Quer montar um bar ou restaurante? Confira nossas dicas para abrir o seu!

Quer montar um bar ou restaurante? Confira nossas dicas para abrir o seu!

montar um bar ou restaurante

Se você já pensou em abrir um bar ou restaurante, saiba que o momento pode ser bom. Segundo a ANUFOOD Brazil, em 2022, estima-se que o setor de food service movimente R$ 526 bilhões. Se você pretende ter uma parcela desse faturamento, que tal montar seu negócio esse ano?

Caso goste da ideia de empreender e é apaixonado por servir bem as pessoas, mas não sabe por onde começar para ter seu próprio estabelecimento, esse post foi feito para você. Aqui, reunimos as dicas principais para dar o pontapé inicial nessa ideia. Confira!

1. Defina seu público-alvo

Uma excelente maneira de começar é definindo o seu público-alvo, porque isso vai ajudar a criar uma identidade para o seu restaurante.

Por exemplo, se você quiser atender pessoas que buscam uma alimentação saudável para perda de peso, precisará trabalhar com um tipo de cardápio, apostar em um tipo específico de mensagem; se quiser atender pessoas que amam comer “gordices”, o cardápio muda, a comunicação também… Até a decoração do espaço acaba sendo diferente em cada caso, para agradar os clientes!

Pense em fatores como faixa etária, condição econômica, estilo de vida e, claro, preferências alimentares do seu público ideal.

2. Pesquise o mercado e a concorrência

Quando nós falamos em pesquisar o mercado, não é apenas a concorrência, mas todos os seus elementos: clientes, fornecedores, até possíveis parceiros.

O que você precisa fazer é avaliar a dinâmica do local em que você pretende abrir seu estabelecimento e identificar tanto oportunidades quanto riscos. As oportunidades são a existência de um nicho inexplorado, de potenciais parceiros, de bons fornecedores. Os riscos são, principalmente, a existência de outros estabelecimentos com a mesma proposta e a falta de fornecedores adequados para o seu bar ou restaurante. 

O fato do mercado apresentar mais riscos não deve impedir você de montar um bar ou restaurante. Porém, você precisa encontrar maneiras de superar esses riscos para aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento.

3. Pense no cardápio e na decoração

A comida e o ambiente de um bar ou restaurante são o coração desse tipo de negócio. Por isso, você não deve economizar esforços na hora de elaborar um cardápio e uma decoração. Encontre maneiras de diferenciar seu negócio, mesmo que existam concorrentes com uma proposta parecida. 

Pesquise receitas diferentes, escolha um tema para o estabelecimento, considere a possibilidade de agregar algum outro elemento, além da alimentação, para criar uma experiência única para os clientes.

montar um bar ou restaurante

4. Escolha o “ponto”

O ponto é um dos elementos mais importantes que você deve considerar ao montar um bar ou restaurante, porque a localização certa afeta diretamente quantos clientes você recebe.

Pontos centrais, em regiões onde existe um grande fluxo de pessoas, naturalmente significam que seu estabelecimento terá mais visibilidade. Associada com uma boa reputação, essa visibilidade garante que mais clientes vão entrar todos os dias.

Vale lembrar que, atualmente, independentemente do tamanho da cidade, a falta de estacionamento (próprio ou próximo) pode ser crucial no sucesso ou fracasso de qualquer estabelecimento. Então, não deixe de levar isso também em consideração.

5. Descubra as regulamentações do segmento

O segmento de serviços de alimentação passa por regulamentações fortes, porque práticas incorretas podem causar problemas de saúde pública. Quem nunca ouviu um caso de alguém que teve intoxicação alimentar depois de comer algum alimento mal preparado, ou mal preservado, em um restaurante?

Por isso, para montar um bar ou restaurante, além de alvará da prefeitura, você precisa de um alvará sanitário, emitido pelo órgão de vigilância sanitária da sua localidade. Além disso, você precisa se informar sobre as práticas adequadas de manipulação e preparo de alimentos; do contrário, se passar por uma fiscalização ou receber denúncias, você pode receber multas e o estabelecimento pode ser fechado, temporária ou definitivamente.

