Black Friday: 5 estratégias para aumentar as suas vendas online

Black Friday: 5 estratégias para aumentar as suas vendas online

Aumentar as vendas online na Black Friday

O final do ano está se aproximando e, com ele, a Black Friday. Mesmo com os desafios econômicos atuais e a pandemia, o varejo vem mostrando força e boas expectativas para esta data. E se você quer aproveitar essa oportunidade para impulsionar os resultados do seu negócio, é fundamental começar já sua estratégia de vendas online.

De acordo com dados da consultoria Ebit/Nielsen, as vendas online no Brasil alcançaram um recorde durante a Black Friday de 2020, movimentando 4 bilhões de reais. O resultado representa um incremento de 25% em relação ao ano anterior.

Devido ao crescimento do uso de smartphones aliado ao cenário de pandemia recente, o comportamento de consumo online se intensificou. Empreendimentos de todos os portes estão aproveitando esse momento para atrair seus clientes para seus canais digitais de vendas online. Por isso, é fundamental que seu negócio não fique para trás.

Quer saber mais sobre como levar sua empresa para o meio digital? Continue a leitura. A seguir, reunimos algumas dicas para que você possa aumentar suas vendas online e se preparar para o período de Black Friday. Por onde começar? Quais são as prioridades? Confira a seguir!

1. Tenha um canal especializado de vendas online na Black Friday

Para que seu negócio tenha sucesso na Black Friday, é preciso que seus canais de venda estejam prontos. De acordo com o escopo de sua empresa e suas necessidades, você pode investir em uma plataforma de e-commerce próprio. Isso te proporcionará um processo ágil e sem intermediários. Por outro lado, há responsabilidades com o serviço e manutenção do backoffice.

Dependendo da demanda, é possível que sua estratégia na Black Friday possa ser viabilizada também em marketplaces. Sites como Americanas.com, Magazine Luiza e OLX garantem uma estrutura básica e boa visibilidade para a venda online de produtos.

Portanto, avalie as opções que permitam escalar melhor sua operação a tempo de aproveitar as oportunidades de vendas online da Black Friday.

2. Prepare seu site para as vendas na Black Friday

Preparar site para vendas na Black Friday

O alcance orgânico em mecanismos de busca, como o Google, é de grande importância para potencializar as vendas online. Por isso, mantenha seu site atualizado para que você tenha espaço e competitividade na Black Friday.

Práticas como a implementação de servidores apropriados para um maior volume de tráfego, reforço de certificados de segurança de comércio online e atualização do catálogo de produtos, de preços e promoções podem ser vitais para esse período, garantindo uma boa experiência para seu cliente também nesse canal.

3. Realize uma pré-campanha de Black Friday

Uma vantagem dos canais de vendas online é a capacidade de segmentação de seu público. Por isso, antes da Black Friday, procure preparar o terreno para fazer com que seu negócio atinja as pessoas certas.

Campanhas de marketing digital e de mídia paga, quando bem planejadas, podem chamar a atenção de um público em potencial valioso para seu negócio.

Trabalhar nessas campanhas utilizando gatilhos mentais, como os de escassez e de urgência, associados às suas ofertas, pode trazer um incremento de vendas significativo.

4. Estruture suas redes sociais para vendas na Black Friday

Além de ferramentas de relacionamento, redes sociais como o Instagram e o Facebook contam, também, com funções que permitem anúncios de venda de produtos.

Aproveite o espaço para trabalhar o branding de sua loja virtual e certifique-se de que uma equipe qualificada te auxilie com o atendimento aos clientes nesses canais, que tendem a ter uma maior demanda antes e durante a Black Friday.

5. Ofereça uma experiência de atendimento omnichannel

Atendimento omnichannel na Black Friday

O comportamento de compra do consumidor e o ciclo de vendas online, hoje, ocorrem em múltiplos canais. Seu cliente pode iniciar um contato solucionando uma dúvida em seu perfil no Facebook para, depois, acompanhar o status de uma compra no site de sua plataforma de e-commerce ou marketplace, por exemplo.

Por isso, busque integrar seu atendimento em canais diversos, oferecendo agilidade, cordialidade e eficiência de maneira padronizada em todos eles. Dessa forma, você poderá ter um maior controle da operação e desenvolver ações mais assertivas para converter esses contatos em vendas durante a Black Friday.

Oferecer uma boa experiência de compra e de atendimento para fidelizar o cliente é algo fundamental durante e após a Black Friday. Para saber mais sobre como fazer isso, confira as dicas que preparamos para você vencer os desafios da venda online e fidelizar seus clientes.

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