Você já reparou na importância de um bom design para eCommerce? Trata-se de um fator que pesa na decisão de compra dos visitantes que passam por uma loja virtual – mesmo que de forma inconsciente. Afinal, toda a experiência proporcionada por uma empresa impacta na decisão final de um cliente.
Um eCommerce não terá sucesso se o empreendedor não souber como atrair e conquistar seus clientes. Se existe um investimento no negócio, o objetivo é lucrar e ver seu investimento tomando forma, certo? Dentre os diversos fatores que tornam uma loja online mais competitiva no mercado, o layout da sua plataforma é um deles. A sua aparência já é um fator que a diferencia de seus concorrentes, e tão importante quanto sua estética é seu serviço estar alinhado com sua comunicação visual.
Portanto, o design para eCommerce pode ajudar a tornar o seu produto ou serviço mais atrativo, e aumentar as possibilidades de venda. Entenda mais sobre o assunto neste artigo.
O design para eCommerce precisa ser bem pensado, atraente e dinâmico. Um layout inteligente cria boas condições para o sucesso do comércio no ambiente online e explora elementos visuais que, além da concepção estética da loja virtual, também orientam os clientes para que iniciem seus processos de compra e tornem completa a experiência do usuário.
Veja os principais fatores que ressaltam a importância do design para eCommerce:
Crie uma boa primeira impressão. Quando seu público visita seu site, ele cria uma primeira impressão sobre seu negócio. Em poucos segundos ele já possui uma ideia sobre a sua marca – que pode ser positiva ou negativa. E, certamente, nestes primeiros segundos, você quer causar um impacto positivo no seu público.
Construa confiança. As pessoas não confiam em sites mal projetados. Se elas virem um design inadequado ou se as informações parecerem desatualizadas, elas não confiarão no seu site.
Demonstre que se importa com o público. Se você não se esforçar no design do seu site, seu público-alvo pode entender que você não se esforçará para ajudá-lo também. Além disso, demonstrar capricho na construção da sua página transmite uma sensação de cuidado com o cliente – que passa a ter uma percepção melhor logo no primeiro contato.
Crie consistência. Construir uma marca com boa reputação no mercado é muito importante. Portanto, você deseja que seu público se familiarize com sua marca, para que ele o escolha quando estiver pronto para uma compra. E o design para eCommerce é uma ótima forma de criar uma identidade visual coerente.
Guie os visitantes. O design para eCommerce deve ser elaborado pensando na experiência dos visitantes quando acessam a loja virtual. Isso significa que você pode posicionar os elementos do site com o objetivo de guiar os usuários ao momento da compra – tornando a navegação mais intuitiva.
Diferencie-se dos concorrentes. Em um mercado tão concorrido, é preciso conseguir se diferenciar dos concorrentes. E um site com design incrível pode ser um dos fatores para atrair a atenção dos consumidores.
Você está disposto a investir no design para eCommerce? Então confira algumas dicas que vão ajudá-lo nesse processo:
Use imagens de qualidade. As imagens exibidas devem ter qualidade suficiente para mostrar os detalhes do produto com facilidade. Isso garante que o consumidor saiba o que está comprando e tenha uma percepção positiva da empresa.
Mostre os preços. Ao visitar uma loja virtual, o consumidor deseja consultar o preço dos produtos com facilidade. Portanto, garanta que o seu design coloque essa informação em destaque.
Escolha corretamente as cores. As cores utilizadas na página devem estar alinhadas com a marca da empresa, construindo uma identidade visual coerente.
Posicione botões estrategicamente. Os botões que levam a uma ação, também chamados de call-to-action (CTAs) – como o botão de compra ou de carrinho – são fundamentais para que os usuários naveguem e comprem no seu eCommerce.
Preze pela simplicidade. Não espalhe muitos elementos e informações em uma mesma página. Procure manter a simplicidade para que os usuários não fiquem perdidos e consigam encontrar o que estão buscando.
Coloque-se no lugar do visitante. Procure colocar-se no lugar do visitante para compreender como você pode tornar a experiência de navegação ainda mais agradável e intuitiva.
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