8 benefícios do Empretec que você precisa saber!

8 benefícios do Empretec que você precisa saber!

Empretec

Você já ouviu falar no Seminário Empretec? Esta é uma das iniciativas mais importantes existentes no Brasil com foco em empreendedorismo. Ele emprega uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas, a ONU, e é promovido em cerca de 40 países. Aqui no Brasil, o Sebrae é responsável pelo Seminário. Seu objetivo principal é promover as características de um comportamento empreendedor.

Participar do Empretec traz vários benefícios. Nós preparamos uma lista com os oito principais, que você precisa saber, para decidir se vale a pena ser um ‘Empreteco’. Vamos conferir?

1. Descobrir quais são as características empreendedoras e como desenvolvê-las

Muitas pessoas querem ser empreendedores, mas não sabem quais são as características necessárias para entrar nessa jornada. Com o Empretec, você não apenas descobre as características como, também, aprende a desenvolvê-las.

Isso é muito importante porque existem várias pessoas que gostariam de empreender, mas acreditam que o perfil de um empreendedor é inato: ou você nasce com ele, ou não pode fazer nada a respeito. Esse é um grande mito que o Empretec está ajudando a desfazer, e os Empretecos saem na frente percebendo que existem maneiras de desenvolver o comportamento empreendedor.

2. Reduzir os riscos de fracassar

Você pode empreender sem ter as características essenciais de um comportamento empreendedor; no entanto, o risco de cometer algum erro na gestão do seu negócio será maior. Por isso, quem participa do Empretec e aprende a desenvolver essas características está, efetivamente, reduzindo os riscos de seu empreendimento fracassar.

Isso não é uma garantia absoluta de sucesso; afinal, muitos fatores estão em jogo para determinar o desempenho de uma empresa. Ainda assim, quanto mais preparado o empreendedor estiver, maior sua segurança ao tomar decisões importantes, que definem a sobrevivência do negócio.

3. Fazer networking com outros participantes do Empretec

Em uma capacitação como o Empretec, você vai conhecer vários outros empreendedores. Alguns ainda estão dando os passos iniciais, enquanto outros já têm negócios consolidados no mercado. Alguns com muitos anos de carreira, outros ainda jovens profissionais. São pessoas de várias idades, com histórias totalmente diferentes.

Com um público tão diversificado e, ao mesmo tempo, unido pelo mesmo perfil empreendedor, você estará em um ambiente perfeito para fazer networking. Várias parcerias podem surgir nesse ambiente; talvez você conheça um potencial sócio, fornecedor ou cliente. E mesmo os contatos que não se transformem em parcerias diretas são importantes pela troca de experiências.

pessoas conversando

4. Ganhar motivação para empreender

Você quer empreender, mas sente que não tem motivação para tirar suas ideias do papel? Ou então, você já tem um negócio, mas ele ainda não “decolou” e você está se sentindo cada vez menos motivado para fazer dar certo? Participar do Empretec pode ajudá-lo a voltar para um mindset positivo e renovar sua força de vontade.

Em meio a toda a energia de empreendedores aprendendo juntos, é praticamente impossível não ser contagiado por motivação.

5. Aprender a se autoavaliar

Parte do Empretec é o processo de autoavaliação, em que o Empreteco identifica seus pontos fortes e fracos. Esse processo permite que o participante reconheça as próprias potencialidades, isto é, características que ele deve aproveitar; e, ao mesmo tempo, também reconheça as fragilidades, que exigem trabalho para serem superadas.

Tenha em mente que uma visão errada de si mesmo(a) pode levá-lo(a) a deixar oportunidades valiosas passarem; ou, por outro lado, a assumir riscos exagerados, dando um “passo maior do que a perna”. Por isso, a capacidade de fazer uma autoavaliação objetiva será útil ao longo de toda a carreira do empreendedor.

6. Receber capacitação prática

Geralmente, quando um empreendedor procura se capacitar, encontra como opção principalmente os cursos de pós-graduação em gestão. Esses cursos são válidos e trazem conhecimentos úteis, mas costumam ser mais voltados para a teoria.

O Empretec, por sua vez, é o oposto: um evento de capacitação prática, no qual tudo o que você vai aprender poderá ser implementado imediatamente para criar ou conduzir um negócio. Além disso, o próprio seminário possui um caráter prático pois, em vez de ficar sentado ouvindo, você será desafiado com atividades para aprender. Além de tudo o que já citamos, o Empretec é mais acessível do que um curso de gestão, tanto em termos de tempo quanto de investimento financeiro.

7. Abrir portas para outros eventos e cursos

Depois de participar do Empretec, você saberá quais são os pontos do seu perfil que precisam de mais atenção, aqueles que ainda são pontos fracos. Então, esse seminário abre portas para que você possa escolher qual deve ser o seu próximo passo em termos de capacitação pessoal.

Por exemplo, imagine que, com as atividades do Empretec, você percebeu que a sua maior dificuldade envolve a característica “Persuasão e Rede de Contatos” (a 9ª característica empreendedora). Nesse caso, um próximo passo seria investir em cursos voltados para comunicação e relacionamento interpessoal.

 

8. Fortalecer os laços da equipe

Se você realmente não quiser, ou não puder, participar do Empretec, ainda pode levar para o evento outros colaboradores do seu negócio. Financiar a participação no Empretec para sua equipe é uma maneira de aumentar seu nível de satisfação profissional, especialmente no caso de profissionais jovens, que valorizam empresas que investem em seus colaboradores.

Além disso, se você contar com um time de colaboradores capacitados e que apresentam um perfil empreendedor, poderá ter tranquilidade na hora de delegar a eles atividades importantes. Afinal, mesmo que você seja o fundador do negócio, não poderá cuidar pessoalmente de todos os aspectos dele, o tempo todo.

A única recomendação é que, devido ao fato do Empretec ser voltado ao desenvolvimento comportamental, é aconselhável que conhecidos não participem de uma mesma turma, o que pode influenciar no seu engajamento e nos resultados da experiência. Por isso, seus colaboradores podem participar dessa grande oportunidade em momentos diferentes. 

grupo de pessoas

Se você ainda precisa de mais algum motivo para participar do Empretec, saiba que, em 2017, dos 2.884 participantes, 75% registraram um índice de satisfação de nota 9 ou 10 . E a maioria das empresas dos Empretecos apresentou aumento no faturamento após participação no Seminário.

Quer participar do Empretec? Você encontra todas as informações, como carga horária, programação e valor das inscrições, na página oficial. Visite e descubra mais detalhes sobre o Seminário que pode mudar o rumo da sua carreira empreendedora!

Comentários

  • Solmar Soares Alves | Mai 13,2019

    Bom dia,

    Gentileza informar a data do próximo EMPRETEC em Manaus. Estou extremamente interessado em fazê-lo.

    Grato/Solmar.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.