7 Dicas para um eCommerce de sucesso

7 Dicas para um eCommerce de sucesso

pessoa usando smartphone e segurando cartão de crédito

Você está em busca de dicas para um eCommerce de sucesso? Esse é um mercado que tem crescido bastante nos últimos anos, oferecendo toda a facilidade que o consumidor precisa para comprar o que quiser sem precisar sair de casa. Porém, mesmo sendo um negócio em expansão no país, existe uma série de detalhes que são indispensáveis para alcançar o sucesso com as vendas online.

Assim como você possui uma loja virtual, existem inúmeros outros empreendedores que buscam vender para o mesmo público. Ou seja, você precisa se diferenciar neste mercado para conseguir atrair um número maior de consumidores para o seu eCommerce.

E o que não faltam são fatores que interferem no seu sucesso: a qualidade do layout da sua página, a comunicação visual, informações relevantes com posições de destaque, produtos com uma descrição bem feita e categoricamente organizados, pesquisas de avaliação sobre a popularidade do site, conteúdos exclusivos, participação ativa nas mídias sociais, frete acessível, promoções, entre outros. Todos esses são fatores que aumentam as chances do seu negócio prosperar e alcançar melhores resultados.

Para ajudá-lo a alcançar o sucesso no mercado digital, veremos 7 dicas para um eCommerce de sucesso. Confira:

cartao de credito para compra online

1. Mantenha o foco sempre no consumidor

A primeira das dicas para um eCommerce de sucesso vai guiar todas as demais: mantenha o foco sempre no consumidor.

Um dos maiores desafios do comércio eletrônico é a incapacidade de tocar, sentir, cheirar ou ver os produtos. Isso significa que você precisa fornecer todas as ferramentas necessárias para que os clientes se sintam confortáveis ao tomar sua decisão de compra.

Para isso, é necessário conhecer as necessidades, motivações do comprador e a maneira como ele interage com a tecnologia. É muito importante conhecer ao máximo o perfil do seu cliente e trabalhar arduamente para entregar a melhor experiência possível sempre que alguém entra no seu site.

2. Invista em técnicas de SEO

A otimização para mecanismo de busca (SEO) é uma ferramenta essencial para se destacar da multidão. Depois de conhecer as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio, construa seu site explorando as principais técnicas de SEO no site. Isso significa que suas páginas serão otimizadas para os mecanismos de pesquisa – aumentando as chances de aparecer logo nos primeiros resultados das buscas.

3. Não se esqueça das mídias sociais!

As decisões de compra de novos clientes envolvem interações sociais mais do que nunca. É preciso reconhecer que grande parte dos seus potenciais clientes estão ativos diariamente nas principais mídias sociais – como Instagram, Facebook e Twitter.

4. Facilite o pagamento

mulher usando smartphone e laptop

Outra das dicas para um eCommerce de sucesso é tornar a compra mais fácil para o cliente. Quando o visitante estiver na página de checkout, é fundamental garantir que não haja barreiras para concluir a compra. Reduzir as taxas de “carrinho abandonado” é uma das maiores dificuldades para os varejistas online – e problemas no pagamento é um dos fatores que contribui para isso.

A melhor maneira de garantir que seu processo de checkout seja eficaz é simplificá-lo o máximo possível. As empresas podem fazê-lo através de várias abordagens:

  • Eliminando a necessidade de criação de conta;

  • Reduzindo o número de telas pelas quais o cliente precisa passar;

  • Exigindo apenas as informações necessárias nos campos do formulário e usar o preenchimento automático sempre que possível;

  • Salvando informações de cobrança, envio e pagamento;

  • Fornecendo diferentes opções de pagamento.

5. Explore o mobile

É cada vez maior o número de pessoas que fazem compras usando dispositivos móveis. Um consumidor pode tomar sua decisão de compra enquanto está no meio de uma viagem, em um passeio com a família ou assistindo televisão no sofá. E você precisa garantir que ele tenha uma boa experiência na sua loja qualquer que seja o dispositivo usado para acessá-la.

Portanto, se você estiver criando um site de comércio eletrônico, o foco em um design totalmente responsivo – da home page à página de agradecimento – é crucial para o sucesso dos negócios. Hoje, um site de comércio eletrônico lucrativo precisa ser adaptável a qualquer dispositivo que esteja acessando, a fim de fornecer uma experiência amigável que retenha e converta os clientes.

6. Faça testes frequentemente

Outra das dicas para um eCommerce de sucesso é testar. Antes, durante e após o lançamento de sua loja online, você precisa investir tempo testando e analisando a eficácia de sua ferramenta. Novamente, você precisa colocar os clientes em primeiro lugar e pensar no que está funcionando e no que poderia melhorar sua experiência.

7. Acompanhe oportunidades de ofertas e promoções

Para manter o interesse do público, é importante criar novas estratégias com ofertas e promoções constantemente. Uma boa dica para colocar isso em prática é acompanhar as datas comemorativas – aproveitando Dia das Mães, Páscoa, Natal, Black Friday, entre outros eventos importantes ao longo do ano. Nessas ocasiões, você pode explorar descontos, frete grátis, kits de produtos, entre outras táticas.

 

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