Segurança psicológica no trabalho: como criar um ambiente seguro e receptivo aos colaboradores

Segurança psicológica no trabalho: como criar um ambiente seguro e receptivo aos colaboradores

Mulheres sentadas em um sofá conversando sobre segurança psicológica no trabalho

Antigamente, a figura do líder nas empresas estava, muitas vezes, associada especialmente à condução do negócio e dos seus processos, à administração financeira do empreendimento e à tomada de decisões. Agora, entretanto, está mais clara a sua atribuição no que diz respeito à gestão de pessoas e à promoção da segurança psicológica no trabalho, fazendo com que os colaboradores se sintam confortáveis e confiantes para atuar e se desenvolver na empresa. 

Isso acontece em um contexto cada vez mais complexo, no qual se valoriza a humanização nas relações de trabalho e o bem-estar físico e mental das equipes, enquanto se precisa gerar resultados com o negócio. 

Então, como fazer tudo isso? Como fomentar a segurança psicológica no trabalho? Para compreender melhor essas questões, continue a leitura e descubra dicas e boas práticas para criar um ambiente seguro e receptivo aos colaboradores. 

O que é segurança psicológica no trabalho? 

O que é segurança psicológica no trabalho

A segurança psicológica no trabalho é um conceito associado à existência de um ambiente laboral no qual se ofereça conforto, acolhimento e suporte para que as pessoas sejam elas mesmas e exponham suas ideias sem receios de retaliações, constrangimentos ou riscos interpessoais. 

Essa denominação foi definida pela Dra. Amy Edmondson, professora da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, que indicou que a segurança psicológica no trabalho seria o principal alicerce das equipes de alto desempenho nas empresas. 

Portanto, esse fator pode ser compreendido como um elemento fundamental para que os profissionais consigam gerar valor, contribuir, colaborar, aprender e continuar se aprimorando. 

Ademais, a segurança psicológica no trabalho é indispensável para que os colaboradores não tenham medo de errar e de assumir o erro, sendo mais criativos e autênticos, o que é crucial para a empresa inovar e se diferenciar no mercado. 

E isso somente é possível quando a liderança compreende que os erros fazem parte do processo de evolução e busca fomentar uma convivência saudável, a valorização da equipe e um clima organizacional positivo e acolhedor para todos. 

Por que é importante criar e manter um ambiente propício à segurança psicológica no trabalho? 

Os impactos da criação e manutenção de um ambiente laboral favorável à segurança psicológica no trabalho refletem nos indicadores de recursos humanos e de performance da empresa. 

Portanto, para desenvolver um negócio que mantenha uma marca empregadora vista como positiva e apresente bons resultados no mercado, é fundamental que o líder se comprometa com esse fator. 

Nesse sentido, entre os principais benefícios gerados por essa cultura de segurança psicológica no ambiente de trabalho, estão:  

  • Redução do absenteísmo;  
  • Diminuição de turnover;  
  • Elevação da produtividade;  
  • Fomento à sensação de pertencimento à empresa;  
  • Desenvolvimento de uma marca reconhecida no mercado por valorizar seus colaboradores, o que facilita, também, os processos de recrutamento de novos talentos;  
  • Aumento da interação positiva entre líderes e equipes;  
  • Incremento do engajamento nas questões relacionadas à organização;  
  • Criação de um ambiente favorável à criação de soluções diferentes e inovadoras.  

Esse tipo de benefício para a empresa é uma consequência do bem-estar e da confiança sentida pelos colaboradores, resultado da cultura de segurança psicológica, e que se reverte em melhoria nos processos e nos níveis de produtividade. 

Como promover a segurança psicológica no trabalho? 

Como promover a segurança psicológica no trabalho

Os líderes têm papel fundamental na criação de um ambiente seguro, receptivo e acolhedor, compreendendo e proporcionando apoio, suporte e confiança aos liderados, para que eles se sintam amparados e motivados para expor o que pensam, dar contribuições e propor soluções. 

Sendo assim, as empresas devem ter atenção à forma de gerir suas equipes e aos estilos de liderança empregados, para, com isso, garantir um clima organizacional positivo e fornecer segurança psicológica no trabalho.  

Assumir o tempo todo um modelo autocrático, no qual há centralização da tomada de decisões, uma postura autoritária e a imposição de ideias é algo que deve ser evitado para se alcançar esses resultados. 

Além disso, será importante estabelecer canais de comunicação, inclusive para registros anônimos, que permitam que os colaboradores expressem-se com sinceridade sobre eventuais problemas que afetem o bem-estar mental na empresa. 

Ademais, delegar tarefas e reconhecer a contribuição e os resultados, valorizando a equipe, também é importante para estimular a segurança psicológica no trabalho, bem como não incentivar uma cultura de competição entre colegas e setores do negócio. 

Outras recomendações são:  

  • Implementar a cultura de feedback e escuta ativa;  
  • Promover a tolerância em relação aos erros e diferenças entre as pessoas;  
  • Construir times diversos e inclusivos;  
  • Implementar ações de bem-estar e saúde mental;  
  • Melhorar a comunicação interna, tornando-a assertiva e segura;  
  • Demonstrar apoio e consideração aos colaboradores;  
  • Encorajar os funcionários a apresentarem novas ideias;  
  • Incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional na empresa.  

Como falamos, os líderes têm grande importância nesse processo. Por isso, precisam ser bem capacitados para a função. Quer saber mais sobre liderança? Então, leia este outro artigo: “Líder do futuro: 4 características que são importantes desenvolver“.


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