Já faz tempo que o Instagram deixou de ser uma rede social de mero entretenimento e se tornou um ambiente de oportunidades de negócios. Com mais de 1 bilhão de contas ativas, era de se esperar que esse ambiente entrasse na mira tanto de grandes marcas quanto de pequenas empresas.
Um dado interessante a esse respeito é que pelo menos 50% dos usuários seguem perfis comerciais. Ou seja, um número significativo de pessoas deseja acompanhar o que as empresas estão “dizendo” ou oferecendo.
Na prática, isso se reflete em oportunidades de negócios para empresas de todos os portes, inclusive para micro e pequenas empresas. Quer saber como aproveitá-las? Confira o artigo de hoje com 7 dicas sobre como divulgar melhor seus serviços e/ou produtos no Instagram.
O Instagram é uma rede social predominantemente visual. Isto é, conteúdos em imagem e vídeo se destacam em relação aos demais, de modo que, quem deseja engajar o seu público precisa apostar nessa abordagem.
Pensando nisso, você deve caprichar nas fotos postadas no perfil de seu negócio, utilizando câmeras com excelente resolução, além de se preocupar com a produção e edição das imagens. Entre tantos conteúdos postados diariamente, é preciso obedecer certo parâmetro de qualidade para se destacar.
Um dado interessante a esse respeito é que a maioria das publicações no Instagram tem menos de 10 curtidas. Essa informação, por si só, não diz muito, pois seria interessante analisá-la de forma conjunta à “variável” alcance. No entanto, um número tão reduzido de likes para tantas publicações indica que muitas postagens não despertam interesse.
Assim como as imagens, os vídeos curtos também engajam. Existe, até mesmo, um formato próprio para essas publicações, que são os vídeos nuggets. Com duração de até 1 minuto (tempo máximo de duração para vídeos no feed), eles trazem uma espécie de template com uma chamada para o conteúdo e, naqueles 60 segundos, mostra uma prévia de um vídeo maior.
Nesse curto intervalo de tempo, você pode resumir para sua audiência a mensagem de um conteúdo de mais “fôlego” para que eles se interessem por ele e o acessem. No contexto de grande competitividade das redes sociais, é preciso, primeiro, reter a atenção das pessoas para, depois, propor uma interação que demanda mais tempo.
Os sorteios no Instagram são uma verdadeira febre. Para concorrer a produtos, vale-compras ou acesso a determinado serviço, perfis comerciais convidam sua audiência a curtir e compartilhar publicações que veiculam a oferta. Geralmente, as pessoas também são incentivadas a marcar perfis de amigos nas postagens, de modo a aumentar o seu alcance.
O sucesso dessa estratégia se justifica, em grande parte, pela facilidade de participar dos sorteios. Com apenas alguns cliques, o usuário está apto a concorrer. Tal comportamento também é justificado por uma velha máxima da publicidade: “a palavra grátis é intoxicante”. Isto é, as pessoas não costumam perder a oportunidade de desfrutar de alguma vantagem, seja ela qual for, a custo zero.
A popularização das redes sociais deu origem a um novo grupo de formadores de opinião, que são os chamados influenciadores. O Instagram está repleto deles.
Pessoas à frente de perfis com essas características engajam o público mostrando seu estilo de vida e um pouco sobre seu dia a dia, apresentando dicas sobre determinados temas, repercutindo assuntos muito comentados, enfim, eles demonstram nas redes uma forma de ser e de viver, além de emitir opinião a respeito de determinadas questões.
E, como qualquer pessoa pública, o posicionamento dos influenciadores repercute sobre determinados segmentos da sociedade. Essa popularidade costuma ser instrumentalizada a partir de parcerias para a promoção de produtos e serviços. Isto é, os influenciadores recomendam, de forma contextualizada, as soluções oferecidas por diferentes empresas.
Tendo em vista que o investimento para essas parcerias é proporcional ao número de seguidores e os influenciadores são acompanhados por, no mínimo, outros 10 mil perfis (embora existam os nano influenciadores com, no mínimo, 1.000 seguidores), até mesmo para pequenas empresas é possível investir nessa estratégia.
Para isso, vale realizar uma avaliação apurada de seu nicho de mercado para identificar perfis relevantes para promover o seu produto ou negócio. Essa análise é até mais importante que o número de seguidores.
No Instagram e em qualquer outra rede social, engajamento e regularidade das publicações andam de mãos dadas. Por isso, é muito importante planejar um calendário de postagens em seu perfil.
Esse trabalho deve ser encarado como qualquer outro processo no âmbito de seu negócio. E, caso você não possua a expertise necessária para realizá-lo, a terceirização é uma opção. Com um profissional ou empresa dedicada para esse fim, suas chances de obter bons resultados na divulgação de seu negócio aumentam consideravelmente.
Para quem não tem muita familiaridade com a produção e distribuição de conteúdo para redes sociais, segue uma dica muito importante: não transforme seu perfil em um outdoor. Ou em um panfleto.
Falar sobre seu produto e suas características é importante, mas nem de longe é tudo. As pessoas se interessam, prioritariamente, por conteúdos que, de alguma forma, sejam relevantes para elas. E temos muitos tipos de publicações que podem ser exploradas: memes, tutoriais, lembranças de datas comemorativas, vídeos informativos, enfim, o que não faltam são opções.
E, na hora de apresentar uma oferta ou falar diretamente sobre as vantagens de seu produto, não faça isso de forma simples e direta. Pense em uma mensagem personalizada, que vá além de apenas descrever preços e condições.
Pensar em conteúdos autorais para publicar semanalmente não é tarefa das mais fáceis. A boa notícia é que não é preciso gerenciar seu perfil comercial no Instagram a partir dessa perspectiva.
É possível, por exemplo, entrar na onda de conteúdos virais, como memes muito populares, hashtags e desafios em alta na internet. Isso, claro, de forma contextualizada para o seu público.
Gostou de nossas dicas sobre como divulgar melhor seus serviços no Instagram? Aproveite para conferir mais este conteúdo no blog do Sebrae ES: “Compras por app vieram para ficar: seu negócio está pronto para vender online?”