Quer promover o crescimento empresarial? Saiba como fazer sua empresa crescer!

Quer promover o crescimento empresarial? Saiba como fazer sua empresa crescer!

Homem tomando café e sorrindo na frente de um laptop

Você teve uma ideia empreendedora. Você planejou e, depois, tirou do papel. Você construiu um negócio de verdade. Será que acabou? Claro que não; o próximo passo é o crescimento empresarial. Afinal de contas, todas as grandes empresas começaram pequenas e trilharam um caminho de expansão — e não existe nada que impeça o seu negócio de seguir esse mesmo caminho. A decisão cabe apenas a você.

Se você refletiu sobre o assunto, e chegou à conclusão de que é hora de fazer sua empresa crescer, ótimo! Nesse post, você vai encontrar os principais pontos que merecem sua atenção para concretizar esse objetivo. Boa leitura!

1. Automação

Não é por acaso que a automação é o primeiro item da nossa lista. Quando você quer promover crescimento empresarial, é importante buscar alternativas inteligentes, que permitam concentrar mais esforço nas atividades que realmente envolvem valor para o negócio e para o cliente. As outras atividades precisam ser executadas da maneira mais “econômica” possível. É aí que entra a automação.

Pense, por exemplo, em uma empresa que recebe muitas ligações de clientes. Implantar um sistema de autoatendimento telefônico é uma excelente maneira de permitir que os clientes consigam as respostas de que precisam, sem que a sua equipe passe o dia atendendo o telefone. 

2. Foco em inovação e atenção às tendências

Existem duas maneiras de expandir uma empresa: fazer mais do mesmo, ou fazer coisas novas. As duas são válidas, mas as oportunidades são maiores no segundo caso. Portanto, se você realmente quiser desafiar os limites do seu negócio, a dica é desenvolver um foco em inovação e manter-se atento às tendências.

O foco em inovação tem a ver com a capacidade de abrir-se a ideias. Muitos empreendedores ficam apegados à noção de risco e simplesmente não tentam nada de novo. Por esse motivo, eles perdem grandes oportunidades. Enquanto isso, manter-se atento às tendências tem a ver com acompanhar o que outras empresas (do seu segmento ou não) estão fazendo. Essa é a melhor maneira de não ficar ultrapassado diante do mercado que está sempre evoluindo e da competição, cada vez mais acirrada.

3. Diferenciação na gestão de pessoas

No item anterior, nós falamos sobre a inovação, que vem das ideias — e, portanto, das pessoas. Em outras palavras, sem uma equipe de profissionais talentosos e motivados, sua empresa não vai crescer em todo o seu potencial. É por isso que, para um verdadeiro crescimento empresarial, você também precisa pensar na maneira como faz a gestão de pessoas.

A dica principal é que você leve em consideração dois momentos distintos. Primeiro, o momento do recrutamento e seleção, em que você deve desenvolver um processo que facilite a identificação dos melhores profissionais e, também, daqueles que combinam mais com a sua empresa. Depois, o momento pós-contratação, em que você deve desenvolver políticas e práticas que mantenham o seu colaborador engajado e comprometido com a organização.

4. Investimento em marketing digital

Por melhores que sejam as práticas da sua empresa, ela não vai crescer se você não conseguir colocar a sua marca na mente de mais pessoas. Portanto, não se esqueça do papel do marketing. 

Redes Sociais na tela do celularDentre as várias metodologias e estratégias de marketing que você pode utilizar para divulgar sua marca, é o marketing digital que ganha destaque. E existe um bom motivo: ele é altamente acessível, tanto em termos de investimento quanto de execução. Afinal de contas, você não precisa de uma equipe completa de marketing para começar algumas ações envolvendo um blog ou redes sociais.

5. Gestão financeira em dia

Mesmo um micronegócio precisa ter um controle financeiro rigoroso, pois essa é a única maneira de saber se a iniciativa empreendedora está, efetivamente, trazendo lucros. Porém, quando você começa a expandir o negócio, a gestão financeira torna-se ainda mais importante.

calculadoraEla será necessária para conseguir crédito (seja um empréstimo bancário ou o apoio de um novo sócio). Ela também será necessária para cumprir com as exigências fiscais relativas a uma empresa formalizada. E, claro, ela será indispensável para embasar as decisões focadas nos resultados financeiros (por exemplo, definindo se vale a pena manter um determinado produto no portfólio). 

Esses são os cinco pontos que você deve levar em consideração, para promover um crescimento empresarial verdadeiro, que se sustenta em longo prazo. É claro que, além deles, você também deve levar em consideração fatores como a situação do mercado e da economia, que influenciam na escolha do momento ideal para crescer.

Você conhece outros empreendedores que querem expandir seu negócio, mas não sabem por onde começar? Então, compartilhe esse post com os seus contatos nas redes sociais. Assim, ainda mais iniciativas terão a oportunidade de crescer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.