E-mail marketing: entenda a importância para o seu negócio

E-mail marketing: entenda a importância para o seu negócio

E-mail marketing: entenda a importância para o seu negócio

A chave para administrar um negócio de sucesso é atrair clientes para fazer negócios com você. A questão sempre é: como fazer isso? Quais são as melhores maneiras de captar novos clientes e reter os fidelizados? Nisto, o e-mail marketing pode ser bastante estratégico. 

O marketing é um aliado essencial para vencer esse desafio constante. Entretanto, é preciso saber escolher e combinar diversas práticas, táticas e estratégias para extrair disso os melhores resultados. 

Entre as inovações e transformações das ferramentas e dos canais de marketing, o e-mail marketing é algo que, mesmo com o passar dos anos, permanece relevante e eficiente para empresas de todos os portes. 

Se você quer saber mais sobre o assunto, entenda, a seguir, por que é importante utilizar o e-mail marketing em seu negócio. 

Qual é a importância do e-mail marketing para o seu negócio? 

Qual é a importância do e-mail marketing para o seu negócio?

Primeiramente, é preciso conceituar o e-mail marketing. Trata-se de uma estratégia que, por intermédio de mensagens de e-mail personalizadas e segmentadas, a empresa comunica-se com clientes ou leads (contatos de sua base) captados. 

A base da estratégia de criação e disparo de e-mails, no âmbito do marketing digital, tem diferentes abordagens. Por sua forma de contato ser direta entre a marca e o consumidor, o e-mail marketing proporciona grandes resultados na aquisição de novos clientes. Aliado a ferramentas de automação e segmentação, a comunicação de seu negócio pode ser muito mais eficiente. 

De acordo com um levantamento, para cada US$ 1,00 gasto, o e-mail marketing gera US$ 38,00 em ROI (retorno sobre o investimento), o que o torna uma alternativa de excelente custo-benefício. 

Ainda, com a implementação de ações de e-mail marketing é possível:  

  • Aumentar o alcance de sua comunicação; 
  • Otimizar a base de contatos que receberá suas mensagens de acordo com seu planejamento; 
  • Obter um retorno considerável de conversões com um investimento baixo; 
  • Trabalhar os formatos de sua comunicação de forma versátil. 

Como estratégia, é importante que você considere de forma analítica o conjunto de ações de marketing digital e tradicional realizadas por seu negócio. Dessa forma, as campanhas de e-mail marketing poderão complementar ou potencializar as etapas de seu processo de aquisição e conversão de clientes. 

3 ações simples de e-mail marketing para utilizar em seu negócio 

Ações simples de e-mail marketing para utilizar em seu negócio

As abordagens de e-mail marketing nem sempre precisam ser complexas ou exigir grandes investimentos de você ou de seus colaboradores. 

Existem ações bem simples que podem gerar resultados muito bons para o seu negócio, além de auxiliar nas vendas e na fidelização de seus clientes. Conheça algumas delas! 

1 – Newsletter 

Os e-mails têm uma enorme capacidade de manter seus clientes informados. O seu público poderá conferir as novidades em sua caixa de e-mail no momento que for mais conveniente. 

De qualquer maneira, isso ajuda a criar a percepção de que a sua empresa está “pensando nele”, que “lembrou dele”, sobretudo quando é utilizado um nível de personalização das mensagens. 

Quem autorizou ou se inscreveu para receber as atualizações optou por manter esse tipo de contato. E isso cria um cenário favorável para os resultados de suas ações — desde que suas mensagens sejam, realmente, relevantes para o destinatário.  

Com isso, o modelo mais difundido em estratégias de e-mail marketing são as newsletters. Tratam-se de e-mails com o objetivo de transmitir informação e atualizações ao cliente, de forma periódica. 

Um novo lançamento está em estoque em sua loja? Foi detectado que seu público tem dúvidas em relação a uma mudança em seu serviço? Por que não informá-los de maneira segmentada e personalizada sobre essas questões? 

Para uma estratégia de e-mail marketing, as newsletters são úteis por encaixarem-se em qualquer estágio de seu funil de vendas. Isso significa que, seja o destinatário do e-mail um curioso sobre sua marca ou um comprador consolidado, esse formato pode ser ajustado e igualmente efetivo. 

2 – E-mail de boas-vindas 

Ações de e-mail marketing são essenciais para aumentar as taxas de conversão e impulsionar vendas. Na verdade, 73% dos profissionais de marketing consultados em uma pesquisa afirmaram que o e-mail é uma opção crítica na jornada do cliente. 

Se você já atraiu contatos para sua lista de e-mail, parabéns! Mas há mais trabalho a ser feito – para obter o ROI máximo da sua lista, você precisa construir relacionamentos sólidos com seus novos leads. E isso pode iniciar com seu e-mail de boas-vindas. Este primeiro contato é bastante estratégico para a manutenção e o sucesso desse relacionamento. 

Com isso, lembre-se de que, antes que seu e-mail de boas-vindas possa influenciar a decisão de compra de um lead, você precisa fazer com que ele o abra. É aí que entra a criação de uma linha de assunto atraente. O assinante forneceu um endereço de e-mail e agora você tem a oportunidade de dar algo valioso para ele em troca. 

Grandes marcas, como Amazon e Airbnb, usam essa linha para agradecer seus assinantes e recebê-los em sua comunidade. É importante criar algo que estimule o destinatário a abrir o e-mail. 

Você pode usar a linguagem para criar expectativas, como “O que vem a seguir?” ou “Informações importantes nesta mensagem”, mas certifique-se de atender a essas expectativas. Uma chamada para ação também encoraja aberturas – algo leve, como “Participe de nossa comunidade”. 

Então, ao invés de simplesmente automatizar uma confirmação de cadastro, aproveite para iniciar a relação entre sua marca e seu futuro cliente de forma única. Um e-mail de boas-vindas pode falar mais sobre o que seu negócio oferece e fornecer detalhes que sejam relevantes neste primeiro momento. Se for apropriado, este primeiro contato pode até estar integrado a uma ação promocional exclusiva. 

3 – E-mails sazonais 

Existem períodos do ano em que o e-mail marketing é um grande aliado para fortalecer sua marca e suas vendas. Dia dos Pais, Natal, Black Friday, feriados e outros períodos sazonais são boas oportunidades para enviar uma mensagem especial que potencialize seus resultados de vendas. 

Com recursos visuais criativos e um bom texto, as ações de e-mail marketing sazonais podem ser um bom estopim para suas ações de marketing nesse período. É possível, inclusive, engajar clientes já mais “frios” em sua base, que não interagem com o seu negócio, e chamar sua atenção para uma promoção ou conteúdo relevante para a data em questão, trazendo-os de volta para uma base de contatos mais ativa. 

Como você viu, pequenas ações e estratégicas podem ser colocadas em prática em seu negócio para impulsionar as suas vendas e se relacionar com seus clientes. 

Mas, além de se fazer presente, é preciso sempre buscar novas formas de se destacar entre os concorrentes. Neste artigo, falamos um pouco sobre isso: “Como manter os clientes interessados nos produtos e serviços que você oferece”. Confira!

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