Conheça as características essenciais para ser um empreendedor de sucesso

Conheça as características essenciais para ser um empreendedor de sucesso

Imagem: Freepik

Ser empreendedor de sucesso é uma tarefa que exige dedicação, comprometimento e força de vontade. O sucesso é uma soma de esforços que milhares de empresários buscam constantemente aprender e colocar em prática para obter melhores resultados.

Sobre esse assunto, o site da EXAME listou cinco características essenciais para quem quer ter uma empresa de sucesso. Confira abaixo as características que você já tem e quais você pode aperfeiçoar.

1. Faça o que você gosta

Paixão. Esta é, de longe, a principal característica observada na maioria dos empreendedores de sucesso. Se você não gosta daquilo que está fazendo, você dificilmente terá sucesso. E é essa paixão que vai ajudá-lo a seguir em frente.

2.Tolerância ao Risco

Empreender é lidar com incertezas. Lançar-se em qualquer projeto empreendedor é arriscado. Claro que os riscos podem ser calculados e até mesmo minimizados na fase de planejamento e pesquisa do negócio, mas pergunte a si mesmo quais são os riscos que você é capaz e está preparado para assumir?

3.Determinação e autoconfiança

Como um empreendedor, você não vai ter espaço para a procrastinação ou indecisão, e acima de tudo deverá ter confiança em si mesmo para ter a capacidade de enfrentar desafios diários. A pergunta aqui é se você é capaz de tomar decisões rapidamente, e assim, aproveitar as oportunidades que aparecem?

4.Criatividade e persuasão

Empreendedores bem-sucedidos têm a capacidade criativa para reconhecer e buscar oportunidades. Eles enxergam oportunidade onde a maioria só vê problemas. E acima de tudo possuem uma grande habilidade de convencimento, característica importante na busca por apoiadores e parceiros.

5.Energia e visão

A maioria das pessoas que deseja empreender o faz como forma de se ver livres do trabalho atual, da relação com seu chefe. Acreditam que serão ”livres”. Entretanto, ao empreender você com certeza irá trabalhar em dobro. No início porque você é quem irá fazer tudo, e à medida que o negócio vai crescendo seu nível de complexidade também crescerá, e mesmo contando com uma equipe de apoio, como empreendedor você é quem deve decidir a rota a ser seguida, ter visão estratégica.

 

Abastecido das informações, é preciso pontuar as características que você já tem e quais você ainda precisará exercitar. O Seminário Empretec pode te ajudar nisso. Ele é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada justamente para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.

 

Que tal ler nosso último post: “Planeje-se para faturar no Dia das Mães”?

Comentários

  • Lucio Trindade | Jun 26,2019

    Bem interessante, gostei, excelente!

  • Rafaela Vieira | Set 19,2019

    Adorei este artigo estão de parabêns e muito bom !

    Vou compartilhar com os meu amigos

    Parabéns

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.