10 Dicas para montar um salão de beleza

10 Dicas para montar um salão de beleza

montar um salão de beleza

Montar um salão de beleza é um negócio que tem grande potencial no Brasil. Afinal, dados indicam que nós ocupamos a 3ª posição no ranking mundial do mercado da beleza; e esse segmento, de acordo com o IBGE, está entre os 10 principais do varejo no país.

Se você ficou animado com esses números e quer empreender abrindo um salão, nós preparamos uma lista com 10 dicas para que você já comece sua jornada empreendedora com o pé direito. Ficou curioso para descobrir quais são? Então, vamos começar!

1. Determinar o público-alvo

Um salão de beleza pode atender diferentes públicos. Existem os salões afro; as barbearias, que agora voltaram com força total; os salões que atendem noivas; e assim por diante. Definir qual será o seu público-alvo também significa definir qual será a identidade do seu negócio. Todas as suas decisões devem levar em consideração esse público, suas necessidades, suas preferências.

2. Pesquisar o mercado e a concorrência

Pesquise, na região onde você pretende montar um salão de beleza, quais são os outros salões, o tipo de público que eles atendem, o tamanho, os serviços que oferecem. Você pode usar essas informações como referência para tomar decisões, pensando em como o seu estabelecimento vai se destacar da concorrência local. Além disso, pesquise também oportunidades, por exemplo, outros tipos de negócios que poderiam ser parceiros do seu salão.

3. Definir os produtos e serviços que vai oferecer

Existe uma infinidade de serviços que um salão pode oferecer: corte de cabelos, tintura, manicure, pedicure, depilação, maquiagem, e a lista continua. A escolha daqueles que o seu salão vai disponibilizar também é um fator que ajuda a criar identidade para o negócio e diferenciá-lo dos concorrentes. Aliás, é por isso que alguns salões apostam em agregar produtos e serviços que não são de beleza, como a venda de roupas e jóias no local, ou um serviço de bar ou café para os clientes.

montar um salão de beleza

4. Escolher o ponto

Escolher um bom ponto para montar um salão de beleza faz muita diferença para os resultados. Por exemplo, se você abrir seu negócio em um bairro onde ainda não tem um salão, a proximidade vai levar muitos moradores desse bairro a visitar seu estabelecimento pelo menos uma vez.

Porém, lembre-se de que o ponto só vai até “certo ponto” (com o perdão do trocadilho!); o que faz com que as pessoas voltem não é a proximidade, apenas, mas a qualidade dos serviços e da experiência. 

5. Pensar na infraestrutura e nos equipamentos necessários

Um salão de beleza precisa de uma certa infraestrutura e de um conjunto de equipamentos para que seja possível realizar os serviços. Por exemplo, se oferece depilação, precisa de salas individuais para atender os clientes com privacidade; se oferece cortes, tinturas e penteados, precisa dos lavatórios para lavar o cabelo; se oferece manicure, precisa de uma autoclave para esterilizar os instrumentos usados.

Você deve fazer uma lista do que é preciso para que o seu salão comece a funcionar e, claro, pesquisar qual seria o custo para providenciar todos os itens.

6. Descobrir as regulamentações que se aplicam

Será que existem regulamentações específicas para as atividades desenvolvidas em um salão de beleza? Será que você precisa de alguma documentação ou autorização especial para funcionar? Essas são questões essenciais para montar um salão de beleza ou qualquer outro negócio porque, sem atender às exigências burocráticas, você não pode abrir o estabelecimento. 

Bom, a resposta é que existem, sim, algumas exigências. Por exemplo, você deve ter um alvará de funcionamento emitido pela Prefeitura, sendo que cada município tem suas próprias regras para fornecer esse documento. Além disso, por razões de segurança e saúde, é preciso observar as normas da Anvisa

7. Selecionar os funcionários

Os funcionários do salão precisam ser selecionados com cuidado, pois a qualidade do trabalho e do atendimento que eles oferecem é um fator essencial para fidelizar os clientes. Porém, não se esqueça de que você, proprietário do salão, também tem um papel importante: organizar treinamentos, para que sua equipe fique cada vez mais qualificada. 

montar um salão de beleza

8. Considerar fornecedores e estoque

Sem determinados produtos, o salão não pode funcionar, correto? Por isso, você precisa planejar qual deve ser o estoque de produtos ideal para que, mesmo diante de algum imprevisto, as atividades não parem.

Além de planejar o estoque, também é preciso escolher os fornecedores. Não caia na armadilha de se guiar apenas pelo preço; fatores como flexibilidade nas condições de pagamento e agilidade na entrega podem ser ainda mais importantes. 

9. Elaborar formas de divulgação

O segmento de salões de beleza tende a ser bastante concorrido; segundo reportagem do Jornal Hoje, entre 2012 e 2016, o número de salões no Brasil quase quadruplicou. Para não ser esquecido no meio de tantos outros salões, o seu precisa de uma divulgação eficiente.

Atualmente, a grande aposta é o Marketing Digital, com destaque para as redes sociais, como Facebook, Pinterest e Instagram. Além de levar seu trabalho a mais pessoas, elas também permitem conectar-se com quem já é cliente.

10. Fazer o plano de negócios

O plano de negócios é um documento em que você detalha cada aspecto do seu projeto empreendedor. A elaboração do documento ajuda a identificar furos na ideia e pontos de risco, o que é ótimo, porque então você pode tomar medidas para eliminar os problemas antes que eles aconteçam de verdade. Além disso, o documento pronto serve como um mapa, orientando suas decisões antes e depois de abrir o negócio.

Você não sabe elaborar um plano de negócios? Não tem problema. O Sebrae tem soluções para fazer o plano com você ou capacitá-lo para fazer sozinho. Afinal, uma ajudinha, especialmente no começo, é sempre válida, certo?

Essas são as 10 dicas para montar um salão de beleza. Você está seguro de que esse é o tipo de negócio no qual quer investir? Se você estiver decidido a seguir adiante com essa ideia, vale a pena participar do Empretec.

O Empretec é um seminário organizado pelo Sebrae para o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, que vão ajudá-lo a vencer os desafios de montar qualquer negócio. Visite a página do seminário e inscreva-se!

Comentários

  • Rosa Iacovantuono | Nov 3,2019

    Amei as dicas! Essa é a hora de se profissionalizar e se tornar uma empreendedora de sucesso. Achei legal porque no texto não pareceu algo muito distante.

  • Gabriela | Set 27,2020

    muito boa as dicas, meu sonho é montar meu propio salão de beleza.

    • Sebrae ES | Jan 7,2021

      Estamos aqui para auxiliar na realização deste sonho, Gabriela!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.