Produtividade no trabalho: como melhorar o desempenho de sua equipe

Produtividade no trabalho: como melhorar o desempenho de sua equipe

Pessoa preocupada com a produtividade no trabalho

A produtividade no trabalho indica se as empresas estão utilizando da maneira mais eficiente seus recursos para atingir metas. Assim, ela se trata não somente do desempenho das equipes, como também da gestão de seus líderes.

No dia a dia, a produtividade também está relacionada a obter o máximo de tarefas concluídas com qualidade em menos tempo e com menos desperdícios. Além disso, quando uma empresa percebe que falta produtividade no trabalho, isso serve de alerta de que algo precisa mudar da gestão até os colaboradores. 

Conduzir e melhorar a produtividade no trabalho é um desafio. Porém, é uma das tarefas mais importantes para a liderança e para o sucesso dos negócios. A boa notícia é que, seguindo alguns direcionamentos simples, já é possível perceber boas melhorias no desempenho da equipe e em sua produtividade. 

Quer saber mais? Então, continue a leitura e veja nossas dicas!

5 dicas para melhorar a produtividade no trabalho

1. Utilize a tecnologia para ajudar a melhorar a produtividade no trabalho

Hoje há diversas ferramentas disponíveis para ajudar a proporcionar mais eficiência, agilidade e produtividade no trabalho.

Pense em todas as tarefas manuais e repetitivas que seus funcionários executam e que não geram valor para o negócio. E se, ao invés disso, essas rotinas fossem automatizadas e realizados muito mais rapidamente e sem erros, e seu colaborador trabalhasse com foco em captar mais clientes ou em elevar a satisfação da base atual? As possibilidades de sua empresa se diferenciar e ser mais bem-sucedida aumentariam, não é?

Mesmo para os empreendedores que não têm uma verba muito grande para este tipo de investimento, há soluções gratuitas ou de valor mais acessível disponíveis. O Sebrae, por exemplo, oferece serviços digitais que podem ajudar a elevar a produtividade no trabalho e a inovar na empresa com um custo que cabe no orçamento.

2. Conheça o perfil dos profissionais e busque formas de motivá-los

Descobrir os pontos fortes e interesses dos colaboradores ajudará você a atribuir a eles as tarefas certas. E mantê-los longe do fluxo de trabalho inadequado ajudará seu negócio a vencer a baixa produtividade e a evitar o esgotamento profissional.

Portanto, conheça seus funcionários e delegue a eles tarefas nas quais eles possam aproveitar todo o seu potencial. Dessa forma, você aumentará a produtividade dos membros da equipe e os manterá motivados. 

Isso, aliás, pode ser um combustível valioso para a sua produtividade. Uma pesquisa indicou que times motivados podem produzir mais e melhor no trabalho. Afinal, a motivação é o que eleva a vontade de o profissional atingir objetivos e entregar melhores resultados.

3. Dê autonomia aos membros da equipe

Por vezes, a produtividade no trabalho é prejudicada por processos morosos e muito tempo de espera da equipe para que o líder dê retorno sobre alguma questão. Essa dependência e centralização de poder excessiva atrapalha a performance do profissional e da empresa.

Ao invés disso, forneça mais autonomia e delegue tarefas e decisões para seus colaboradores. Isso também fará com que eles se sintam mais valorizados e elevará sua responsabilização com as tarefas e resultados.

4. Forneça feedback constante

Líder oferecendo feedback para aumentar a produtividade no trabalho

Será muito mais difícil aumentar a produtividade no trabalho e a eficiência dos funcionários se eles não souberem o que é esperado deles e o que eles precisam fazer diferente para obter os resultados desejados.

É por isso que as avaliações de desempenho e o feedback construtivo são essenciais para elevar a produtividade da equipe. Esses são momentos para promover um alinhamento entre as partes.

Também é importante perguntar ao colaborador o que você poderia fazer para o ajudar a melhorar e ser mais produtivo. Pode ser que eles precisem de um pouco mais de orientação em certas tarefas ou prefiram ter maior autonomia para agilizar os processos. Isso incentivará uma cultura do diálogo aberto, que tornará o ambiente de trabalho mais saudável e motivador para todos.

5. Invista em qualificação da equipe

Até mesmo os funcionários mais engajados, por vezes, não conseguem melhorar seu desempenho por falta de conhecimento. Isso não significa que eles não sejam bons profissionais e sim porque novas e mais sofisticadas tecnologias, metodologias e soluções surgem rapidamente, e é preciso buscar qualificação constantemente para se atualizar em relação a tudo isso.

Assim, ofereça oportunidades para que seus colaboradores desenvolvam novas habilidades e se aperfeiçoem. Todos sairão ganhando!

Como medir o desempenho do colaborador?

Medir para melhorar o desempenho da equipe

Se você não consegue medir, você não pode melhorar, certo? Portanto, é importante ficar de olho nas métricas relevantes para a produtividade e performance da empresa e de sua equipe para melhorar constantemente.

Para isso, é recomendado monitorar os KPIs (indicadores-chave de desempenho) que sejam mais impactantes para o sucesso de seu time. Isso pode incluir:

  • Tempo de execução de tarefas;
  • Metas alcançadas;
  • Quantidade de processos finalizados X quantidade prevista;
  • Número de projetos/entregas em atraso;
  • Variações na satisfação do cliente;
  • E outros.

Que tal compreender um pouco mais sobre isso? No artigo “Avaliação de desempenho: como medir os esforços da minha equipe”, contamos mais e trazemos dicas para ajudar na avaliação do desempenho de seu time!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.