Checklist: 5 passos para manter sua equipe motivada

Checklist: 5 passos para manter sua equipe motivada

equipe motivada

Sua empresa conta com uma equipe de colaboradores altamente motivados? Excelente! No entanto, cuidado para não cair na armadilha de achar que a situação vai continuar sempre assim, sem nenhuma ação da sua parte.

Ao longo do tempo, a combinação das exigências do trabalho com a falta de compensações adequadas – que nem sempre se resumem a dinheiro – pode ter um efeito negativo sobre os colaboradores. Portanto, os gestores devem estar constantemente atentos para manter a equipe motivada.

Essa não é uma tarefa fácil, pois a motivação é um estado complexo, afetado por vários fatores. Não sabe por onde começar? Siga esse checklist!

1. A empresa oferece um plano de carreira?

Um colaborador pode estar completamente motivado com seu cargo, função e responsabilidades hoje, mas, em algum momento, ele vai querer mais. Quando esse momento chegar, não é preciso imediatamente promovê-lo, mas é indispensável ter uma proposta sólida de crescimento. 

Então, a sua empresa precisa de um plano de carreira. É esse documento que vai determinar, de maneira objetiva e transparente, as “trilhas” de carreira disponíveis na organização, também estabelecendo os critérios que cada colaborador deve cumprir para avançar pelos estágios de sua respectiva trilha.

2. Existem ações de reconhecimento?

Uma das primeiras coisas que um profissional considera ao aceitar uma vaga de trabalho é o retorno financeiro, mas só o dinheiro é insuficiente para mantê-lo motivado. Quando o colaborador faz um bom trabalho, ele espera outra recompensa, além do salário: reconhecimento. Se esse reconhecimento nunca aparece, o funcionário desiste de tentar se destacar, e opta por fazer apenas o mínimo.

As ações de reconhecimento podem assumir várias formas. Uma tendência atual é usar o perfil da empresa nas mídias sociais, especialmente no LinkedIn, para homenagear individualmente cada colaborador, destacando suas realizações e sua importância para a organização. É uma repaginação da prática de escolher o “funcionário do mês”.

Não quer fazer nenhuma ação especial? Sem problemas. Mas cabe ao gestor fazer elogios (quando são verdadeiros e merecidos) e atribuir ao colaborador o devido crédito pelo seu trabalho. Afinal, quem não gosta de ser reconhecido após ter se dedicado a alguma atividade? 

3. São organizados momentos de celebração após grandes projetos?

Grandes projetos são críticos para a motivação da equipe. Os colaboradores ficam sob grande pressão durante um certo período de tempo; então, quando o projeto acaba, para evitar que a equipe fique desmotivada pelo cansaço e pela falta de reconhecimento coletivo, uma boa prática é organizar um momento especial de celebração.

pessoas celebrando

Mas atenção! Não se trata simplesmente de uma confraternização. Deve ficar claro para todos que esse momento especial é uma maneira de comemorar os resultados do trabalho realizado pelos colaboradores, uma forma de reconhecimento e agradecimento pelo esforço dedicado e pelos objetivos alcançados.

Essa mesma recomendação é válida para o final de ano, especialmente após a apuração dos resultados em relação às metas do negócio.

4. O feedback é realizado de maneira adequada?

O feedback é um dos principais fatores para manter sua equipe motivada no longo prazo e, infelizmente, também é feito de maneira errada por muitas empresas. Você sabe como praticar o feedback adequadamente?

Em primeiro lugar, ele deve ser frequente. Dar feedback apenas uma ou duas vezes por ano não funciona,  porque quando você finalmente falar com o colaborador, o evento por trás do elogio ou crítica já ficou lá atrás – e toda a situação fica descontextualizada. O ideal é que o feedback seja dado logo após o fato motivador.

Em segundo lugar, o feedback pode ser tanto positivo quanto negativo. Saiba que os dois – desde que feitos corretamente – ajudam a manter sua equipe motivada! O feedback positivo levanta o moral do indivíduo, enquanto o negativo demonstra que a empresa e o gestor querem ajudá-lo a se desenvolver e a progredir como profissional. Ambos indicam que ele está sendo notado.

Para terminar, lembre-se de que o feedback positivo pode (e, na maioria dos casos, deve) ser feito diante de toda a equipe, enquanto o feedback negativo deve ser feito em particular. Do contrário, você expõe o colaborador diante de outras pessoas, o que pode resultar em um efeito negativo, ou, ainda mais importante, ser considerado assédio, independentemente da maneira como a crítica seja feita.

5. Você empodera seus colaboradores?

Os profissionais do século XXI têm como característica o desejo de autonomia. Se eles passam algum tempo em uma empresa e percebem que não têm liberdade para tomar certas decisões, ou voz para opinar nos assuntos mais importantes, eles perdem a motivação. Por isso, é fundamental empoderar os colaboradores.

Para isso, o primeiro passo é eliminar o microgerenciamento – ou seja, definir todos os detalhes de como o colaborador deve executar as tarefas que lhe são delegadas. Deixe que ele use sua percepção e criatividade para descobrir a melhor maneira de realizar suas atividades. Confiar nos colaboradores pode levar a grandes melhorias nos processos da empresa.

O segundo passo é desenvolver métodos para permitir a participação dos colaboradores em algumas decisões importantes de gestão, especialmente aquelas que afetam de forma mais direta os próprios funcionários. Isso não significa que todas as vontades deles serão sempre atendidas; porém, você só tem uma organização de verdade quando todas as vozes são ouvidas e respeitadas. 

Uma das formas mais simples de ouvir seus funcionários é por meio de caixas de sugestão, onde todos podem colocar suas ideias para melhorar a empresa. Outra boa ideia é que os gestores adotem uma política de portas abertas, permitindo que os colaboradores tenham liberdade para procurá-los e expressar sua opinião. Finalmente, o RH também tem um papel importante, como intermediário entre os funcionários e os gestores (já que, em muitos casos, os próprios funcionários não se sentem confiantes para falar diretamente com um gestor).

Bom, chegamos ao fim do checklist! Você respondeu “não” em um (ou mais) itens? Então vale a pena participar da capacitação Líder Coach , do Sebrae ES. Nessa capacitação, você aprende porque e como combinar liderança com coaching, a fim de manter sua equipe motivada e ajudá-la a alcançar um desempenho de excelência. 

O Líder Coach faz parte do Sebrae Mais, um programa voltado a micro e pequenas empresas. Veja aqui como participar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.