O e-commerce tem sido uma alternativa muito utilizada pelos clientes que pretendem economizar. Além de oferecer preços mais baixos e comodidade, este canal de vendas funciona 24h por dia e chega às residências de quase todo o Brasil e, até mesmo, do mundo. Por isso, o mercado online abre uma janela de oportunidades para os empresários. Mas o caminho a ser percorrido até o sucesso não é tão simples.
Este canal funciona como uma metrópole, onde encontramos grandes magazines, lojas de médio e pequeno porte, em meio a uma constante disputa, em busca da atenção dos consumidores. Se destacar no mercado online não é uma tarefa fácil e exige planejamento, comprometimento e ação.
Para auxiliar os empresários, o Sebrae realizou uma análise de fatores-chave de sucesso no e-commerce. Esses fatores correspondem aos itens mais sensíveis ao sucesso ou fracassos de um varejo online.
Entre tantos temas de gestão e mercado que existem, foi constatada a importância de observar alguns considerados mais críticos. São eles: Segmentação, Promoção, Marketing de Relacionamento, Mobilidade, Tempo de Carregamento; Otimização de buscas; Preço; Prazo; Métricas e Comunicação Visual.
No e-commerce, como em outras áreas dos negócios online, ter um conhecimento profundo do público-alvo que se deseja atingir é essencial para diversos aspectos da operação. Bem como a definição do mix de produtos oferecidos, e também a estratégia de marketing online a ser adotada.
É fundamental ter um bom planejamento para conseguir promover o seu negócio em meio à concorrência tão grande. E vale lembrar que a concorrência do e-commerce abrange o mundo inteiro!
Atrair, manter e aumentar o relacionamento com os clientes é um diferencial que pode melhorar o posicionamento corporativo das empresas frente aos diversos nichos e segmentos.
Cada vez mais as pessoas acessam a internet via smartphones e tablets, sendo fundamental garantir a mobilidade do e-commerce. Por isso, novos formatos de venda baseados na localização e na facilidade da informação propiciam agilidade na tomada de decisão e na concretização dos negócios.
Mundo virtual é sinônimo de velocidade. Afinal, quem acessa a internet quer agilidade na navegação e na busca por informação. A lentidão pode gerar frustração no cliente virtual que busca justamente praticidade nas compras online.
Pensar em uma loja virtual de sucesso sem um bom posicionamento nas páginas de respostas dos grandes buscadores é algo difícil. Afinal, sites de buscas são muitas vezes o primeiro porto de escala para qualquer consumidor online.
Uma das grandes dificuldades em um e-commerce é saber se posicionar em relação ao preço. As variáveis frete, custos operacionais e de produto ganham novos personagens, como custo da plataforma e-commerce, marketing digital e disponibilidade do produto e demanda.
A logística representa um grande desafio para todo e-commerce, independente do seu tamanho. O relacionamento com seu cliente vai enfraquecer caso você deixe de entregar o pedido, não entregue no prazo ou faça o envio errado do produto ou demore para atender na logística reversa.
As métricas de desempenho são dados que ajudam a medir e determinar o sucesso de um e-commerce, como a taxa de conversão, 0 número de visitas e o tempo médio de acesso, por exemplo.
Ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, a comunicação visual de uma loja virtual vai além de aparência e da estética. A estruturação do layout, as ferramentas de navegação, usabilidade e as formas de apresentação dos produtos da loja definirão toda a experiência visual do usuário, que deve ser favorável a venda dos produtos, além de ter um peso considerável na demonstração de credibilidade da marca para o cliente.
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