4 Dicas para você começar a vender online

4 Dicas para você começar a vender online

Vender online é um sonho compartilhado por muitos pequenos empreendedores.

Vender online é o sonho de milhões de empreendedores no país. Segundo o Instituto Ipsos (empresa francesa que realiza pesquisa sobre inteligência de mercado), 50% dos brasileiros pretendem abrir o próprio negócio até 2024. Entre as vantagens do ambiente digital podemos listar: boa lucratividade, possibilidade de crescimento escalável e logística facilitada em relação ao varejo tradicional. 

Ao mesmo tempo, esse é um mercado em disputa por um número crescente de empresas. Portanto, ter competitividade está cada vez mais difícil. Existem também dificuldades relacionadas à operacionalização de um negócio online, que passam por várias questões, entre elas: 

  • estratégias de vendas em meio digital; 

  • escolha da plataforma ideal; 

  • logística de distribuição dos produtos.

De fato, são muitos os desafios. Ainda assim, com organização e planejamento adequados, é possível estruturar seu e-commerce e começar a vender online. Mas como chegar a esse objetivo? Neste artigo, trazemos 5 dicas para você tirar do papel sua ideia de negócio. Confira!

1. Entenda as diferenças para o varejo tradicional

Empreendedores que iniciam um processo de transição do varejo tradicional para o online precisam se atentar para diferenças importantes. De modo intuitivo, muita gente já sabe que se tratam de negócios diferentes, por isso é preciso muito planejamento para evitar ser pego de surpresa. 

Nesse sentido, alguns aspectos logísticos chamam a atenção. O peso e o volume dos produtos, por exemplo, são dois deles. Mercadorias leves e de pequenas dimensões contam com maior margem de lucro do que as demais, pois terão menor custo de frete e serão mais fáceis de embalar. Itens totalmente fora dessas características precisam apresentar alto valor agregado para serem economicamente viáveis. 

2. Identifique as melhores plataformas para vender online

Loja virtual própria x marketplace: entenda vantagens e desvantagens

Nos últimos anos, assistimos à popularização dos marketplaces. Entre outras coisas, eles oferecem a hospedagem de lojas virtuais em ambiente de trocas, sob a promessa de oportunizar grande visibilidade a todos os negócios parceiros. 

Na prática, a plataforma é que se preocupa com todas as questões relacionadas à hospedagem e ao suporte do e-commerce. Ao lojista, cabe apenas cadastrar um perfil e incluir seus produtos. Em troca, o marketplace ganha um percentual sobre cada venda. 

Para o empreendedor que não tem grande familiaridade com esse universo ou tem pouco capital financeiro para investir, buscar uma plataforma para vender online é uma excelente saída. No entanto, saiba que operar apenas em marketplaces tem seus riscos e desvantagens.

Primeiro, tenha em mente que cada marketplace conta com uma política própria de visibilidade e ranqueamento nas buscas — e ela pode mudar conforme os interesses da empresa. Isso significa que, se hoje uma determinada loja aparece em primeiro lugar nas buscas por determinados produtos, nada garante que esse seja o mesmo cenário pelos próximos períodos. 

Em segundo lugar, o percentual sobre as vendas também tende a ser uma desvantagem. Se em seu próprio e-commerce você não teria nenhum custo com intermediários, o mesmo não acontece na plataforma. A depender do marketplace escolhido, esse custo ainda pode ser bastante elevado — inclusive, pode ultrapassar os 10% —, situação que compromete sua lucratividade. 

3. Promova seu negócio em redes sociais

Vender online implica diretamente promover seu negócio em diferentes meios. Um dos canais mais interessantes para fazer essa divulgação são as redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn. 

Confira algumas ações que podem ser implementadas com o objetivo de alcançar o engajamento de sua audiência e a conversão em vendas online:

  • criação de fanpage;

  • desenvolvimento de conteúdos compartilháveis;

  • interação com o público em comentários;

  • atendimento via direct, Facebook Messenger e WhatsApp;

  • venda pelo Instagram Shopping;

  • abordagem de perfis comerciais no LinkedIn.

4. Disponibilize bons canais de atendimento

Para vender online, também é preciso estar presente em diferentes canais de atendimento. Em relação às compras feitas em âmbito digital, tenha em vista que um dos grandes receios dos consumidores tem a ver com a condição de pequenos lojistas oferecerem o suporte necessário em caso de dúvidas sobre as especificidades de produtos, logística de entrega e atendimento no pós-venda.

Por isso, esteja disponível no WhatsApp, no Facebook Messenger, no Instagram Direct, no e-mail, em chats do seu site e onde mais for possível para atender às demandas do seu público. Mais do que se fazer presente em todos esses canais, é imprescindível treinar o seu time para estabelecer interações de qualidade com as pessoas. 

A equipe responsável por gerenciar as interfaces de atendimento deve estar pronta para esclarecer quaisquer dúvidas sobre seus produtos, sua logística de entrega, seus preços e suas formas de pagamento. Lembre-se de que, ao investir na qualidade do relacionamento com seu cliente, você aumenta as chances de fidelização e efetivar novas vendas.

Esteja disponível em diferentes canais de atendimento.

Com as dicas sobre como vender online apresentadas nesse artigo, você conheceu algumas estratégias para impulsionar o crescimento de seu negócio no ambiente digital. Estude a fundo todas elas e avalie o que pode ser relevante para você.

Para acompanhar outros conteúdos sobre o universo do varejo online, veja como realizar um pós-venda no eCommerce e aprenda a aplicar mais estratégias para o sucesso do seu negócio!

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