Como manter os clientes interessados nos produtos e serviços que você oferece

Como manter os clientes interessados nos produtos e serviços que você oferece

Entenda como fidelizar clientes

Fidelizar clientes é um grande desafio para qualquer negócio. Por vezes, as vendas acontecem em uma proporção aceitável, mas apenas um pequeno percentual delas será recorrente.

Em termos práticos, isso é um problema, pois o custo para aquisição de um novo cliente é superior ao da fidelização, o que compromete a lucratividade de muitas empresas. Tenha em vista que quem já contrata ou adquire seus produtos e serviços não precisa ser convencido da relevância da solução oferecida.

Acontece que, durante a relação estabelecida com o cliente, por questões muito pontuais, o consumidor não é motivado a efetuar uma nova compra e acaba aderindo à solução de um concorrente ou simplesmente deixando de comprar.

Se no âmbito da sua empresa você identificou esse problema ou tem algo a melhorar, vale conferir este artigo. Vamos falar de várias estratégias e abordagens que podem ser empregadas para qualificar o relacionamento com o seu público e, assim, mantê-los interessados em seus produtos e serviços. Confira!

Como oferecer um atendimento de qualidade?

Você há de concordar que, em se tratando de fidelizar clientes, o atendimento representa um cuidado à parte. Prova disso é que, quando temos uma experiência negativa com uma empresa em algum canal de comunicação, uma tendência muito natural é não adquirir novamente os seus serviços ou produtos.

A solução adquirida pode até ter sido satisfatória mas, se por algum motivo o atendimento foi falho, seja por conta de uma demora para oferecer respostas, falta de transparência ou de proatividade, a reputação da empresa ficará comprometida e a fidelização mais distante.

Vejamos, então, o que pode ser feito para otimizar o atendimento.

Explore uma abordagem consultiva em suas vendas

Explore uma abordagem consultiva em suas vendas para fidelizar clientes

Para quem não conhece, com a abordagem consultiva de vendas temos um vendedor que se comporta como um consultor. Nas suas interações com o cliente, mais que tratar dos benefícios e vantagens de seu produto ou serviço, ele vai se preocupar em entender qual é a real demanda apresentada pela pessoa ou empresa em questão.

Por também ser um especialista no segmento de mercado em que atua, o vendedor consultivo poderá apresentar informações estratégicas de acordo com a necessidade de cada cliente e, ao final, oferecer uma solução altamente personalizada, que de fato atenda às necessidades de quem se interessar pelos produtos ou serviços da empresa.

Saiba dizer não a seus clientes

Por mais contraditório que possa parecer, nem sempre o cliente tem razão. Em alguns contextos, é válido que seu negócio não se proponha a atender alguns pedidos ou exigências.

Essa é uma colocação um tanto óbvia mas, em muitas situações, pensando em não desagradar determinado cliente, gerentes e vendedores prometem o que não podem cumprir, como prazos super apertados ou serviços e produtos com características incomuns para a cadeia produtiva da empresa.

Em situações como essa, o mais indicado é ser transparente para não frustrar as expectativas dos clientes pois, por mais que em um primeiro momento tenhamos um potencial desacordo, esse cenário é melhor que prometer e não cumprir.

Esteja disponível em diferentes canais de comunicação

Esteja disponível em diferentes canais de atendimento

Para qualificar seu atendimento e fidelizar clientes, é importante se fazer presente nos canais de comunicação disponibilizados pela empresa, pois não é nada interessante priorizar um canal em detrimento de outros.

Ao informar que os chats das redes sociais do negócio estão abertos para quaisquer solicitações de seu público, por exemplo, o correto é estar disponível para responder a qualquer pergunta naqueles canais dentro de um intervalo de tempo razoável. Caso contrário, por mais que você tenha uma equipe disponível para realizar atendimento por e-mail ou telefone, a mensagem passada por seu negócio é “temos um canal habilitado para atendimento, mas ele não funciona”.

Conheça algumas iniciativas para fidelizar clientes

Confira, agora, algumas iniciativas que contribuem para fidelizar clientes.

Aja prontamente com base nos feedbacks recebidos

Erros acontecem no âmbito de qualquer empresa. O que diferencia uma empresa capaz de fidelizar clientes daquela que não é, tem a ver com sua forma de lidar com eles.

Negócios capazes de responder prontamente a feedbacks de seus clientes demonstram se importar de verdade com a opinião de seus consumidores, qualificando o relacionamento com o seu público.

Invista em marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento é mais uma forma de fidelizar clientes. Você já ouviu ou sabe ao que se refere esse termo?

Basicamente, estamos falando de um conjunto de ações colocadas em prática para desenvolver e manter um relacionamento com o público de sua empresa. Trata-se de estreitar laços e transmitir uma mensagem de que seu negócio é um parceiro e não apenas um agente interessado em vender um produto.

Um dos grandes objetivos do marketing de relacionamento é fazer com que seus clientes se tornem fãs de sua marca, passando a promovê-la em diferentes espaços.

Não podemos falar em uma forma única de colocar em prática essa estratégia, mas alguns tópicos devem ser considerados para fidelizar clientes, tais como:

  • promoção de um atendimento de alta qualidade;
  • desenvolvimento de uma estratégia de comunicação personalizada para a sua audiência;
  • tratativa comercial transparente com todos os consumidores;
  • oferta de soluções altamente relevantes para o consumidor.

Use a tecnologia a seu favor para fidelizar clientes

Em se tratando de fidelizar clientes, a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada, sobretudo se pensarmos em suas aplicações e possibilidades para a área de vendas e atendimento.

Atualmente, alguns softwares de gestão permitem centralizar informações detalhadas sobre o perfil de cada cliente, que ficam disponíveis em tempo real, de forma atualizada e acessível a partir de qualquer tipo de dispositivo eletrônico, permitindo a gestores, vendedores e demais equipes otimizarem seu trabalho.

Pensando em rotinas de vendas, por exemplo, um vendedor que sabe que determinado cliente sempre realiza o mesmo pedido de um produto de forma periódica pode contatar essa pessoa ou empresa na data adequada para confirmar a necessidade de adquirir aquela mercadoria. Nesse caso, sua tratativa com o cliente será altamente personalizada, pois terá em mãos todo o histórico de compras, assim como as informações cadastrais da empresa ou pessoa.

Assim, além de confirmar ou não a necessidade do produto normalmente adquirido, ele pode se prontificar para atender novas demandas, captando ainda mais informações sobre o perfil de consumo daquele cliente, o que, por sua vez, permite qualificar ainda mais esse relacionamento.

Já que falamos hoje sobre como manter os clientes interessados nos produtos e serviços que você oferece, sugerimos a leitura deste artigo: “5 erros que te impedem de fidelizar clientes”.

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