Negócio online: 6 ideias para te inspirar a criar o seu em 2020

Negócio online: 6 ideias para te inspirar a criar o seu em 2020

pessoa segurando smartphone na rua

Iniciar um negócio online pode ser uma ótima ideia para empreender em 2020. Os hábitos dos consumidores estão mudando com o passar dos anos – e isso inclui uma migração das compras para o mundo digital. Ou seja, cada vez mais as pessoas optam por comprar pela internet.

Essa realidade abre margem para o surgimento de diversas oportunidades. São inúmeros os produtos ou serviços que podem ser vendidos por meio da internet. Por conta da amplitude das ações digitais, até mesmo empresas que atingem um nicho muito específico podem ser bem-sucedidas.

A grande questão, quando falamos sobre abrir um negócio online, é encontrar uma boa ideia de negócio. Afinal, existem diversos outros concorrentes disputando esse mesmo mercado.

Neste artigo vamos abordar 6 ideias que podem servir de inspiração para a criação do seu negócio online em 2020. Vem com a gente!

Como funciona um negócio online?

mulher usando laptop

Um negócio online funciona da mesma maneira que qualquer outro negócio, exceto que, em vez de ter um local físico para o cliente interagir com seu produto ou serviço, as transações são feitas exclusivamente pela internet.

Quando falamos sobre um negócio online, é comum pensarmos no comércio eletrônico. A venda de produtos pela internet com a entrega feita na casa do cliente se tornou muito popular nos últimos anos. Se você quiser comprar um par de tênis, basta acessar uma loja online, efetuar a sua compra e receber o produto em mãos nos próximos dias.

Porém, os negócios online não estão limitados ao comércio eletrônico. Existem muitas outras possibilidades que podem ser exploradas – como serviços de consultoria online, software como serviço, aplicativos móveis, produtos digitais, entre outras.

Na verdade, hoje em dia você pode imaginar praticamente qualquer tipo de negócio e, razoavelmente, assumir que ele pode ser executado online. Basta que você tenha algo de valor para oferecer e encontre pessoas a pagar por isso na internet.

Vantagens e desafios do negócio online

Assim como na abertura de qualquer outro empreendimento, criar um negócio online possui diversas vantagens e desafios. A diferença é que, quando você consegue encarar esses desafios, existe um mundo de oportunidades a serem exploradas – afinal, a internet não impõe um limite nas suas possibilidades de vendas.

Veja alguns dos principais desafios e vantagens que você pode esperar de um negócio online:

  • Facilidade no início das operações. Iniciar um negócio online possui uma complexidade baixa quando comparamos com modelos de negócio tradicionais. Não é necessário se preocupar com toda a estrutura física – e praticamente tudo o que você precisa pode ser resolvido pela internet.

  • Baixos custos de inicialização. Como consequência da facilidade que acabamos de mencionar, os custos iniciais do negócio também costumam ser baixos. Porém, é preciso fazer uma boa análise financeira antes de iniciar o investimento para não ser pego de surpresa.

  • Baixos custos operacionais. Os custos de um negócio online continuam relativamente baixos após a sua abertura. Manter as atividades em funcionamento é mais barato do que para uma empresa que possui gastos com aluguel, salários de funcionários e outros custos recorrentes.

  • Vendas 24 horas por dia, durante todo o ano. Para grande parte dos modelos de negócio online, é possível fechar novas vendas a todo instante. Basta que os consumidores encontrem o site da empresa e façam a sua compra.

  • Acesso a uma base global de clientes. A internet acabou com os limites geográficos para as empresas. Ou seja, você pode vender para pessoas de qualquer lugar do Brasil (ou do mundo). Entretanto, isso também significa que você pode ter concorrentes espalhados por todos esses lugares.

  • Ferramentas de marketing mais avançadas. As ações de marketing digital são ideais para um negócio online potencializar suas vendas. Porém, é importante ter um bom conhecimento sobre essas estratégias – pois os seus concorrentes certamente também exploram isso.

