotidiano das empresas em todo o mundo e deve ser também uma preocupação dos empreendedores de pequenos negócios. Cada vez mais utilizadas, as redes sociais são grandes aliadas na divulgação de produtos e serviços, além de realizar uma aproximação entre clientes e marcas.

As plataformas mais usadas pelas empresas de sucesso e pelos consumidores são o Facebook, Twitter, Instagram e o WhatsApp. Conheça um pouco mais sobre essas ferramentas e como utilizá-las a seu favor:

Facebook

Umas das principais plataformas, se não a principal, quando se trata de marketing digital, é o Facebook. Essa ferramenta proporciona uma interação quase completa entre empresa e consumidor, com imagens, textos, vídeos, além do contato direto via bate-papo. Outro ponto de crucial importância dessa rede social é a possibilidade de patrocinar seus post’s, fazendo com que eles alcancem um público com perfil segmentado estrategicamente por você, aumentando o alcance do seu público alvo.

Algumas dicas para obter sucesso no Facebook são dar preferência a textos curtos, que resumam o que está à venda e uma foto ilustrando esse produto. A criação de uma página (Fanpage) para o seu empreendimento também é fundamental para divulgar e vender seus produtos e serviços.

Twitter

O Twitter é uma das plataformas apresentadas aqui que mais limita a interação entre empresa e consumidor. Isso porque o tamanho do texto a ser usado nas publicações é limitado a 140 caracteres. Então, se você quer anunciar pelo Twitter, saiba sintetizar suas ideias e mantenha uma linha de publicação diária com uma periodicidade de postagens. As hashtags possuem grande importância no Twitter. Crie três ou quatro que possam representar bem sua marca e passe a utilizá-las. Essa plataforma pode ser um bom meio de aproximar seu cliente da sua empresa, pois proporciona uma linguagem mais pessoal e próxima da sua clientela. Personificar sua página também ajuda a atrair clientes.

Instagram

O Instagram é uma plataforma que vem sendo muito usada principalmente pelo comércio, pois funciona à base de publicações de fotos e vídeos curtos, tornando-se uma boa alternativa de divulgação e vendas. O Instagram já permite inserir mais de uma foto na mesma publicação, aumentando as vantagens para quem pretende divulgar um produto. Inúmeras empresas já utilizam a rede social dessa forma, postando a foto do produto e aguardando interações e contato através da “Direct” — o bate papo do Instagram — para assim negociar e efetuar a venda. Publicar fotos de alta qualidade e com certa periodicidade são dicas para efetuar um bom marketing digital nessa plataforma.

WhatsApp

O WhatsApp como marketing digital é a plataforma onde você tem o contato direto com seu cliente. Ele permite o envio de mensagens escritas, áudios e vídeos, que se enviados de forma estratégica, podem influenciar o consumo de seus produtos ou serviços. Você pode utilizar a ferramenta para divulgar seus produtos e serviços, avisar sobre promoções, responder às perguntas dos clientes e atender delivery.

Você deve tomar cuidado, porém, para não bombardear seu cliente de mensagens e causar um feedback negativo. Por isso, importante fazer um “Double opt-in”, ou seja, pergunte ao cliente se ele permite esse tipo de comunicação e se você pode adicioná-lo à sua lista de contatos. Quando você manda mensagens para clientes sem autorização, o efeito dessa mensagem pode ser contrário, ou seja, ele pode se irritar por receber mensagens sem autorização.

Não há dúvidas de que o uso das redes sociais é muito importante para as empresas, independentemente de ser uma grande, média, pequena ou microempresa. Cada vez mais a população utiliza a internet e busca esse meio como principal fonte de busca por produtos e serviços. Mas não adianta querer abraçar o mundo se você não consegue.

Planeje as redes sociais nas quais você poderá se dedicar e ter uma boa atuação. É melhor estar atuante em poucas plataformas do que ter presença digital em todas, mas não interagir, responder ou deixar desatualizado.


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