7 Dicas essenciais de finanças para Salão de Beleza

7 Dicas essenciais de finanças para Salão de Beleza

finanças para salão de beleza

Para quem quer empreender abrindo um salão de beleza, é preciso dedicar uma atenção especial à gestão financeira. O motivo é simples: diferente de outros modelos de negócios, o salão tem uma dinâmica especial de custos e receitas.

Imagine que você tem uma manicure na sua equipe; essa manicure não pode atender mais do que uma cliente de cada vez. A única maneira de atender mais clientes é contratando mais manicures, o que também aumenta os custos. Como dá para perceber, as finanças para salão de beleza são assunto sério.

Nesse post, você confere 7 dicas essenciais para a gestão financeira do seu salão. Com essas dicas, mesmo sem ser especialista no assunto, você vai entender melhor como cuidar do seu negócio, para manter as contas sempre no azul e, claro, aumentar sua lucratividade. Confira!

1. Calcular sua capacidade de faturamento

Como já foi dito na introdução, um salão de beleza só pode atender um certo número de clientes por dia (por semana, por mês), de acordo com o número de profissionais na equipe e a disponibilidade de horários de cada um para trabalhar.

Por isso, a primeira dica de finanças para salão de beleza é estimar qual é a capacidade máxima de faturamento, baseando-se nessas informações e no preço dos serviços. A estimativa será útil para manter os custos sob controle no dia a dia, para não gastar mais do que seria possível pagar.

2. Fazer controles adequados

Existem vários tipos de controles financeiros. O fluxo de caixa é um dos mais importantes; trata-se de um registro do dinheiro que entra e sai do caixa do seu negócio. Outro controle muito utilizado é o demonstrativo de resultados, que é um sumário mais geral dos custos e receitas.

É por meio deles que você pode identificar se os ganhos estão de acordo com aquela estimativa inicial e se os gastos estão coerentes com as necessidades do negócio. Em outras palavras, se alguma coisa estiver fora do lugar, fica muito mais fácil perceber e tomar medidas para reverter a situação.

O grande problema dos pequenos empreendedores é não saber, na prática, como se faz esses controles. Felizmente, é um problema que pode ser resolvido com o uso de modelos prontos de planilhas

finanças para salão de beleza

3. Elaborar o preço com coerência

Um dos aspectos mais importantes das finanças para salão de beleza é a precificação; o processo de estabelecer os preços dos produtos ou serviços. Ele deve ser coerente com os custos do negócio, com o perfil dos clientes, com a qualidade dos próprios serviços. Se o salão oferece uma experiência diferenciada aos clientes, faz sentido que o preço seja mais alto do que a média dos concorrentes. Também é preciso levar em consideração, ao elaborar o preço, a margem de lucro desejada. 

4. Buscar maneiras de reduzir os custos

Se for possível reduzir os custos fixos e variáveis do seu negócio, a lucratividade aumenta sem precisar mudar o preço dos serviços. Para isso, é preciso ficar atento principalmente aos desperdícios. Um ponto em que muitos salões possuem alta taxa de desperdício é com a perda de produtos devido à expiração.

Imagine, por exemplo, que um salão oferece serviços de depilação aos clientes. Para isso, cria um estoque de ceras de depilação. Porém, o estoque não é compatível com a procura real por esse serviço ou com o uso desse produto e, no final das contas, alguns potes de cera de depilação acabam passando da validade antes de serem utilizados. 

Identificar desperdícios como esse e acabar com eles é a maneira mais objetiva de reduzir os custos, e uma medida inteligente nas finanças para salão de beleza. 

5. Avaliar alternativas de crédito

Todas as alternativas de crédito são, basicamente, uma dívida para seu negócio. Porém, isso não significa que tomar crédito seja uma decisão ruim; pelo contrário, essa pode ser uma boa estratégia de gestão, desde que você aja com cautela e planejamento. Informe-se bem antes de solicitar qualquer tipo de crédito e tenha certeza de que vai poder pagar em dia, para não sofrer com o efeito bola de neve que acaba com as finanças de muitos devedores.

finanças para salão de beleza

6. Revise seu orçamento periodicamente

O orçamento é uma ferramenta poderosa para cuidar das finanças para salão de beleza, mas cuidado: muitos gestores cometem um erro. Conforme o empreendimento avança, seus objetivos e prioridades mudam, e o orçamento continua o mesmo. Isso não pode acontecer! É preciso revisá-lo periodicamente, para ajustar conforme a dinâmica do negócio.

Em um determinado momento, talvez você queira destinar mais recursos ao marketing do salão; em outro, talvez prefira disponibilizar um valor maior para alugar um espaço diferente, ou para comprar novos equipamentos.

Além disso, o orçamento também precisa ser compatível com o faturamento do salão. Portanto, em épocas nas quais o dinheiro que entra diminui, também é preciso segurar os gastos. 

7. Não se esqueça de calcular a comissão

Muitos salões de beleza não contratam profissionais como funcionários com vínculo estável, mas como autônomos. Nesse caso, o valor pago, em vez de ser um salário fixo, é uma comissão sobre os serviços prestados. Essa forma de contratação é autorizada por lei.

Você deve calcular essa comissão levando em consideração a média paga por outros salões, para atrair bons profissionais para a sua equipe. Ao mesmo tempo, lembre-se de que esse valor entra na estrutura de custos e, portanto, influencia diretamente nas finanças para salão de beleza.

E então, está pronto para colocar em prática essas dicas de finanças para salão de beleza? Uma recomendação final: tudo começa com um bom planejamento, feito desde o início do negócio. 

O Sebrae ES quer colaborar para o sucesso do seu salão de beleza. Nós criamos planos de negócios, oferecemos palestras, cursos, oficinas e consultorias. Está com dificuldades na gestão financeira? Acesse nosso site e veja como podemos ajudar!

Comentários

  • Roseli Maria Rocon | Abr 29,2019

    Excelente,de fácil entendimento,um mega aprendizado.

  • Chloe | Nov 29,2019

    Eu tenho sido um leitor silencioso por um longo tempo e só queria encorajá-lo a continuar. Realmente amo seus artigos.

    • Sebrae ES | Jan 8,2020

      Chloe, muito obrigado pelo feedback! Seguiremos firmes e fortes com os artigos, e contamos com sua presença no blog sempre! 😀

  • Álvaro Vinícius | Jul 28,2022

    Poxa gostei muito do seu artigo, o outro blog que eu estava lendo não tinha a mesma informação. A sua está correta.

    • Sebrae ES | Jul 29,2022

      Ficamos felizes com seu feedback, Álvaro! Continue nos acompanhando para mais informações relevantes como esta! E se precisar, o Sebrae/ES está aqui para você! 🙂

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.