Como começar a empreender em 6 passos

Como começar a empreender em 6 passos

pessoa trabalhando no computador

Ser um empreendedor é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, é a chance de se libertar de muitas coisas que a maioria das pessoas não gosta no trabalho assalariado, como os horários rígidos, a hierarquia e a falta de propósito. Infelizmente, existem muitas dúvidas em torno do assunto e as informações disponíveis nem sempre tratam o empreendedorismo de maneira aberta e transparente, o que acaba impedindo que o sonho se torne realidade para a maioria.

A verdade é que não existe segredo para começar a empreender; mas, para facilitar o seu caminho, preparamos uma lista com seis passos que podem servir de guia para vencer as dúvidas e iniciar sua jornada empreendedora. Confira!

1. Descubra se você possui as características de um empreendedor

Existe, sim, um perfil ideal para ser um empreendedor de sucesso. Algumas características, como um certo nível de tolerância a riscos, são indispensáveis para ter sucesso nessa carreira.

A boa notícia é que você não precisa nascer com esse perfil: de maneira geral, é possível desenvolver as características empreendedoras. Faça isso antes de começar um negócio.

 

2. Não percorra essa jornada sozinho(a)

aperto de mãos

A pessoa que vai estar junto com você nessa jornada pode ser um sócio, por exemplo. Nesse caso, a melhor dica é que o sócio traga para o negócio algo que você não pode trazer; por exemplo, se você tem muito conhecimento técnico sobre o produto que será oferecido, ele pode ser alguém com habilidade comercial, ou competência para a gestão. Assim, seus trabalhos serão complementares e nenhum dos dois vai “fazer sombra” para o outro.

No entanto, encontrar um sócio não é tão simples, já que precisa ser alguém que concorde com suas visões mais essenciais em relação ao negócio. Por isso, não ter um sócio não significa que você deve desistir de empreender! O importante é não percorrer essa jornada sozinho, então na falta de um sócio, conte com um mentor, um parceiro de negócios ou, até mesmo, seu primeiro funcionário. 

3. Organize sua vida financeira

Não está mais sozinho? Excelente! Agora, antes de se apressar para sair do seu emprego atual, coloque em ordem sua vida financeira.

Enquanto o seu negócio não decola, ele provavelmente não vai gerar lucro suficiente para que você possa manter seu estilo de vida atual. Por isso, é recomendável analisar seus gastos, para descobrir onde você pode apertar o cinto. Além disso, procure economizar o suficiente para se manter sem precisar de um pró-labore nos primeiros meses. Uma boa meta é poupar dinheiro para se sustentar, sem precisar do dinheiro da empresa, por 18 meses. Mas, claro, cada caso é um caso, e o seu pode ter características específicas que exigem mais ou menos tempo de ‘independência financeira’. Nosso objetivo aqui é apenas alertá-lo para esse ponto chave para quem vai começar a empreender.

4. Crie um plano de negócios

O plano de negócios é o documento que define todos os aspectos do seu negócio, desde os detalhes sobre o produto ou serviço que será oferecido, até as projeções de faturamento e lucratividade para os primeiros anos; desde a marca e o posicionamento no mercado, até a estrutura organizacional da empresa.

Ter um plano de negócios aumenta sua probabilidade de sucesso, já que ele é escrito com base em dados objetivos. Além disso, te faz ter uma noção do todo, de todos os pontos que devem ser considerados por quem quer se tornar um empresário. Por isso, a criação desse documento permite que você identifique erros e pontos cegos na concepção do negócio, e conserte cada um deles, antes de começar realmente a empreender.

5. Identifique a fonte de recursos 

cofrinhoA maioria dos negócios exige um investimento inicial. De onde esse dinheiro vai sair? Algumas respostas possíveis são:

  • Do seu próprio bolso (ou do bolso do seu sócio);
  • De um investidor-anjo;
  • De linhas de crédito bancárias.

Independentemente da origem do dinheiro, espere até que ele esteja garantido para começar a empreender. Do contrário, você pode ficar endividado antes mesmo do seu negócio gerar alguma receita.

Além disso, se o dinheiro vier de terceiros, considere como você vai pagar pelo capital recebido. Esse pagamento vai depender dos resultados do seu negócio e, por segurança, é aconselhável ser conservador em suas projeções.

6. Encontre clientes em potencial

O último passo antes de começar a empreender é encontrar pessoas ou empresas que realmente estejam dispostas a comprar seu produto ou serviço. Como fazer isso? Pesquisas ajudam, mas não são 100% confiáveis. Quem fala que pagaria pelo seu produto/serviço pode estar apenas falando “da boca para fora”, afinal esse potencial cliente está apenas respondendo uma pergunta, e não firmando um compromisso. Então, uma forma de comprovar que existe real interesse dos potenciais clientes pelos seus produtos/serviços é, de fato, vendê-los. Antes mesmo de montar uma empresa e gastar tempo e dinheiro, tente vender alguns produtos para verificar o real interesse dessas pessoas e, “de quebra”, entender (na prática) já pode ser melhorado. 

Esses são os primeiros passos para começar a empreender. No entanto, se você não tem certeza ainda de que tornar-se um empreendedor é o rumo certo para sua carreira, precisa resolver essa dúvida antes de mais nada. Então, que tal participar do Empretec?

O Empretec é um seminário voltado a desenvolver características empreendedoras. Durante uma semana, você terá contato com pessoas que querem seguir (ou já seguem) esse caminho, e vai desenvolver atividades que vão desafiá-lo a mudar seu comportamento (se preciso for). É uma excelente oportunidade para descobrir se você se identifica com a maneira de pensar e agir de um empreendedor.

Visite a página do Empretec e conheça os detalhes desse seminário transformador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.