7 razões para fazer o curso "Como atender melhor seu cliente"

7 razões para fazer o curso “Como atender melhor seu cliente”

aperto de mãos

Ser proprietário de um pequeno negócio exige muita disciplina e organização, afinal cuidar de uma empresa sozinho, ou com poucos colaboradores, não é tarefa fácil. Entre as diversas atividades diárias de um empresário, aprimorar as práticas de atendimento ao cliente pode parecer uma tarefa muito complicada. Por onde começar? Felizmente, com a orientação certa, isso se torna mais fácil! Orientação como a que você vai encontrar no curso “Como atender melhor o seu cliente”, oferecido pelo Sebrae.

É fato que um empreendedor é uma pessoa bastante ocupada, com inúmeras demandas, e só vai começar um curso se tiver certeza de que vale a pena. Nós entendemos! É por isso que, nesse post, vamos expôr alguns dos motivos pelos quais você deve realmente fazer essa capacitação. Vamos à lista!

1. O atendimento ao cliente impacta suas vendas

Muitos clientes escolhem se vão (ou não) comprar seu produto e contratar o seu serviço baseando-se em fatores que vão além do preço e, até mesmo, da qualidade. Fatores como — você adivinhou — o atendimento ao cliente. É que é fácil encontrar empresas oferecendo bons produtos com bons preços, mas não é tão fácil encontrar um atendimento realmente memorável. 

É por isso que, quando você aprende a atender melhor o seu cliente, está alavancando seu potencial de vendas. E isso acontece de várias maneiras.

máquina de cartão de crédito

O cliente que recebe um bom atendimento tem maior probabilidade de comprar novamente. Então, você vai vender mais para o mesmo cliente. Ele também vai se tornar um promotor do seu negócio, fazendo recomendações positivas. Com isso, outras pessoas vão procurá-lo. Assim, você vai vender mais para novos clientes também.

2. A concorrência está apostando em atendimento

Tenha em mente que os seus concorrentes já estão procurando maneiras de aprimorar o atendimento. Portanto, se você não aprender como atender melhor o seu cliente agora, vai acabar ficando para trás na competição do mercado. 

Se você acha que concorrência só é uma preocupação para as grandes empresas, que ter um pequeno negócio significa que você não está sujeito a uma forte competição, cuidado! Em 2017, uma estatística do Sebrae apontou mais de 7 milhões de MEI registrados no país, e mais de 6 milhões de pequenos negócios. Certamente existem muitos perto de você, oferecendo produtos e serviços como os seus, brigando pelos mesmos clientes; então, não apostar em atendimento pode ser um grave erro.

3. Não basta atender, é preciso medir a satisfação

Você pode achar que está desenvolvendo um bom atendimento e, na verdade, estar caminhando na direção errada – para longe das suas metas. Para evitar que isso aconteça, a solução é medir a satisfação dos clientes.

Muitas dúvidas surgem em torno desse assunto: deve-se aplicar uma pesquisa longa e detalhada ou curta e geral? A pesquisa deve ser feita com todos os clientes, ou apenas com alguns deles? Qual é o momento certo? É melhor fazer presencialmente ou por meio de formulários eletrônicos?

Saber a resposta dessas perguntas permite que você aplique as melhores práticas para descobrir se os seus clientes estão satisfeitos com o atendimento. Além disso, identificando os clientes insatisfeitos, você obtém insights sobre as melhorias que eles gostariam de ver e tem a oportunidade de reverter a situação. Então, que tal aprender tudo sobre medir a satisfação com o Sebrae, no curso “Como atender melhor o seu cliente”?

4. Um bom atendimento depende do seu perfil

Assim como existem certas características pessoais que fazem um bom empreendedor, também existem aquelas que garantem o sucesso do atendimento ao cliente. Se você não tem o perfil certo, mesmo que conheça todas as técnicas, ainda pode não ser suficiente.

E quais são essas características? Para começar, ter empatia e ser um bom ouvinte. Mesmo que você não se identifique com elas agora, tudo bem, pois existem maneiras de desenvolvê-las. Assim, você não vai apenas atender melhor o seu cliente como também vai desenvolver relações melhores em geral, com fornecedores, parceiros, e até com os amigos e a família.

Descobrir o perfil ideal para o atendimento ao cliente e formas de aprimorar esse perfil é mais um dos assuntos do curso do Sebrae.

5. É perfeito para quem prefere capacitação presencial

Você viu os itens anteriores e pode estar pensando: é possível encontrar muitas informações sobre atendimento ao cliente disponível gratuitamente na internet, além dos cursos à distância. É mesmo necessário fazer um curso presencial? Para algumas pessoas, sim.

homem escrevendo no quadro branco

Embora o aprendizado autônomo e os cursos EaD apresentem muitas vantagens, existem pessoas que preferem receber sua capacitação de maneira presencial. Para elas, é muito valioso contar com a orientação de alguém que é especialista no assunto e que está ali ao seu lado, disponível para tirar todas as suas dúvidas. Além disso, elas também gostam de compartilhar o momento do aprendizado com outros empreendedores, que terão suas próprias experiências para compartilhar, tornando o curso ainda mais enriquecedor. Finalmente, elas não abrem mão de participar de atividades dinâmicas, que permitem compreender conceitos aplicados na prática.

Se você é uma dessas pessoas, e prefere estudar presencialmente, o curso “Como atender melhor seu cliente” é exatamente o que você precisa!

6. O curso é acessível

E não estamos falando somente do preço! O curso “Como atender melhor o seu cliente” tem uma carga horária de 15 horas, é ministrado à noite e é oferecido em diferentes cidades do Espírito Santo. Com isso, ele é acessível mesmo para um empreendedor que tem uma agenda cheia. Você não vai precisar deixar de lado atividades importantes do seu negócio para participar. 

7. O curso é confiável

O Sebrae você já conhece. É um serviço social autônomo que há quase 50 anos estimula o empreendedorismo no Brasil, colaborando para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios. Oferece vários serviços voltados para as diversas áreas de uma empresa, incluindo cursos, consultorias, eventos, ferramentas e etc.

Um curso ministrado pelo Sebrae tem credibilidade. O conteúdo é desenvolvido por especialistas que entendem do assunto, para atender às necessidades reais dos empreendedores. Você vai ter acesso a informações que são relevantes de verdade para alavancar seu negócio. No caso do curso de atendimento ao cliente, o conteúdo inclui:

  • A importância da satisfação do cliente;
  • Perfil do profissional de atendimento;
  • Momentos da verdade das empresas;
  • Agregar valor gera encantamento ao cliente;
  • Os sete pecados no atendimento ao cliente;
  • Ações estratégicas para fortalecer a relação com o cliente;
  • Medindo a satisfação do cliente.

E então, está convencido de que vale a pena fazer o curso “Como atender melhor o seu cliente“? Não perca tempo para se inscrever: veja os próximos locais e datas, e escolha aquele que é mais conveniente para você. Lembre-se de que a inscrição é feita online, isto é, você não precisa ligar nem comparecer ao Sebrae para isso.   

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