A arte de vender com foco na felicidade do cliente

A arte de vender com foco na felicidade do cliente

a arte de vender

Você já pratica a arte de vender com foco na felicidade do cliente? Um músico encanta o público com suas canções. Já um pintor faz quadros que despertam sentimentos das pessoas. E você, na posição de empreendedor, também tem todas as condições de despertar sentimentos positivos em seu público.

Muitos negócios falham justamente por pecar neste aspecto. Ao focar simplesmente no produto ou serviço – por melhor que ele seja – é difícil alcançar o sucesso desejado entre o público. É preciso lembrar-se que os consumidores são pessoas movidas pelos seus sentimentos. E despertar a felicidade nesses consumidores é um grande diferencial para qualquer negócio.

Quer entender melhor como funciona a arte de vender com foco na felicidade do cliente? Acompanhe ao longo deste artigo.

O que significa a arte de vender com foco na felicidade?

a arte de vender

Um cliente feliz é diferente de um cliente satisfeito. E gera mais vendas para o seu negócio. Para compreender isso, basta pensar nas suas próprias experiências como consumidor: quando uma empresa entrega uma experiência que gera felicidade, são maiores as chances de que você volte para comprar novamente ou indique esse negócio para os seus amigos, certo?

Um cliente insatisfeito não volta para comprar uma outra vez. Por isso, manter o cliente feliz é tão importante quanto conseguir novos. Trata-se de uma estratégia muito eficiente para gerar vendas recorrentes e melhorar a imagem do seu negócio entre os consumidores. 

A arte de vender é um desafio para os empreendedores que atuam nos mais diversos nichos de mercado. Porém, considerando a concorrência acirrada que existe no mundo empresarial, conseguir despertar a felicidade do seu cliente pode se tornar o diferencial da sua empresa. 

Como colocar em prática a arte de vender com foco na felicidade do cliente?

a arte de vender

É inegável que aplicar a arte de vender com foco na felicidade no cliente pode gerar benefícios. Mas como você pode colocar isso em prática no seu negócio? Aqui estão algumas ideias que podem ajudá-lo (a):

Estratégias de atendimento humanizado diferenciado

A arte de vender com foco na felicidade passa diretamente pela qualidade do atendimento ao cliente. Você precisa demonstrar que realmente se importa com cada um dos consumidores e fazer o possível para ajudá-los – mesmo que isso signifique não fechar uma venda naquele momento. Esse é o caminho para convencer o cliente da necessidade de compra e lidar com possíveis situações de desconforto que possam ocorrer.

Equipe motivada e feliz

Uma equipe desmotivada e infeliz dificilmente conseguirá gerar uma boa experiência para o cliente. Você precisa trabalhar para motivar os seus funcionários para que eles possam promover uma boa experiência no atendimento e superar suas expectativas. Para isso, é possível considerar a criação de metas, bonificações, treinamentos, entre outras ações internas.

Foco na solução dos problemas com decisões rápidas e inteligentes

Como empreendedor, você deve saber isso melhor do que ninguém: as coisas dificilmente saem como o planejado. Os problemas internos ocorrem em qualquer empresa – independentemente do seu porte ou nicho. O diferencial está em conseguir solucionar os problemas com eficiência para que eles não afetem a experiência entregue ao cliente.

Mais valor agregado aos produtos

Imagine que você peça pizzas sempre da mesma pizzaria. Porém, um dia você decide testar um novo restaurante e encomenda uma pizza mais barata e mais gostosa. Apenas esse fato já pode ser o suficiente para que você fique bastante feliz e troque de pizzaria favorita, não é? Adicionar um maior valor agregado aos produtos é uma ótima forma de melhorar a experiência do cliente e ficar um passo à frente dos concorrentes.

Pós-venda e feedbacks como prioridade

Engana-se quem pensa que a relação com o consumidor termina no momento da compra. Após garantir que o produto ou serviço tenha sido entregue, você ainda pode traçar ações de pós-venda para assegurar a satisfação do consumidor e obter feedbacks valiosos. Além disso, ainda é possível realizar pesquisas de satisfação periodicamente para compreender ainda melhor como os seus consumidores se sentem em relação ao seu negócio.

 

E então, você já pratica a arte de vender com foco na felicidade do cliente? Se você deseja acertar no atendimento ao cliente, confira o curso “Como Atender Melhor seu Cliente”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.