5 dicas para atrair e fidelizar clientes na gastronomia

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Falta de tempo, praticidade, comodidade, lazer, happy hour, muitos são os motivos que levam as pessoas a se alimentarem fora de casa. Segundo dados do IBGE, o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar.

Se você tem um negócio nesse ramo precisa estar sempre atualizado para lidar com os clientes cada vez mais exigentes e se manter no mercado com uma concorrência cada vez maior.

Para atrair clientes você precisa oferecer mais que comida gostosa, precisa despertar o interesse das pessoas em conhecer seu estabelecimento e os produtos que você oferece. Confira abaixo algumas dicas para atrair e fidelizar seus clientes:

– Ofereça um bom atendimento

Esse primeiro item não deveria nem ser necessário pontuar, afinal, um bom atendimento deveria ser o mínimo que qualquer estabelecimento oferece ao seu cliente, mas sabemos que não é isso o que acontece. Na maioria das vezes o mau atendimento é realizado pelos funcionários e não representam a escolha do dono. Porém, a responsabilidade é de quem é o gestor do local, no caso, você, empresário.

Por isso é necessário que sua equipe esteja motivada a trabalhar e engajada a fazer com que a empresa se destaque no bom atendimento, atraindo e conquistando cada vez mais clientes. Seus colaboradores precisam se sentir como parte da empresa. Precisam perceber que, quando a empresa estiver bem, dando lucros, tendo clientes, eles também vão ser beneficiados com isso.

– Tenha um ambiente legal

O estabelecimento precisa refletir a ideia do seu negócio na sua ambientação local. A decoração pode chamar a atenção, atraindo olhares e clientes para a sua empresa. Se sua ideia é servir casais, deixe o local com uma ambientação mais intimista, aconchegante; se seu público é mais jovem, foque num ambiente mais descolado.

Se o nome da sua empresa tiver um tema, como música ou futebol, por exemplo, você pode apostar em objetos para a decoração, como LPs, instrumentos musicais, quadros com fotos de lances especiais no futebol, enfim, uma infinidade de oportunidades para deixar o local especial, podendo ser uma atração à parte.

A Cantina Mattiello, de Santa Teresa, por exemplo, que fabrica e vende vinhos, reformou a fachada utilizando um barril de madeira para chamar a atenção dos visitantes. Ao entrar na cantina, os clientes passam por dentro desse barril, onde encontram elementos que remontam há tempos distantes, como sofá, xícaras e quadros antigos, dando um clima todo especial ao ambiente.

– Ofereça pratos com algum diferencial

Você precisa sempre oferecer algum diferencial para que os clientes escolham você ao seu concorrente. Esse diferencial pode ser nos pratos, lanches e petiscos servidos. Você pode criar novas combinações de sabores, pode criar novas formas de servir os mesmos produtos ou ainda observar as tendências do mercado e oferecer algo parecido, com um toque especial.

Comidas em um tamanho menor ou maior, por exemplo, atraem a curiosidade das pessoas, assim como um acompanhamento diferente, sabores exclusivos ou até mesmo nova forma de se servir.

O Bar Abertura, em Vitória, por exemplo, criou em 1996 um petisco que hoje é famoso no Brasil inteiro: o kieber, um petisco de frango empanado recheado com presunto e queijo, e que hoje já é servido por outros estabelecimentos.

– Esteja conectado às tecnologias

O mundo está cada vez mais tecnológico, não tem para onde fugir. Ter um smartphone e estar conectado já é algo essencial às pessoas. A não ser que seu estabelecimento trabalhe um conceito de “unir as pessoas longe da tecnologia” e os clientes o procurem por isso, oferecer ferramentas para que eles possam estar conectados à internet é algo muito interessante.

Ofereça wi-fi gratuito e, se possível, tenha pontos de tomadas acessíveis aos clientes. (Energia e internet podem fazer seu cliente ficar mais tempo no seu estabelecimento — e gastar mais também!). Oferecer serviço de delivery por aplicativo também é algo que atrai os clientes mais antenados. Pensando nessa demanda muitos estabelecimentos já possuem o seu próprio aplicativo para delivery, oferecendo promoções e atrativos à parte.

A Empada da Caixinha, em Vila Velha, é um bistrô que já percebeu essa demanda de clientes ligados em tecnologia e é o primeiro estabelecimento do Espírito Santo a oferecer um cardápio digital, onde é possível fazer o pedido, chamar o garçom e encerrar a conta com um aplicativo aberto pelo QR Code oferecido no próprio estabelecimento.

– Melhore com as reclamações

Por mais que você se dedique e ofereça bom atendimento, bons produtos e bons processos, receberá críticas e reclamações. Você deve ficar atento e receber esse feedback da melhor forma, pois ele é o seu termômetro com os clientes e pode ser o responsável pelo seu sucesso.

Quando você está aberto para receber um retorno dos seus clientes, é possível resolver situações que estejam atrapalhando o bom andamento das suas vendas ou prestação de serviços. Dessa forma, não buque resolver apenas o problema que aparecer, de forma isolada. Verifique como aquilo aconteceu e busque uma solução para que o caso não se repita.

É importante também que você acompanhe as tendências do setor e os seus concorrentes. Para se manter atualizado, uma dica é participar do Seminário Metropolitano de Gastronomia, que acontecerá no próximo dia 21, em Vitória. As palestras abordarão a importância de se acompanhar a onda de tendências voltadas à tecnologia onde a inovação faz toda a diferença no ramo alimentício.

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