Sustentabilidade empresarial: 9 ideias inteligentes para fortalecer a imagem do seu negócio

Sustentabilidade empresarial: 9 ideias inteligentes para fortalecer a imagem do seu negócio

sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial possui uma importância cada vez maior para os negócios. Trata-se de um conjunto de ações que geram transformações inicialmente dentro da empresa, mas também se estendem para o cliente – criando um impacto de dentro para fora.

Imagine uma empresa que possui preocupação em gerenciar adequadamente os resíduos sólidos ou está envolvida em projetos sociais. Além dos benefícios internos, a imagem construída para a marca certamente gera uma percepção positiva entre os consumidores.

Além disso, a sustentabilidade empresarial é uma prática que não se resume a projetos ambientais, mas também na necessidade de investimentos em áreas internas e do dia a dia da instituição como, por exemplo, a saúde e a segurança dos funcionários – evitando possíveis acidentes e indenizações trabalhistas –, a satisfação dos colaboradores e o bem-estar no ambiente de trabalho.

Ou seja, tanto os recursos naturais quanto os direitos humanos precisam ser respeitados e protegidos. Veja a seguir 5 ideias inteligentes para explorar a sustentabilidade empresarial e fortalecer a imagem da sua instituição.

A importância da sustentabilidade empresarial

sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial é uma tendência que veio para ficar. Com a preocupação crescente com o meio ambiente, as organizações podem exercer um papel importante para a preservação da natureza e ainda obter benefícios para o desenvolvimento do negócio – em uma situação em que todos saem ganhando.

Veja os principais pontos que reforçam a importância da sustentabilidade empresarial:

Reduz o impacto ambiental

Um dos principais benefícios das políticas sustentáveis é que elas são, também, ecológicas. Isso contribui para minimizar — ou, ainda, eliminar — o impacto negativo que a produção tem no meio ambiente.

Facilita a gestão de custos

Práticas sustentáveis ajudam a empresa a otimizar seus custos. Isso porque as práticas implementadas incentivam alternativas mais econômicas, como: reaproveitamento de materiais, economia de energia elétrica, aproveitamento de recursos, entre outras.

Reforça uma imagem positiva da empresa

Ao adotar políticas de sustentabilidade, a empresa reforça uma imagem positiva para a sociedade. Isso porque a companhia demonstra preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, o que demonstra empatia.

Reduz o desperdício dentro da empresa

Outro ponto importante é a redução de desperdício. Isso inclui desde o consumo consciente de energia até o desperdício de materiais descartáveis, por exemplo.

Melhora a qualidade de vida dos colaboradores

Um dos aspectos mais relevantes é que, ao promover a sustentabilidade empresarial, as ações contribuem para a qualidade de vida de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com a organização. Isso porque tais práticas incentivam o aumento da produtividade do trabalhador e redução do estresse.

9 ideias inteligentes para fortalecer a imagem da sua empresa

sustentabilidade empresarial

Você quer levar a sustentabilidade empresarial para o seu negócio? Então veja como você pode colocar esse conceito em prática:

1. Mude os hábitos de sua equipe

Grandes mudanças começam com pequenos passos. Motive sua equipe a mudar seus hábitos diários em favor de escolhas ecológicas.

Substitua as xícaras de café descartáveis por canecas reutilizáveis, adicione lixeiras com separação do lixo no escritório e crie um manual com boas práticas para reduzir o consumo de energia elétrica. Assim, os funcionários se sentirão motivados a fazer algo útil para si e para o planeta.

2. Crie espaços verdes

Ter plantas em seu ambiente interno ajudará a limpar o ar e melhorar o clima geral – e, é claro, fará com que o escritório pareça mais bonito. Incentivar seus funcionários a cuidar das plantas fará com que se sintam mais responsáveis e envolvidos.

3. Pratique a reciclagem

Crie uma cultura de reciclagem dentro da sua equipe e, se possível, dê a cada pessoa uma tarefa específica para ajudar na reciclagem do escritório.

Algumas ideias podem ser a instalação e a verificação do uso de lixeiras, redução de papéis impressos, coleta de baterias usadas para reciclagem e a redução, ao máximo, do desperdício de alimentos. Quanto maiores forem os esforços para incentivar a reciclagem, melhor será a recepção da equipe.

4. Introduza uma política de trabalho flexível

Outra prática de sustentabilidade empresarial é oferecer condições flexíveis de trabalho aos seus funcionários. Por exemplo, trabalhar em casa tem vantagens consideráveis tanto para os funcionários quanto para o meio ambiente: isso os ajudará a ter um espaço de trabalho mais produtivo e reduzirá a emissão de carbono que normalmente produziriam em seu trajeto para o trabalho.

5. Migre para o mundo digital

As novas tecnologias estão causando uma grande transformação no ambiente empresarial. O que poucos empresários notam é que essas mudanças também podem ser boas para o meio ambiente.

Ao digitalizar documentos e reduzir o uso de papel, a natureza também sai ganhando. Trata-se de uma forma de economizar custos e diminuir o impacto ambiental com base na sustentabilidade empresarial.

6. Envolva toda a equipe

O envolvimento da sua equipe é fundamental para manter uma cultura de sustentabilidade empresarial. Motive-os a participar de iniciativas ecologicamente corretas – como gerenciar o lixo da cozinha de maneira inteligente, trocar caronas ou participar de eventos com essa temática.

Você também pode ser criativo com as atividades de construção de equipes. Já pensou em organizar uma oficina de jardinagem ou um desafio da semana verde para sua equipe? Essas são atividades que podem causar uma boa mobilização.

7. Gerencie o consumo de energia

Manter os níveis de energia dos seus equipamentos de escritório sob controle é útil, especialmente quando se trata de reduzir suas contas de energia elétrica. Peça à sua equipe para desligar o equipamento da noite para o dia e desconectar a energia elétrica durante os fins de semana, feriados prolongados e períodos de férias.

Ao comprar novos laptops e equipamentos de tecnologia para o escritório, faça uma pesquisa prévia e escolha os melhores itens de baixo consumo de energia dentro da faixa de preço. Quando seu equipamento estiver fora de uso, você também pode reciclá-lo.

8. Comece a agir localmente

Depois de implementar a sustentabilidade empresarial dentro do seu negócio, você pode começar a atuar fora dele. Você pode se envolver em eventos de conscientização, adotar um canteiro próximo à empresa para cuidar, patrocinar programas voluntários, apoiar projetos de reflorestamento, entre outras ações benéficas para a comunidade.

9. Preste contas para a sociedade

Como empresário, você possui um papel importante dentro da sociedade. Você está mobilizando um grande volume de recursos financeiros e possui pessoas trabalhando diariamente para suportar as suas causas. Nada mais justo do que mostrar para a comunidade como você está gerando valor, não é?

Esse momento de prestação de contas permite que você mostre para todos como o seu negócio gera impactos positivos – incluindo todas as iniciativas de sustentabilidade empresarial adotadas. Com isso, a imagem da sua organização fica fortalecida entre o seu público.

 

Você gostou das ideias para aplicar a sustentabilidade empresarial? Confira também essas 9 dicas para ter um negócio sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.