5 dicas para atrair e fidelizar clientes na gastronomia

5 dicas para atrair e fidelizar clientes na gastronomia

garçom servindo xícara de café a um cliente

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Falta de tempo, praticidade, comodidade, lazer, happy hour, muitos são os motivos que levam as pessoas a se alimentarem fora de casa. Segundo dados do IBGE, o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar.

Se você tem um negócio nesse ramo precisa estar sempre atualizado para lidar com os clientes cada vez mais exigentes e se manter no mercado com uma concorrência cada vez maior.

Para atrair clientes você precisa oferecer mais que comida gostosa, precisa despertar o interesse das pessoas em conhecer seu estabelecimento e os produtos que você oferece. Confira abaixo algumas dicas para atrair e fidelizar seus clientes:

Ofereça um bom atendimento

Esse primeiro item não deveria nem ser necessário pontuar, afinal, um bom atendimento deveria ser o mínimo que qualquer estabelecimento oferece ao seu cliente, mas sabemos que não é isso o que acontece. Na maioria das vezes o mau atendimento é realizado pelos funcionários e não representam a escolha do dono. Porém, a responsabilidade é de quem é o gestor do local, no caso, você, empresário.

Por isso é necessário que sua equipe esteja motivada a trabalhar e engajada a fazer com que a empresa se destaque no bom atendimento, atraindo e conquistando cada vez mais clientes. Seus colaboradores precisam se sentir como parte da empresa. Precisam perceber que, quando a empresa estiver bem, dando lucros, tendo clientes, eles também vão ser beneficiados com isso.

Tenha um ambiente legal

O estabelecimento precisa refletir a ideia do seu negócio na sua ambientação local. A decoração pode chamar a atenção, atraindo olhares e clientes para a sua empresa. Se sua ideia é servir casais, deixe o local com uma ambientação mais intimista, aconchegante; se seu público é mais jovem, foque num ambiente mais descolado.

Se o nome da sua empresa tiver um tema, como música ou futebol, por exemplo, você pode apostar em objetos para a decoração, como LPs, instrumentos musicais, quadros com fotos de lances especiais no futebol, enfim, uma infinidade de oportunidades para deixar o local especial, podendo ser uma atração à parte.

A Cantina Mattiello, de Santa Teresa, por exemplo, que fabrica e vende vinhos, reformou a fachada utilizando um barril de madeira para chamar a atenção dos visitantes. Ao entrar na cantina, os clientes passam por dentro desse barril, onde encontram elementos que remontam há tempos distantes, como sofá, xícaras e quadros antigos, dando um clima todo especial ao ambiente.

Ofereça pratos com algum diferencial

Você precisa sempre oferecer algum diferencial para que os clientes escolham você ao seu concorrente. Esse diferencial pode ser nos pratos, lanches e petiscos servidos. Você pode criar novas combinações de sabores, pode criar novas formas de servir os mesmos produtos ou ainda observar as tendências do mercado e oferecer algo parecido, com um toque especial.

Comidas em um tamanho menor ou maior, por exemplo, atraem a curiosidade das pessoas, assim como um acompanhamento diferente, sabores exclusivos ou até mesmo nova forma de se servir.

O Bar Abertura, em Vitória, por exemplo, criou em 1996 um petisco que hoje é famoso no Brasil inteiro: o kieber, um petisco de frango empanado recheado com presunto e queijo, e que hoje já é servido por outros estabelecimentos.

Esteja conectado às tecnologias

O mundo está cada vez mais tecnológico, não tem para onde fugir. Ter um smartphone e estar conectado já é algo essencial às pessoas. A não ser que seu estabelecimento trabalhe um conceito de “unir as pessoas longe da tecnologia” e os clientes o procurem por isso, oferecer ferramentas para que eles possam estar conectados à internet é algo muito interessante.

Ofereça wi-fi gratuito e, se possível, tenha pontos de tomadas acessíveis aos clientes. (Energia e internet podem fazer seu cliente ficar mais tempo no seu estabelecimento — e gastar mais também!). Oferecer serviço de delivery por aplicativo também é algo que atrai os clientes mais antenados. Pensando nessa demanda muitos estabelecimentos já possuem o seu próprio aplicativo para delivery, oferecendo promoções e atrativos à parte.

A Empada da Caixinha, em Vila Velha, é um bistrô que já percebeu essa demanda de clientes ligados em tecnologia e é o primeiro estabelecimento do Espírito Santo a oferecer um cardápio digital, onde é possível fazer o pedido, chamar o garçom e encerrar a conta com um aplicativo aberto pelo QR Code oferecido no próprio estabelecimento.

Melhore com as reclamações

Por mais que você se dedique e ofereça bom atendimento, bons produtos e bons processos, receberá críticas e reclamações. Você deve ficar atento e receber esse feedback da melhor forma, pois ele é o seu termômetro com os clientes e pode ser o responsável pelo seu sucesso.

Quando você está aberto para receber um retorno dos seus clientes, é possível resolver situações que estejam atrapalhando o bom andamento das suas vendas ou prestação de serviços. Dessa forma, não buque resolver apenas o problema que aparecer, de forma isolada. Verifique como aquilo aconteceu e busque uma solução para que o caso não se repita.

É importante também que você acompanhe as tendências do setor e os seus concorrentes. Para se manter atualizado, uma dica é participar do Seminário Metropolitano de Gastronomia, que acontecerá no próximo dia 21, em Vitória. As palestras abordarão a importância de se acompanhar a onda de tendências voltadas à tecnologia onde a inovação faz toda a diferença no ramo alimentício.


Publicado também no Medium.

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