  • Potencial de escalabilidade incrível. Um negócio online costuma ser bastante escalável. Ou seja, ele pode crescer bastante ao longo dos anos, sem muitos problemas para o gestor. Mas isso requer uma boa gestão do negócio para que todas operações fluam com eficiência.

6 ideias de negócio online para 2020

mulher usando notebook

Para abrir um negócio online com mais chances de sucesso é importante estar por dentro das novas tendências que envolvem o novo tipo de comportamento do consumidor, além das mudanças de mercado que precisam ser acompanhadas em tempo real.

Veja 6 ideias que podem servir de inspiração para você:

1. Plataforma de aprendizado online

A primeira e principal ideia de negócio de comércio eletrônico que você pode pensar é iniciar uma plataforma de aprendizado online. Embora existam vários portais de educação disponíveis no mercado, isso não significa que você não possa entrar nesse nicho de mercado. Afinal, essas são plataformas que ainda estão evoluindo.

A educação pela internet é uma forte tendência para os próximos anos. Por isso, tudo o que você precisa fazer é montar seus cursos de acordo com o que você pode ensinar, e procurar os alunos que desejam fazer esses cursos online. Trata-se de um segmento bastante aberto, e você precisa escolher uma área – seja acadêmica, profissional ou outros sub-nichos para posicionar seu negócio.

2. Mercearia e venda de alimentos 

O que você acha da ideia de vender alimentos pela internet? No mundo tecnológico de hoje, esse tipo de negócio está atraindo vários interessados. A lucratividade desse setor depende de como você gerencia seus relacionamentos com os fornecedores. E, também, da forma como direciona os clientes para o seu negócio.

Com a alta demanda por produtos e serviços de mercearia na vida das pessoas que trabalham, esse nicho continuará sendo uma das melhores ideias de negócio online nos próximos anos. Com o tempo, quando você sentir que sua empresa está crescendo, também poderá aumentar seus serviços e produtos no mercado.

3. Venda de infoprodutos

Nos últimos anos ocorreu um crescimento da demanda por infoprodutos, que são aqueles produtos que existem apenas no mundo digital – como cursos online, eBooks, aplicativos, revistas digitais, templates, entre outros. Se você possui conhecimentos ou habilidades que podem ter valor para o cliente, pode investir na produção desses materiais. Entre os benefícios dessa atividade estão os baixos custos de publicação, ausência da necessidade de envio físico, e possibilidade de alcançar um público maior pela internet.

4. Dropshipping

Dropshipping é a prática de vender um produto em seu site sem gerenciar – você mesmo – o estoque, mas pedindo ao fornecedor para enviar pedidos diretamente ao cliente. Dessa forma, não há necessidade de armazéns ou logística. Ou seja, você pode gerenciar seu negócio diretamente do seu computador – sem uma estrutura física.

Trata-se de uma alternativa atrativa para os empreendedores que buscam iniciar um comércio eletrônico sem toda a complexidade de gerenciar entradas e saídas de mercadorias do estoque.

5. Software como serviço (SaaS)

Se você tem o capital necessário para investir no desenvolvimento de um software, pode entrar no mercado de software como serviço. Trata-se da venda de plataformas por meio de planos para os usuários – como a Netflix, Spotify, Dropbox, Salesforce, Paypal, entre tantos outros exemplos de sucesso.

6. Vendas online

Por fim, é importante ressaltar que as tradicionais vendas de produtos pela internet continuam em alta. O segredo está em encontrar um nicho de mercado com boas oportunidades e saber como explorar as novas tendências – como a venda pelas mídias sociais, ações de marketing digital, aplicativos para smartphones, entre outras possibilidades.

 

Você gostou das ideias de negócio online para investir em 2020? Confira também os 8 passos para se tornar um líder de vendas no e-commerce em 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.