Otimizar a experiência do cliente é um dos fatores fundamentais para qualquer empresa que busca ter sucesso no mercado. Mesmo que você possua um produto de qualidade, boas ações de marketing e um número crescente de vendas, é na experiência entregue ao consumidor que deve estar o foco. Afinal, são esses clientes que ficam responsáveis pelo crescimento da sua empresa em longo prazo.
Imagine que você veja alguns anúncios de uma loja no Facebook e resolva visitar o site da empresa. Após analisar uns produtos, você opta pela compra. Porém, a entrega do seu pedido atrasa, os produtos chegam com pequenos defeitos e a empresa não oferece um pós-venda de qualidade. Mesmo tendo se tornado um cliente, é pouco provável que você volte para realizar uma nova compra, não é?
Esse é um bom exemplo que ajuda a entender a importância da experiência do cliente. Além de não se tornar um cliente fiel, ainda é possível que você não recomende e, pior, fale mal dessa marca para seus amigos. E é assim que uma marca começa a ganhar uma reputação negativa no mercado.
Mas como promover uma boa experiência do cliente? Logo a seguir veremos as principais informações que você precisa saber sobre o assunto.
“Os clientes não estão mais comprando produtos e serviços – eles estão comprando experiências entregues através dos produtos e serviços”. – Gregory Yankelovich
Quando um cliente toma uma decisão de compra, ele não analisa somente o produto ou serviço em si. Todo o contexto dessa operação é levado em consideração – mesmo que de forma inconsciente. No fim das contas, tudo que o consumidor deseja é uma experiência satisfatória.
Experiência do cliente (ou Customer Experience) refere-se à jornada mais ampla do cliente em toda a organização e inclui todas as interações entre o cliente e os negócios. Ou seja, isso engloba todas as maneiras como sua empresa interage com um cliente – incluindo a qualidade do produto, atendimento, ambiente da loja, ações de marketing, valores da marca, entre vários outros fatores.
Essa experiência do cliente inclui três componentes principais:
Existem dois termos que geram bastante confusão quando falamos sobre experiência do cliente: customer experience e customer success.
Para entendê-los melhor, vamos usar um exemplo prático. Imagine que você está planejando voltar para casa nas férias. Como você se sente sobre a jornada iminente? Qual é o seu humor ao pensar no processo de encontrar um voo, reservar uma passagem, chegar ao aeroporto, despachar sua bagagem, passar pela segurança e embarcar no avião?
Agora, como você se sente ao chegar ao seu destino? Como está o seu humor ao voltar para a casa da sua infância, reunir-se com amigos e familiares e desfrutar de uma refeição caseira? A maneira como você se sente ao viajar ou quando chega ao seu destino é uma grande metáfora para a distinção entre customer experience e customer success.
A experiência do cliente (ou customer experience) refere-se aos sentimentos, emoções e percepções que os clientes têm ao usar seu produto. Nesse caso, quando o voo para casa é fácil e agradável ou problemático e desconfortável. Já o sucesso do cliente (ou customer success) é garantir que ele obtenha valor do seu produto. Em outras palavras, o avião pousa no horário e você chega pronto para aproveitar suas férias.
Ou seja, esses são termos complementares. Enquanto a experiência do cliente foca na jornada, o sucesso do cliente está focado no resultado da experiência entregue.
Imagine que você gerencie uma padaria. Para se diferenciar de outras empresas que atuam nesse mesmo segmento, é fundamental que você entregue uma experiência diferenciada – como pães sempre quentinhos, um atendimento impecável ou um ambiente que transmite conforto para o cliente. E o mesmo vale para as empresas de todos os outros segmentos. Sempre é possível melhorar a experiência entregue ao consumidor.
Mas como colocar isso em prática? Aqui estão algumas dicas para otimizar a experiência do cliente no seu negócio:
Você gostou das dicas para promover uma boa experiência do cliente? Quer continuar acompanhando conteúdos como este? Então faça sua inscrição na newsletter do Sebrae ES.
JOÃO EVANGELISTA TAVARES PIMENTEL | Abr 27,2022
MUITO BOM. DISPERTA AS PESSOAS PARA MELHOR COMPORTAMENTO.
Sebrae ES | Abr 29,2022
Que bom que gostou, João! 🙂
Paulo Robson de oliveira | Nov 26,2022
temos que deixar o cliente sempre satisfeito.
Sebrae ES | Dez 1,2022
Verdade, Paulo! 🙂
Assine nossa newsletter!
Categorias
Artigos recentes