Como está o desempenho do seu e-commerce?

Como está o desempenho do seu e-commerce?

Página do Google Analytics na tela de um laptop
www.unsplash.com

O e-commerce tem sido uma alternativa muito utilizada pelos clientes que pretendem economizar. Além de oferecer preços mais baixos e comodidade, este canal de vendas funciona 24h por dia e chega às residências de quase todo o Brasil e, até mesmo, do mundo. Por isso, o mercado online abre uma janela de oportunidades para os empresários. Mas o caminho a ser percorrido até o sucesso não é tão simples.

Este canal funciona como uma metrópole, onde encontramos grandes magazines, lojas de médio e pequeno porte, em meio a uma constante disputa, em busca da atenção dos consumidores. Se destacar no mercado online não é uma tarefa fácil e exige planejamento, comprometimento e ação.

Para auxiliar os empresários, o Sebrae realizou uma análise de fatores-chave de sucesso no e-commerce. Esses fatores correspondem aos itens mais sensíveis ao sucesso ou fracassos de um varejo online.

Entre tantos temas de gestão e mercado que existem, foi constatada a importância de observar alguns considerados mais críticos. São eles: Segmentação, Promoção, Marketing de Relacionamento, Mobilidade, Tempo de Carregamento; Otimização de buscas; Preço; Prazo; Métricas e Comunicação Visual.

Segmentação

No e-commerce, como em outras áreas dos negócios online, ter um conhecimento profundo do público-alvo que se deseja atingir é essencial para diversos aspectos da operação. Bem como a definição do mix de produtos oferecidos, e também a estratégia de marketing online a ser adotada.

Promoção

É fundamental ter um bom planejamento para conseguir promover o seu negócio em meio à concorrência tão grande. E vale lembrar que a concorrência do e-commerce abrange o mundo inteiro!

Marketing de Relacionamento

Atrair, manter e aumentar o relacionamento com os clientes é um diferencial que pode melhorar o posicionamento corporativo das empresas frente aos diversos nichos e segmentos.

Mobilidade

Cada vez mais as pessoas acessam a internet via smartphones e tablets, sendo fundamental garantir a mobilidade do e-commerce. Por isso, novos formatos de venda baseados na localização e na facilidade da informação propiciam agilidade na tomada de decisão e na concretização dos negócios.

Tempo de carregamento

Mundo virtual é sinônimo de velocidade. Afinal, quem acessa a internet quer agilidade na navegação e na busca por informação. A lentidão pode gerar frustração no cliente virtual que busca justamente praticidade nas compras online.

Otimização de buscas para e-commerce

Pensar em uma loja virtual de sucesso sem um bom posicionamento nas páginas de respostas dos grandes buscadores é algo difícil. Afinal, sites de buscas são muitas vezes o primeiro porto de escala para qualquer consumidor online.

Preço

Uma das grandes dificuldades em um e-commerce é saber se posicionar em relação ao preço. As variáveis frete, custos operacionais e de produto ganham novos personagens, como custo da plataforma e-commerce, marketing digital e disponibilidade do produto e demanda.

Prazo

A logística representa um grande desafio para todo e-commerce, independente do seu tamanho. O relacionamento com seu cliente vai enfraquecer caso você deixe de entregar o pedido, não entregue no prazo ou faça o envio errado do produto ou demore para atender na logística reversa.

Métricas

As métricas de desempenho são dados que ajudam a medir e determinar o sucesso de um e-commerce, como a taxa de conversão, 0 número de visitas e o tempo médio de acesso, por exemplo.

Comunicação Visual

Ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, a comunicação visual de uma loja virtual vai além de aparência e da estética. A estruturação do layout, as ferramentas de navegação, usabilidade e as formas de apresentação dos produtos da loja definirão toda a experiência visual do usuário, que deve ser favorável a venda dos produtos, além de ter um peso considerável na demonstração de credibilidade da marca para o cliente.

Infográfico-Dez-Fatores-Chave-de-Sucesso-no-E-commerce

Se você já possui um e-commerce, que tal receber, gratuitamente, um relatório personalizado sobre o desempenho da sua loja virtual? E mais: o relatório leva em consideração os 10 fatores-chaves identificados pelo Sebrae!

Para isso, basta responder um questionário de 10 perguntas de múltipla escolha para conhecer a sua performance em cada um desses fatores para receber o relatório personalizado. Acesse http://www.sebraemercados.com.br/e-commerce/ e confira!


Já leu nosso último post ‘Você é empreendedor’? Confira aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.