9 Passos para abrir uma padaria (e como aumentar as chances de sucesso)

9 Passos para abrir uma padaria (e como aumentar as chances de sucesso)

padaria

As padarias são comércios de alimentos, como pães, bolos e biscoitos. Quando se trata de uma panificadora, esse negócio também pode ser considerado uma indústria, já que fabrica os produtos que comercializa. Em geral, são empresas de pequeno porte.

Atualmente, o mercado de padarias tem se adaptado às novas demandas dos clientes de duas maneiras principais: incorporando outros produtos ao seu mix, o que lhes dá um certo ar de “loja de conveniência”, e também oferecendo serviços como o restaurante e o fornecimento de buffet para eventos. 

Está pensando em abrir uma padaria? Nesse post, você verá quais são os passos iniciais que você deve tomar se quiser abrir uma padaria e como aumentar suas chances de ter sucesso na empreitada.

1. Considere seu público-alvo

Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas nem todas as padarias têm o mesmo público-alvo. Um bom exemplo são as padarias voltadas para um público mais preocupado com a saúde e, por isso, oferecem produtos “fitness”. Se você quiser se diferenciar, escolher um público-alvo específico é um ótimo caminho, e essa escolha vai guiar todas as outras decisões para sua padaria.

2. Pesquise o mercado e os concorrentes

Pesquisar o mercado de padarias é uma boa maneira de ter ideias, e descobrir o que funciona e o que não funciona nesse segmento a partir das experiências dos outros. É importante, principalmente, ficar de olho nos seus concorrentes diretos; aquelas padarias já estabelecidas na sua região. Você deve pensar no que pode fazer para destacar a sua padaria desses concorrentes e, assim, conquistar clientes.

3. Escolha o mix de produtos

Para abrir uma padaria, a escolha do mix de produtos envolve decidir quais itens serão vendidos no estabelecimento, quais tipos de cada item, quais marcas. Por exemplo:

  • Vai vender pão de forma? Se sim:
    • Qual tipo de pão de forma? Comum, sem casca, integral, multigrãos?
    • Quais marcas de pão de forma?
  • Vai vender leite? Se a resposta for positiva:
    • Quais tipos de leite? Normal, desnatado, sem lactose, em caixinha, em saquinho?
    • Quais marcas de leite?

Além de levar em consideração seu público-alvo para escolher o mix de produtos, também vale a pena considerar a margem de lucro. Alguns produtos podem ter uma margem baixa e, então, não compensa colocá-los na prateleira.

padaria

4. Encontre a localização ideal

Ao abrir uma padaria, o ponto de venda faz toda diferença. Procure abrir seu estabelecimento em bairros residenciais e, claro, onde ainda não haja uma concorrente estabelecida. Se já houver uma concorrente, você precisa oferecer algo novo ou melhor aos moradores daquela região.

5. Compre as máquinas e equipamentos

Para abrir uma padaria, você precisa, no mínimo, de prateleiras, geladeiras e gôndolas para os produtos, balanças e cortadores, balcão, caixa registradora, máquina de cartão, entre outros. No entanto, se você vai abrir uma panificadora, precisa de muito mais do que isso: formas, fornos, batedeiras, medidores e outros instrumentos de cozinha.

É importante comprá-los de um fornecedor confiável, que ofereça uma garantia por essas máquinas e equipamentos. Afinal, sem eles, a padaria não pode funcionar.

6. Forme sua equipe

Abrir uma padaria e levá-la adiante exige uma equipe de colaboradores. É importante buscar pessoas comprometidas com o negócio e com atitude profissional, ainda que elas não tenham todas as competências que você busca – pois competências podem ser desenvolvidas. O mais importante para um empreendedor que está começando é poder contar, pra valer, com sua equipe.

7. Verifique e obedeça as regulamentações

Assim como qualquer estabelecimento que produza e venda alimentos, uma padaria deve obedecer às regulamentações da Anvisa. Além disso, também existem outras regulamentações a observar; por exemplo, aquelas referentes à segurança, que determinam se você vai conseguir a aprovação do Corpo de Bombeiros. Então, antes de abrir uma padaria, verifique as regulamentações pertinentes, adeque-se às normas e obtenha todas as autorizações.

8. Calcule os custos e faça um planejamento financeiro

Ser um empreendedor envolve mais do que sonhar; é preciso ter os pés no chão, principalmente no que se refere às finanças. Então, um passo essencial antes de abrir sua padaria é calcular os custos iniciais e refletir sobre como você vai pagar por eles. Com o dinheiro do 13º salário do seu emprego atual? Com um empréstimo bancário? Com o apoio de um sócio?

Além disso, faça um planejamento financeiro, estimando os gastos e receitas para os primeiros meses, e veja se é realmente viável abrir uma padaria. 

padaria

9. Pense na divulgação

Finalmente, uma padaria precisa de divulgação para atrair os primeiros clientes. Propaganda boca-a-boca é excelente, mas leva um tempo até que a sua empresa consiga esse efeito. Então, considere estratégias de marketing mais proativas, especialmente de marketing digital, como divulgar o estabelecimento por meio das redes sociais.

Agora que você já sabe como começar a empreender para abrir uma padaria, veja três dicas que podem aumentar as chances de sucesso.

A primeira delas é considerar a possibilidade de comprar uma padaria já estabelecida, em vez de começar seu negócio do zero. Essa alternativa pode reduzir o investimento inicial e acelerar o processo até a consolidação do negócio. Porém, você precisa descobrir os motivos pelos quais o dono atual está passando o negócio para frente. Algumas situações podem gerar uma reputação negativa para o estabelecimento e causar muita dificuldade para atrair clientes.

A segunda dica é fazer um plano de negócios. O plano de negócios é como um mapa bem detalhado do seu negócio; ele permite identificar problemas antes de começar e também ajuda a manter o rumo certo nas decisões do dia a dia. Se você não sabe como elaborar esse documento, o Sebrae ES pode ajudar com orientação e capacitação.

A terceira dica é participar do Empretec, um seminário voltado para o desenvolvimento de características empreendedoras. Com metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), ele é ministrado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. Lembre-se: ter atitude empreendedora é indispensável para o sucesso na gestão de qualquer negócio, como uma padaria.

Quer saber mais sobre empreendedorismo, abertura e gestão de empresas? Inscreva-se na newsletter do Sebrae ES e não perca nossos conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.