Liderança: como treinar e desenvolver pessoas

Liderança: como treinar e desenvolver pessoas

Liderança: como treinar e desenvolver pessoas

Um tema pertinente a qualquer organização é como desenvolver pessoas. Essa é, inclusive, uma missão de toda liderança. A questão, então, passa a ser como lidar com essa demanda.

Sabemos que não se trata de uma tarefa fácil, já que no dia a dia da empresa os gestores costumam estar envolvidos com diversas atividades pertinentes à operação do negócio. Nesse cenário, objetivos de longo prazo, como ações de treinamento e de qualificação do quadro de pessoal, acabam ficando para depois.

Para quem deseja mudar essa realidade em seu negócio, preparamos este artigo com lições práticas sobre como desenvolver pessoas. Confira!

Entenda a importância de desenvolver pessoas

Por mais bem estruturado que o processo de recrutamento em sua empresa seja, sabemos das dificuldades de contratar com eficiência. Para além das próprias limitações dos métodos empregados nos processos de seleção, existem as restrições orçamentárias enfrentadas pelas micro e pequenas empresas, que não conseguem oferecer os salários e benefícios mais competitivos do mercado.

Em casos como esse, a aposta em desenvolver pessoas passa a ser a mais adequada. Afinal, com a qualificação do perfil dos contratados, eventuais problemas relacionados ao recrutamento são contornados.

Obviamente, essa não é a única razão para desenvolver pessoas, pois existem inúmeras outras vantagens, tais como:

  • Aumento da motivação e do engajamento;
  • Otimização da produtividade e redução de erros;
  • Crescimento do potencial de inovação do negócio;
  • Fortalecimento da marca.

Como desenvolver pessoas?

Agora que você já sabe qual a importância de desenvolver pessoas, vejamos algumas estratégias para chegar a esse objetivo.

Ofereça feedbacks construtivos

Os gestores de uma empresa devem ter claro para si que a otimização do trabalho de um colaborador depende decisivamente de feedbacks construtivos. Geralmente, isso só acontece em momentos críticos, quando o desempenho do liderado compromete o bom andamento de um processo.

Nem de longe esse é o melhor cenário, já que com uma rotina de conversas regulares para a discussão de boas práticas, eventuais problemas vão sendo tratados com a regularidade necessária.

O momento de feedbacks também é oportuno para colher percepções dos colaboradores a seu próprio respeito. Dessa forma, se estabelece uma relação de trocas, em que cada um pode externar opiniões visando um melhor andamento das atividades sob sua responsabilidade.

Realize avaliações de desempenho

Realize avaliações de desempenho com regularidade

As avaliações de desempenho podem ser entendidas como uma evolução dos feedbacks que, muitas vezes, se resumem apenas a conversas informais. Esse tipo de avaliação envolve metodologias validadas por especialistas em recursos humanos e buscam dimensionar performances individuais sem interferência de nenhum viés, como a percepção pessoal dos gestores.

Nas avaliações de desempenho, busca-se medir habilidades, conhecimento e resultados alcançados pelo colaborador. Para isso, são reunidas informações referentes ao dia a dia do trabalho, assim como as opiniões dos chefes diretos e pares do avaliado.

Entre os principais métodos empregados, existem as chamadas autoavaliações, abordagem na qual o próprio colaborador descreve um relato sobre seu desempenho, e as avaliações 90°, 180° e 360°. Nesses dois últimos casos, além da medição das dimensões de resultados, habilidades e conhecimento, as percepções dos gestores também são levadas em consideração.

Veja como essas abordagens funcionam:

  • 90°: gestores avaliam diretamente seus subordinados;
  • 180°: gestores avaliam seus subordinados e vice-versa. Ao final, ambos chegam a um consenso;
  • 360°: avaliação por gestores, subordinados, pares, entre outros. 

Promova treinamentos regulares com a equipe

A promoção de treinamentos regulares é mais uma forma de desenvolver pessoas. Nessas oportunidades, os gestores devem consolidar junto às equipes um método de trabalho uniformizado.

Frente aos processos já definidos, não devem restar dúvidas sobre quais atividades deverão ser cumpridas, em quais momentos, por cada colaborador. Todas essas informações precisam ser transmitidas didaticamente, para que não restem dúvidas a respeito do conteúdo abordado.

Colaboradores de maior destaque – que não estejam à frente de uma equipe – podem fazer parte da coordenação desse esforço. Essa é uma medida estratégica, já que, no dia a dia do trabalho, ele atuará diretamente com os colegas que possuem menos tempo de empresa ou cuja performance esteja abaixo do esperado.

Ao inserir outros colaboradores nesse tipo de atividade, você também os empodera, na medida em que demonstra que o bom trabalho é reconhecido.

Invista em planos de carreira

Pensando no desenvolvimento e engajamento de seus colaboradores, não há nada mais indicado do que a estruturação de um plano de carreira. Para quem já ouviu falar no termo, mas não entende muito bem o seu conceito, vale lembrar que esse é um plano que traça o caminho a ser percorrido pelo colaborador dentro da organização.

Pensando em uma pequena indústria, por exemplo, o plano de carreira pode ter a seguinte configuração:

Assistente de Operador ➔ Operador ➔ Analista de Produção

Ao ingressar na empresa, o colaborador deverá “deslumbrar” esse caminho e ser treinado e desenvolvido para ter condições de evoluir e ocupar um cargo de melhor remuneração. Depois de identificar que essa é uma possibilidade real – sobretudo ao confirmar que outros colegas já receberam promoções – a melhora em seu engajamento será notável, o que o torna mais propenso a desenvolver habilidades necessárias para receber futuras promoções.

Seja um líder inspirador

Seja um líder inspirador para desenvolver pessoas

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de se tornar um líder inspirador, não é mesmo? Esse é um tema recorrente em debates sobre recursos humanos e gestão empresarial, já sendo exaustivamente explorado por especialistas.

Sob o risco de cairmos em mais um “lugar comum” desse debate, devemos chamar a atenção para a necessidade de investir no desenvolvimento de seu próprio perfil de liderança, se a intenção é desenvolver pessoas.

Esse é um ponto bastante intuitivo, já que sua própria maneira de atuar no dia a dia da organização tem o potencial de impactar a formação profissional de seus liderados. Com isso, queremos dizer que as virtudes que se deseja enxergar no outro devem ser cultivadas em você.

Se um de seus grandes objetivos é fomentar uma cultura voltada para resultados, o seu desempenho deve ser de excelência. Se a busca é por relações interpessoais de melhor qualidade em sua empresa, a forma como você lida com os colaboradores deve ser pautada por respeito. A mesma lógica pode ser estendida para inúmeros outros exemplos.

E por falar em desenvolver pessoas por meio de uma liderança inspiradora, temos a sugestão de mais um artigo de nosso blog, cujo título é “Líder do futuro: 4 características que são importantes desenvolver”.

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