Design para eCommerce: como uma loja online atrativa vende mais?

Design para eCommerce: como uma loja online atrativa vende mais?

homem usando notebook no escritorio

Você já reparou na importância de um bom design para eCommerce? Trata-se de um fator que pesa na decisão de compra dos visitantes que passam por uma loja virtual – mesmo que de forma inconsciente. Afinal, toda a experiência proporcionada por uma empresa impacta na decisão final de um cliente.

Um eCommerce não terá sucesso se o empreendedor não souber como atrair e conquistar seus clientes. Se existe um investimento no negócio, o objetivo é lucrar e ver seu investimento tomando forma, certo? Dentre os diversos fatores que tornam uma loja online mais competitiva no mercado, o layout da sua plataforma é um deles. A sua aparência já é um fator que a diferencia de seus concorrentes, e tão importante quanto sua estética é seu serviço estar alinhado com sua comunicação visual.

Portanto, o design para eCommerce pode ajudar a tornar o seu produto ou serviço mais atrativo, e aumentar as possibilidades de venda. Entenda mais sobre o assunto neste artigo.

Importância do design para eCommerce

tablet em cima de revista

O design para eCommerce precisa ser bem pensado, atraente e dinâmico. Um layout inteligente cria boas condições para o sucesso do comércio no ambiente online e explora elementos visuais que, além da concepção estética da loja virtual, também orientam os clientes para que iniciem seus processos de compra e tornem completa a experiência do usuário.

Veja os principais fatores que ressaltam a importância do design para eCommerce:

  • Crie uma boa primeira impressão. Quando seu público visita seu site, ele cria uma primeira impressão sobre seu negócio. Em poucos segundos ele já possui uma ideia sobre a sua marca – que pode ser positiva ou negativa. E, certamente, nestes primeiros segundos, você quer causar um impacto positivo no seu público.

  • Construa confiança. As pessoas não confiam em sites mal projetados. Se elas virem um design inadequado ou se as informações parecerem desatualizadas, elas não confiarão no seu site.

  • Demonstre que se importa com o público. Se você não se esforçar no design do seu site, seu público-alvo pode entender que você não se esforçará para ajudá-lo também. Além disso, demonstrar capricho na construção da sua página transmite uma sensação de cuidado com o cliente – que passa a ter uma percepção melhor logo no primeiro contato.

  • Crie consistência. Construir uma marca com boa reputação no mercado é muito importante. Portanto, você deseja que seu público se familiarize com sua marca, para que ele o escolha quando estiver pronto para uma compra. E o design para eCommerce é uma ótima forma de criar uma identidade visual coerente.

  • Guie os visitantes. O design para eCommerce deve ser elaborado pensando na experiência dos visitantes quando acessam a loja virtual. Isso significa que você pode posicionar os elementos do site com o objetivo de guiar os usuários ao momento da compra – tornando a navegação mais intuitiva.

  • Diferencie-se dos concorrentes. Em um mercado tão concorrido, é preciso conseguir se diferenciar dos concorrentes. E um site com design incrível pode ser um dos fatores para atrair a atenção dos consumidores.

6 Dicas para melhorar o design da sua loja virtual

homem e mulher usando notebook

Você está disposto a investir no design para eCommerce? Então confira algumas dicas que vão ajudá-lo nesse processo:

  1. Use imagens de qualidade. As imagens exibidas devem ter qualidade suficiente para mostrar os detalhes do produto com facilidade. Isso garante que o consumidor saiba o que está comprando e tenha uma percepção positiva da empresa.

  2. Mostre os preços. Ao visitar uma loja virtual, o consumidor deseja consultar o preço dos produtos com facilidade. Portanto, garanta que o seu design coloque essa informação em destaque.

  3. Escolha corretamente as cores. As cores utilizadas na página devem estar alinhadas com a marca da empresa, construindo uma identidade visual coerente.

  4. Posicione botões estrategicamente. Os botões que levam a uma ação, também chamados de call-to-action (CTAs) – como o botão de compra ou de carrinho – são fundamentais para que os usuários naveguem e comprem no seu eCommerce.

  5. Preze pela simplicidade. Não espalhe muitos elementos e informações em uma mesma página. Procure manter a simplicidade para que os usuários não fiquem perdidos e consigam encontrar o que estão buscando.

  6. Coloque-se no lugar do visitante. Procure colocar-se no lugar do visitante para compreender como você pode tornar a experiência de navegação ainda mais agradável e intuitiva.

 

Gostou das dicas de design para eCommerce? Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então inscreva-se na newsletter do Sebrae ES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.