[eCommerce] Saia da caixa e ganhe destaque!

[eCommerce] Saia da caixa e ganhe destaque!

compra ecommerce

O mercado de ecommerce é promissor e o clima de otimismo cresce ano após ano. Entretanto, abrir uma empresa para vender através da internet não é garantia de sucesso. Com a forte concorrência que existe, é essencial que exista um bom planejamento das operações e uma preocupação com a gestão financeira. Além disso, as ações de marketing e vendas também requerem uma atenção especial do empresário que busca destaque entre o público.

Entretanto, todas as outras empresas também estão investindo em ações de marketing e vendas, concorda? O seu objetivo deve ser se destacar entre os concorrentes para realmente impactar positivamente o público – maximizando os resultados de vendas e criando as condições ideais de crescimento.

Neste artigo veremos algumas ideias de inovação que você pode aplicar no seu ecommerce para se destacar no mercado. Confira!

Como inovar para se destacar no mercado de ecommerce?

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Vender mais é um assunto que interessa a qualquer empresário, independentemente do tamanho do comércio eletrônico. Porém, nem sempre é simples descobrir quais são as melhores ações para colocar isso em prática. A seguir veremos algumas ideias de inovação que, direta ou indiretamente, fazem com que o negócio ganhe visibilidade e, consequentemente, aumente as chances de vendas.

Venda baseada em localização móvel

Já começamos a ver como as lojas de varejo podem usar a segmentação geográfica para acionar uma notificação por push quando o cliente anda perto de uma loja. Este tipo de venda móvel é um enorme impulso para o setor de varejo, considerando que eles podem combinar as maravilhas de compras online e offline.

Onde isso deixa as empresas de ecommerce em termos de venda de dispositivos móveis? É possível explorar sites responsivos e até mesmo ferramentas de localização geográfica para os ecommerces que também possuem loja física. Mas e quanto a segmentar os clientes que compram através da internet com base em sua localização?

Como muitas pessoas compram em trânsito, é essencial segmentar essas pessoas e entender como elas fazem compras enquanto estão sentadas no ônibus, fora de casa para comer e até no trabalho.

A primeira onda de inovação vem na forma de check-ins móveis, em que os clientes fazem o check-in quando vão a determinados eventos, locais e pontos de referência. Em suma, os clientes recebem recompensas e benefícios quando interagem com o mundo real e têm a oportunidade de levar a experiência do mundo real à era digital – como uma loja virtual que oferece um desconto para os usuários que fazem check-in em um evento que ocorre no shopping da cidade.

Os descontos geograficamente direcionados também são promissores, considerando que as empresas de ecommerce podem enviar automaticamente uma notificação por push com a promoção de sua loja virtual, exclusiva para quem estiver participando de determinado evento, por exemplo. Imagine possuir uma loja online de suplementos e associar-se a uma academia de ginástica. Quando um aluno entra na academia, ele pode receber um desconto para comprar os suplementos do seu ecommerce.

Entrega super rápida ou opções de retirada

Vivemos em um mundo em que a entrega das mercadorias ocorre de forma cada vez mais rápida. Quanto antes você puder entregar o pedido dos seus clientes, maior será a satisfação dele em relação ao ecommerce. Por essa razão, existe uma busca pela inovação em relação a essa rotina.

Para ecommerces que estão situados em cidades com uma grande clientela, já existe a opção de entrega no mesmo dia em que foi realizado o pedido. Além disso, também é possível explorar uma opção de “coleta na loja”, em que você pode trabalhar com uma rede de lojas parceiras que podem fazer o meio de campo e entregar os produtos de seus clientes.

Descoberta personalizada

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Um problema vivido no mercado de ecommerce é a dificuldade em fazer recomendações personalizadas para o público. Uma coleta eficiente de dados permite que você direcione promoções e vendas cruzadas com base em suas tendências anteriores de compra, interações sociais, pesquisas na internet e até mesmo em mensagens trocadas em chats online.

Isso é ótimo para empresas de comércio eletrônico e pode gerar várias possibilidades de vendas baseadas no remarketing. Mas, cuidado! Essa estratégia também pode destruir a experiência dos compradores. Você já entrou em uma loja com uma ideia vaga do que você queria comprar, mas teve a liberdade de testar estilos, modelos e versões pelo simples prazer de brincar com novos produtos?

Essa é uma experiência complicada de ser entregue por um ecommerce. Com mecanismos de marketing e recomendação hiper-direcionados, os produtos “perfeitos” estão sempre sendo empurrados para o consumidor, tirando o entusiasmo das compras.

Portanto, a inovação está em conseguir fazer recomendações personalizadas que não estão baseadas apenas em produtos visitados. Uma ótima forma de enxergar como isso funciona na prática é analisar o sistema de indicações do Netflix. Essa plataforma de streaming usa algoritmos complexos para recomendar mídias que as pessoas possam gostar com base em suas interações passadas, devolvendo o poder ao usuário, em vez de simplesmente dizer o próximo passo que eles precisam tomar.

Ecommerce baseado em comunidade micro nicho

O sucesso de um ecommerce está diretamente ligado à sua capacidade de segmentar um nicho e realizar vendas para ele. Quanto mais específica for essa segmentação, maior será o destaque da sua marca entre o público. Por exemplo, você pode segmentar a comunidade de jogadores. Há milhões de pessoas que adoram jogos e compram uma série de produtos relacionados a jogos – como consoles de jogos, acessórios de jogos para PC, DVDs de jogos, cadeiras, fones de ouvido, teclados e mouses.

Ou seja, existe uma grande diferença entre comercializar mouses ou teclados genéricos, e mouses ou teclados voltados para o público gamer. Apesar de serem produtos muito semelhantes, a inovação está em entender quais são os produtos que realmente chamam a atenção do seu público e encontrar as formas mais eficientes de construir bons relacionamentos.

Encomenda personalizada 

A demanda pelo produto pronto é realmente alta. No entanto, há uma outra seção de produtos que está se tornando popular entre os produtos inovadores: os produtos personalizados. Nesse modelo de negócios de comércio eletrônico específico, você recebe instruções dos clientes para preparar um produto com modificações personalizadas. Por exemplo, projetar ou esculpir canecas, camisetas, chaveiros, anéis, jóias e, até bicicletas!

A venda de produtos personalizados no ecommerce abre a oportunidade para construir relacionamento com o cliente. Ao conseguir fazer um atendimento que supre exatamente as necessidades de um consumidor, a tendência é que ele volte a consumir seus produtos – afinal, aos olhos do cliente, você é uma empresa que entende exatamente suas necessidades. Trata-se de uma relação muito diferente do que ocorre com lojas virtuais que comercializam produtos prontos.

 

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Comentários

  • mario salvador | Jul 23,2019

    ter acesso a conteúdos sobre e commerce na área de tapetes e papéis de parede

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