6. Selecione e treine seus funcionários

Quando nós falamos da equipe de um bar ou restaurante, existem pelo menos duas equipes distintas: a da cozinha e a do serviço. Cada uma delas precisa ter certas competências e receber diferentes treinamentos. 

A equipe da cozinha precisa de treinamentos em relação à manipulação e ao preparo dos alimentos. Isso está relacionado ao que acabamos de ver, as regulamentações sobre estabelecimentos de alimentação. Já a equipe de serviço precisa receber treinamentos de atendimento ao cliente. Vale a pena lembrar que um dos principais motivos para as pessoas tornarem-se clientes fiéis é a maneira como são atendidas. 

7. Controle o estoque e planeje as compras

O que você acha que acontece se, com o restaurante cheio, de repente você percebe que um dos ingredientes necessários para fazer um prato importante está acabando? Já imaginou como isso pode causar uma má impressão nos clientes?

É para que situações assim não aconteçam que você precisa elaborar uma maneira eficiente de realizar o controle do estoque e o planejamento das compras. Fazer boas estimativas do quanto é consumido de cada ingrediente por dia ajuda muito. 

montar um bar ou restaurante

8. Faça uma projeção financeira

A projeção financeira é uma previsão da receita e das despesas; dos ganhos e gastos do seu estabelecimento. Para montar um bar ou restaurante, você vai precisar fazer compras regularmente e, para que isso seja possível, é necessário ter dinheiro em caixa. As projeções ajudam a entender como vai funcionar essa dinâmica.

A dica é trabalhar com cenários diferentes: pessimista, neutro e otimista. Afinal, por mais preparado que você esteja, não pode saber qual será o desempenho do seu estabelecimento antes de realmente abrir as portas. Então, se as coisas não forem tão boas nos primeiros meses (o que é comum), você pode seguir a projeção pessimista. Por outro lado, se o negócio decolar, siga a projeção otimista.

9. Crie uma ação de marketing

Uma das maneiras de atrair mais pessoas para o seu estabelecimento, especialmente no começo, é elaborar uma ação de marketing criativa. Para isso, você pode se inspirar em empresas como o Outback, uma grande rede de restaurantes de inspiração australiana, que faz ações periodicamente. Essas ações envolvem brindes, cortesias e pratos especiais por tempo limitado. 

Além disso, uma boa sugestão é aproveitar o poder das mídias sociais para levar sua ação ao máximo de pessoas na sua região.

10. Consolide o plano de negócios

Tudo que você viu agora são pequenas partes de um plano de negócios. O plano de negócios é seu mapa e, se for bem traçado, pode até mostrar onde estão os principais obstáculos. Assim, em vez de bater de cara com eles no caminho, você já estará preparado para superá-los da melhor maneira possível.

Você nunca elaborou um plano de negócios? A solução ideal é buscar o apoio do Sebrae, que pode fazer isso para você ou capacitá-lo para fazer sozinho.

Além dessas dicas para montar um bar ou restaurante uma boa indicação para começar o seu negócio com o pé direito é, antes de dar o próximo passo, participar do Empretec. Ele é um seminário comportamental do Sebrae voltado a desenvolver atitudes empreendedoras, e vai colocar você na direção certa desde o começo. Saiba mais sobre esse evento e faça sua inscrição!

Comentários

  • Yuri Venancio Tamasauskas | Out 2,2019

    adorei essas dicas, vou colocar todas em pratica!

    • Sebrae ES | Out 16,2019

      Obrigado pelo feedback, Yuri! Volte sempre ao nosso blog e nos conte como foi a implementação das dicas em seu negócio 🙂

  • Wanderson | Dez 3,2019

    Trabalho com aplicativos cartão de visitas digital publicados na play store e mesmo não tendo nada a ver com meu trabalho este poste foi de uma grande inspiração e me ajudou muito
    gostei muito do seu post, o conteúdo além de ser bem explicado tem me ajudado muito, vou acompanhar mais suas postagens.
    Para que você possa conhecer um pouco sobre meu trabalho deixo aqui o link do meu site https://appsws.com.br/

    • Sebrae ES | Jan 8,2020

      Que bom sabermos que ajudamos você, Wanderson! Continue contando sempre conosco. Muito sucesso em sua jornada empreendedora! 🙂

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.