Gestão amadora: tudo o que você precisa saber para se livrar dela

Gestão amadora: tudo o que você precisa saber para se livrar dela

Saiba como profissionalizar a gestão empresarial

Uma gestão empresarial amadora se reflete facilmente nos resultados obtidos pela organização que sofre desse mal. Prazos com clientes e fornecedores não são cumpridos, os funcionários não conseguem se antecipar a problemas considerados simples, as lideranças se perdem na hora de compatibilizar receitas e despesas, entre muitos outros problemas.

Com a persistência dessas dificuldades e com a crescente competitividade de mercados em todos os setores da economia, a sobrevivência de um negócio está, no mínimo, ameaçada. A curto prazo, o que se vê, muitas vezes, são oportunidades e clientes perdidos.

Para que isso não aconteça no âmbito de seu negócio, preparamos este artigo com várias dicas sobre como profissionalizar a gestão empresarial. Confira!

Desenvolva um diagnóstico situacional

Desenvolva um diagnóstico situacional

A primeira atitude a ser tomada quando se pretende obter um ganho de qualidade na gestão empresarial é a realização de um diagnóstico situacional. Para quem não tem muita familiaridade com o termo ou não conhece a finalidade dessa estratégia, devemos destacar que se trata de um “retrato” da organização.

É como se, em um relatório, fosse possível visualizar como está o desempenho de diferentes setores da empresa, como financeiro, recursos humanos, marketing e vendas. A partir dessas informações, os gestores podem identificar quais são os pontos críticos de sucesso para entender e identificar aqueles que estão comprometendo os resultados.

E, por se tratar de um trabalho que envolve certa complexidade, convém contar com uma consultoria especializada. Até mesmo porque um agente externo, que não esteja comprometido com os processos de trabalho da empresa, terá melhores condições de conduzir com independência o diagnóstico.

Crie um planejamento estratégico

O planejamento estratégico consiste em um processo gerencial para elaboração de ações de uma organização. Nesse trabalho, são definidos como os processos devem ser executados, quais recursos devem ser mobilizados para isso e quais metas devem ser alcançadas.

Combinado ao diagnóstico situacional, essa é uma ferramenta poderosa para se obter um ganho de qualidade na gestão empresarial. Na prática, você entenderá quais são as principais dificuldades a serem enfrentadas para, em um segundo momento, reorganizar a execução dos processos de trabalho.

Invista em ferramentas de gestão empresarial

Seja na elaboração do seu planejamento estratégico ou no dia a dia de seu negócio, algumas ferramentas de gestão conferem um ganho de eficiência notável na condução de processos de trabalho em diferentes setores.

Como exemplo, podemos citar os softwares de gestão financeira. Com esse recurso, você pode centralizar em um mesmo ambiente informações e dados sobre cadastro de fornecedores, folha de pagamentos, contas a pagar, títulos a receber, etc. Além disso, existem funcionalidades que permitem automatizar uma série de procedimentos, como taxação, apuração de tributos e agendamento de pagamentos.

A partir dessas e outras funcionalidades, várias rotinas administrativas são amplamente facilitadas, permitindo ao seu time se dedicar a atividades mais complexas, que demandam maior atenção.

Formalize processos e implemente sistemas de controle

Entenda a importância de se formalizar processos

Você já teve a sensação de estar executando uma atividade simplesmente pela força do hábito? Isto é, você sabe como funciona um processo e simplesmente dá prosseguimento às diferentes etapas relacionadas a ele.

Aparentemente, essa é uma situação rotineira. O problema está quando nessa cadeia produtiva temos alguém que não está suficientemente informado sobre como tudo deve acontecer e surgem dúvidas quanto à melhor forma de fazer algo. É exatamente nesses momentos que os principais entraves acontecem, pois, esse agente – muitas vezes um funcionário não treinado para absorver determinada atribuição – começa a tomar decisões de acordo com sua própria percepção do cenário.

Em resumo, é como se diferentes funcionários internalizassem um determinado método de trabalho que nunca foi validado pelas lideranças da empresa, algo muito comum em negócios que ainda não profissionalizaram sua gestão.

A boa notícia é que é relativamente simples contornar esse problema. Basicamente, por mais banal que seja o processo de trabalho, deve-se formalizar suas etapas de execução, seja na forma de um checklist, de um mapa de processos ou de uma planilha.

Com esse registro em mãos e devidamente treinados para fazer o que se espera deles, seus funcionários poderão consulta-lo sempre que necessário.

Falamos hoje sobre como profissionalizar a gestão empresarial de seu negócio. Para você se aprofundar nesse tema, sugerimos a leitura deste conteúdo: “Cursos online sobre empreendedorismo: profissionalize sua gestão!”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.