Por que minhas vendas não aumentam? Confira 8 dicas para mudar essa realidade!

Por que minhas vendas não aumentam? Confira 8 dicas para mudar essa realidade!

pessoa analisando resultados de vendas

“Por que minhas vendas não aumentam?”. Essa é uma pergunta que tira o sono e frustra qualquer empresário, independentemente do tamanho ou tipo de negócio. Afinal, o objetivo de qualquer empresa é maximizar seus resultados de vendas ao longo dos anos.

Existem muitos motivos para as vendas não estarem acontecendo como esperado. O concorrente pode estar oferecendo serviços diferentes e até melhores, utilizando novos canais de distribuição, prazos menores de entrega, preço mais acessível, etc. Com tantas razões que devem ser levadas em consideração, é essencial sair da zona de conforto e começar a fazer as coisas de forma diferente, para que as mudanças realmente ocorram.

São os clientes que fazem o dinheiro entrar no caixa, então é preciso organização e planejamento para saber como atrair mais clientes que queiram comprar. E é sobre isso que falaremos neste artigo.

Como aumentar os seus resultados de vendas?

vendedor apontando para notebook

O fechamento de uma venda inicia muito antes do momento em que o consumidor escolhe um produto e realiza o pagamento. O posicionamento da empresa no mercado, reputação da marca, ações de marketing e abordagens de vendas são alguns dos aspectos que influenciam diretamente no sucesso de vendas de qualquer negócio.

Portanto, se você não entende por que suas vendas não aumentam, prestar atenção nesses fatores é um ótimo ponto inicial. Veja algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo:

1. Tenha objetivos claros

Você já possui objetivos claros de vendas? A simples definição de metas no curto e longo prazo já serve como norte e como motivação para que você busque aumentar os resultados conquistados.

Se você não possui uma meta, será impossível avaliar se os resultados foram bons ou ruins – afinal, não existe um ponto de comparação. Porém, se você sabe que quer vender R$30.000,00 no próximo trimestre,  por exemplo, pode elaborar todas ações em torno desse objetivo – aumentando as chances de sucesso.

2. Conheça seu cliente

Quem é o seu cliente? O que ele espera da sua empresa? Por que ele busca pelos seus produtos ou serviços? Quais são os problemas que você pode resolver? E quais são as principais objeções desse cliente?

As respostas para essas perguntas devem estar muito claras para você. É com base nessas informações que você consegue estruturar ações de marketing e de vendas realmente efetivas.

3. Encontre o seu diferencial

Como a sua empresa se diferencia dos concorrentes? Por que um cliente opta pelo seu negócio em vez do seu concorrente? Você precisa demonstrar um diferencial para convencer os consumidores a tomar uma decisão de compra. E ressaltar os seus diferenciais é uma ótima maneira de promover mais vendas.

4. Entregue serviços e produtos com uma equipe preparada

Por melhor que seja o seu produto e seu planejamento de marketing, é fundamental que você conte com uma equipe qualificada de atendimento ao cliente. Garanta que todo o processo de atendimento seja satisfatório para que os potenciais clientes fiquem inclinados a optar pela compra.

5. Crie estratégias de marketing

graficos no notebook e tablet

É impossível falarmos sobre maximizar os resultados de vendas sem citarmos as ações de marketing. O importante aqui é compreender quais são as ações que mais geram impacto no seu público – escolhendo os canais corretos e criando campanhas coerentes com a proposta da sua marca.

Atualmente, são inúmeras as possibilidades que você pode explorar – tanto online quanto offline. Isso inclui mídias sociais, e-mail marketing, anúncios online, anúncios em jornais, panfletos, cartazes, promoção de eventos, parcerias com outras empresas, entre várias outras.

6. Esteja conectado às mídias digitais e tenha um site

O mundo está cada vez mais conectado à internet. Portanto, é nos ambientes digitais que a sua empresa deve estar se deseja ser notada pelo público. Crie contas em redes sociais, deixe-as sempre atualizadas e construa um site que apresenta as informações mais importantes para o cliente.

7. Promova uma ótima experiência ao cliente

A experiência do cliente inicia muito antes do momento da compra. Desde o primeiro contato com a sua empresa ele já começa a criar uma percepção sobre a sua marca. Por isso, garanta que todas as pessoas que têm contato com o seu negócio possam vivenciar uma experiência positiva.

8. Estimule novas compras

Muitos empreendedores deixam de lado uma grande oportunidade de aumentar as vendas por não explorar os clientes já existentes. Em vez de dedicar todos os seus esforços para atrair novos clientes, você pode estimular compras daqueles consumidores que já passaram pela sua empresa. Para isso, você pode adotar estratégias de cross selling e up selling – que induzem a compras complementares e de outros produtos da loja.

 

Gostou das dicas para aumentar suas vendas? A integração entre marketing e vendas é essencial para maximizar seus resultados. Aprenda mais sobre isso neste e-book sobre Smarketing.

Comentários

  • Gerardo | Jan 7,2020

    Parabéns pelo conteúdo! Considero o ponto 3, de longe o mais importante. Os demais tópicos, sem um brand positioning eficaz, se tornam muito cansativos e pouco produtivos. Além do mais importante, é o mais difícil. Quando pergunto: “quais são os diferenciais da sua empresa?” Tenho três tipos de resposta: o atendimento; a qualidade; não sei. Considero a resposta: “não sei”, como sendo a melhor, porque, pelo menos, representa uma tomada de consciência. Se, ao buscar um fornecedor, o primeiro me fala que tem o melhor atendimento, o segundo também, e o terceiro também, é obvio que ninguém está me fornecendo um bom motivo para comprar dele em lugar do que do concorrente. Sou italiano trabalho com consultoria de vendas.

    • Sebrae ES | Jan 8,2020

      Gerardo, que ótimo complemento! Obrigado pela contribuição. Realmente essas respostas não são argumentos de diferencial em um negócio, considerando que a maioria pensa ter excelente atendimento e qualidade. Então, não saber é um bom ponto de começo, pois a partir daí você encontra seu diferencial. 🙂

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