4 indicadores de que falta propósito na sua vida

4 indicadores de que falta propósito na sua vida

pessoa triste

O ser humano, diferente de outros animais, não é movido apenas pela satisfação de suas necessidades básicas — abrigo, comida, reprodução. Em vez disso, ele precisa ter um propósito, isto é, um objetivo maior que guia suas decisões e traz um senso de realização. Quando falta propósito, vem a desmotivação e, com ela, a insatisfação.

Você anda desmotivado? Pode ser um sinal de que falta propósito na sua vida! Nesse post, você vai ver alguns indicadores de que é hora de encontrar um objetivo maior, um desafio. Além disso, também vai descobrir como superar essa situação. Confira!

Principais indicadores de que está faltando propósito na sua vida

1. Você está fora de forma 

Quando você tem um propósito, sabe que precisa estar com excelente saúde e muita energia para batalhar pelo seu objetivo. Porém, quando falta propósito, também falta uma razão para se cuidar. Você para de fazer atividades físicas e de cuidar da alimentação. Logo vem o sobrepeso, sono excessivo, vontade de passar o dia no sofá.

pessoa deitada no sofá 

2. Seus relacionamentos ficam de lado

Ter um propósito faz com que você se sinta bem e, quando você se sente bem, os seus relacionamentos — com a família, com seu(a) parceiro(a), com os amigos — florescem. Por outro lado, se você não tem um propósito, fica infeliz, e os seus relacionamentos refletem isso.

Você nunca tem paciência; não está interessado em ouvir os outros porque está absorto na sua própria infelicidade; passa o tempo reclamando e fazendo comentários negativos. Ninguém quer ficar por perto de alguém assim! Como resultado, não demora para que você se afaste das pessoas que são importantes para você. 

3. A segunda-feira é o dia mais detestado da semana

Se você já vai para a cama no domingo com raiva de acordar no dia seguinte, esse é um forte indicador de que está faltando propósito na sua vida. O seu trabalho não carrega propósito para você, portanto, ele também não traz prazer e nem realização.

Nessa situação, o trabalho não é uma atividade que o ajuda a alcançar seus objetivos, mas apenas uma fonte de renda. E, embora o dinheiro possa ser um elemento para atingir seu verdadeiro propósito — como possibilitar uma boa vida à sua família —, ele não é suficiente sozinho. Pode ser cliché, mas é verdade: dinheiro não traz felicidade.

4. A procrastinação torna-se um problema

Todos procrastinamos em algum momento, mas quando falta propósito na vida, a procrastinação torna-se um problema de verdade. Você não tem força de vontade para executar tarefas que precisam ser feitas, porque elas não possuem significado para você. A procrastinação chega ao ponto de afetar seu desempenho e impedir que você alcance novos patamares, especialmente no seu emprego.

Como resolver a falta de propósito

Em primeiro lugar, é preciso identificar o que é importante para você. O seu propósito, isto é, seu objetivo precisa estar relacionado àquilo que você considera importante, seja uma causa coletiva ou uma meta individual. Não tenha vergonha do seu propósito; desde que ele traga a motivação de que precisa, tudo é válido.

pessoa motivada

Em segundo lugar, é importante ter a coragem para quebrar o status quo, isto é, para abandonar a segurança das coisas do jeito que são e abraçar o novo, o desconhecido. O melhor exemplo disso é a questão do emprego. Muitas pessoas estão presas a um emprego que não acrescenta propósito às suas vidas, simplesmente porque têm receio de deixar a ilusão de estabilidade e arriscar em uma nova carreira. Porém, se não houver esse movimento de rompimento, você vai continuar vivendo uma vida sem propósito. 

Finalmente, em terceiro lugar, certifique-se de encontrar ajuda para perseguir seu propósito. Essa ajuda vem em muitas formas, desde o apoio moral das pessoas ao seu redor até a parceria de pessoas e instituições que podem guiá-lo para atingir seu objetivo. Um bom exemplo? Se você descobrir que o seu propósito é empreender, pode contar com a ajuda do Sebrae para obter os conhecimentos e recursos necessários nessa jornada.

Será que você reconhece algum dos indicadores de que falta propósito na sua vida? Se sim, é hora de colocar em prática nossas recomendações para resolver esse problema e recuperar sua motivação.

Se o seu objetivo é abrir o próprio negócio, você já deve estar motivado para fazer o seu melhor. Mas, além de motivação, que tal um pouco de inspiração? Confira nossa lista com 10 filmes para inspirar sua jornada como empreendedor!


Publicado também no Medium.

Comentários

  • Katiúcia Pereira Gusmão | Set 18,2018

    Olá , como vcs tem me ajudado obrigada de coração. Existe cursos presenciais gratuitos?

    • sebraees | Set 25,2018

      Katiúcia, bom dia! Ficamos muito felizes com esse feedback. É muito bom saber que estamos sendo úteis. Temos várias capacitações presenciais gratuitas, sim! Confira nossa programação completa em http://www.es.sebrae.com.br, na aba “Cursos e eventos”. Lá você pode filtrar os cursos por município. Você também pode conferir as capacitações pelo telefone, no número 0800 570 0800. Conte sempre com o Sebrae.

  • P | Nov 28,2018

    Cheguei a esse artigo justamente pela sensação de falta de propósito. Estou em uma fase ruim, onde embora a remuneração seja melhor que nunca, a falta de motivação também é.
    Me identifiquei em tantos aspectos desse texto…
    Ainda tenho muito a caminhar para alcançar esse propósito (que eu nem sei qual é, infelizmente). Mas obrigada pela provocação.

  • Cleiton | Jul 19,2021

    Obrigado

    • Sebrae ES | Ago 6,2021

      De nada, Cleiton! Estamos à disposição!! 🙂

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.