4 benefícios que uma análise da concorrência pode trazer para o seu novo negócio

4 benefícios que uma análise da concorrência pode trazer para o seu novo negócio

Conheça 4 benefícios da análise de concorrência

A análise de concorrência ou benchmarking é uma metodologia empregada para estabelecer comparativo entre processos de trabalho conduzidos em empresas de um mesmo setor. Basicamente, o que se pretende é conhecer quais são as melhores práticas em determinado mercado e, assim, absorver uma técnica inovadora ou, simplesmente, conhecer uma forma mais eficiente de executar uma atividade considerada estratégica.

No meio empresarial, o processo de benchmarking mais conhecido foi o da Xerox. Técnicos e analistas da empresa adquiriram uma série de equipamentos de concorrentes e passaram a desmontá-los, peça por peça, na tentativa de identificar seus mecanismos de funcionamento e compreender eventuais diferenças para a operação de seus próprios produtos.

Esse trabalho permitiu a Xerox obter um diagnóstico completo sobre quais eram, na ocasião, os diferenciais competitivos das máquinas e equipamentos de seus concorrentes. Ao mesmo tempo, foi possível reparar deficiências de desempenho de seus produtos.

Devemos ainda destacar que o exemplo citado é apenas um entre tantos possíveis, pois não existe uma metodologia única que oriente todas as ações de benchmarking. Em muitos casos, o que temos são levantamentos de informações sobre a operação de empresas concorrentes ou referências em determinado mercado. Em um segundo momento, esses dados são compilados e analisados para se estabelecer comparativos.

E, agora que você já sabe como funciona o benchmarking, vamos apresentar quais são as vantagens de utilizar essa metodologia. Acompanhe!

1. Aumento da capacidade de inovação

Um saldo extremamente positivo de qualquer processo de análise de concorrência é o aumento da capacidade de inovação. A experiência de negócios que lideram seu mercado ou, até mesmo, de concorrentes diretos pode contribuir, e muito, para reestruturar as operações de seu negócio de um jeito próprio.

Isso porque simplesmente replicar determinados processos de trabalho pode não ser o ideal. Tenha em vista que sua empresa conta com várias particularidades que precisam ser levadas em consideração na implementação de qualquer mudança.

2. Entendimento sobre como se comportam seus concorrentes

Durante a análise de concorrência, a depender do volume e da quantidade de informações compiladas para serem analisadas, você poderá obter um entendimento apurado sobre o comportamento de seus concorrentes.

Tenha em mente que não estamos falando de tentar descobrir nenhum segredo comercial ou violar qualquer código de conduta ética para obter informações privilegiadas. Trata-se de trabalhar com o que se tem para tentar obter detalhes sobre como as outras empresas atuam.

Nesse sentido, alguns questionamentos possíveis são:

  • Quem são os principais fornecedores de concorrentes estratégicos?
  • Quais tipos de processos logísticos são empregados para distribuição de produtos?
  • Como os concorrentes se comunicam com seu público?
  • Quais produtos impulsionam o faturamento?
  • Quais os diferenciais competitivos dessas empresas?

Perceba que as respostas para essas perguntas podem ser obtidas com relativa precisão – para algumas mais e para outras menos – sem a realização de um levantamento feito junto às empresas analisadas que, obviamente, não têm interesse em compartilhar esse tipo de informação com nenhum concorrente. 

3. Identificação de lacunas de desempenho

Com a análise de concorrentes você pode identificar lacunas de desempenho em seu próprio negócio.

Como já apontado anteriormente, uma das vantagens da análise de concorrência é poder identificar, em sua própria empresa, lacunas de desempenho na execução de determinados processos de trabalho. Levando em conta que empresas referência em seu mercado serão analisadas, é de se esperar que quem está à frente do benchmarking possa adquirir alguns insights relevantes.

Ao mesmo tempo, não podemos descartar a possibilidade de encontrarmos lacunas de desempenho em seus próprios concorrentes que não se façam presentes em seu negócio. Nesses casos, essa percepção pode servir de alerta e ajudar você e sua equipe a atuar de forma preventiva para que sua operação não siga pelo mesmo caminho. 

4. Conhecimento apurado sobre os “rumos” de seu mercado

Conhecer os seus concorrentes também pode te ajudar a identificar tendências no mercado em que se atua. Não podemos nos esquecer de que a forma como empresas consideradas referência lidam com seu público, contratam fornecedores ou fazem marketing pode dizer muito sobre o futuro do mercado em questão. Dessa forma, é muito importante ficar atento a todos os aspectos citados e conhecer as perspectivas para os próximos períodos.

Depois de entender como funciona o benchmarking, achamos que você também possa se interessar por este conteúdo: “Quer promover o crescimento empresarial? Saiba como fazer sua empresa crescer.”

 

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