Com a pandemia do novo coronavírus, muitos empreendedores se mostraram receosos em investir no comércio online e vender na internet para expandir seus negócios.
No entanto, a pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, realizada pela Spark Hero, aponta que 54% das novas empresas virtuais no Brasil surgiram há menos de um ano, indicando 2020 como o ano do empreendedorismo digital em nosso país. Este dado mostra um crescimento a passos largos e coloca as vendas online como uma excelente oportunidade para aumentar a rentabilidade da empresa.
A verdade é que hoje, o comércio digital se destaca por oferecer praticidade, comodidade e maior acessibilidade às pessoas. Por isso, é importante vencer suas incertezas e inseguranças e perceber essa como uma possibilidade de incrementar as vendas e a lucratividade de seu negócio.
Se você quer comercializar os seus produtos e serviços no ambiente digital, mas não sabe como, continue a leitura. A seguir, mostraremos um guia para você começar!
Para vender na internet, é preciso considerar três etapas fundamentais para o sucesso do negócio: a pré-venda, a venda e o pós-venda.
Cada uma delas exige um planejamento e dispõe de características e estratégias bem específicas.
Confira algumas dicas para planejar essas diferentes etapas e se organizar para vender na internet.
A pré-venda é a etapa na qual ocorrem os primeiros contatos entre o cliente em potencial e a empresa.
Para planejar esse trabalho, de modo a facilitar a atração e a captação dos clientes de perfil ideal para sua operação comercial para vender na internet, é importante:
É fundamental conhecer em profundidade quem é o seu público-alvo. Esse entendimento irá guiar diversas decisões e ajudará a elevar suas chances de sucesso.
Com isso, você poderá determinar como e onde realizar a divulgação de seu negócio online, como tornar seu produto ou serviço mais atrativo para potenciais clientes, quais formas de pagamento e benefícios oferecer, entre outras coisas.
A compreensão de seu público-alvo também ajudará na definição de quais plataformas utilizar para realizar suas vendas pela internet.
Por exemplo, se seu público é composto por pessoas que gostam de ter produtos exclusivos e personalizados, você pode considerar vender em marketplaces de nicho, como o Elo7.
Agora, se você tem produtos que atendem um público mais amplo e diversificado, grandes marketplaces, como Mercado Livre, Shopee e Americanas são uma boa alternativa.
Você pode considerar, ainda, investir em uma loja virtual própria, tanto como canal único ou para complementar a venda em sites parceiros. Uma das vantagens dessa alternativa é que você não terá que pagar a taxa cobrada pelos marketplaces e terá maior controle sobre a experiência do seu cliente.
Ainda na pré-venda, é vital pesquisar e definir seus fornecedores. É importante ter mais de uma opção para garantir que, em caso de falta de determinado item no estoque de um parceiro, sua loja não fique sem o produto.
Também avalie aqueles que têm boa credibilidade no mercado, mostram-se flexíveis para negociar e têm um catálogo de produtos de qualidade e alinhados ao seu público de interesse.
É nesta etapa que você deve iniciar a divulgação de sua marca e de suas vendas online.
Você pode fazer isso elaborando um catálogo de produtos e serviços, criando e atualizando seu perfil comercial em redes sociais, anunciando no Google, selecionando um mailing (lista de contatos) e enviando atualizações por e-mail, entre outras estratégias.
Depois de tudo isso pronto, é o momento de começar a vender na internet.
Nesta etapa, é importante se atentar a questões como:
É preciso observar que, embora a forma como você lida com seu estoque de vendas online não deva diferir muito da administração de um estoque de loja física, é importante adotar alguns cuidados adicionais para evitar a falta ou o excesso de produtos no estoque.
Utilizar um software de gerenciamento de estoque é uma das recomendações. Afinal, como suas vendas poderão ocorrer a qualquer dia e horário, diferentemente do que ocorre no comércio presencial, é essencial que a disponibilidade dos produtos seja acurada e não dependa de uma confirmação humana.
E se você planeja vender na internet em diferentes canais (como loja virtual, marketplaces, redes sociais, etc.), isso se mostra ainda mais essencial para não perder o controle.
Este tipo de tecnologia ajudará a garantir uma melhor experiência para seu cliente e mais confiabilidade no controle de seu estoque. Também facilitará a gestão de giro de produtos, notificando a pessoa responsável quando for necessário fazer reposições.
Assim como ocorre nas vendas presenciais, é importante manter um controle financeiro de entradas e saídas de caixa em sua operação online.
No nível mais básico, o fluxo de caixa é definido por:
Receita – Despesas = Dinheiro em caixa
Manter esse monitoramento é vital para planejar novos investimentos, a divulgação de sua marca e a reposição de itens em estoque.
Neste ponto, a tecnologia também pode ajudar! Utilizar um software de gestão que monitore suas vendas e despesas, e ainda produza balanços e outros relatórios sobre suas finanças contribuirá para que você consiga facilmente identificar padrões, sazonalidades, fazer projeções financeiras e tomar decisões mais assertivas para manter a saúde de suas finanças e suas vendas online equilibradas.
Os clientes esperam receber seus produtos rapidamente ou, no mínimo, no prazo prometido. Portanto, é muito importante buscar maneiras de garantir a entrega de seus produtos no menor tempo possível.
Para isso, você pode fazer simulações, negociações e oferecer diferentes formas de entrega para seus produtos.
Entre as alternativas mais utilizadas pelo e-commerce, estão: correios, transportadoras privadas, entrega própria (dentro da mesma cidade, por exemplo) ou retirada direta pelo cliente em seu endereço comercial.
Oferecer diferentes modalidades, mesmo que elas acabem custando mais caro para o cliente, pode fazer a diferença entre vender ou não um produto.
De acordo com a pesquisa “Experience is everything: Here’s how to get it right” da consultoria PwC, 40% dos participantes afirmaram que pagariam mais caro para receber suas compras mais rapidamente. Dados como esse demonstram como a agilidade na entrega pode ajudar no sucesso de suas vendas online.
Engana-se quem pensa que a venda acaba na etapa de fechamento. Após a finalização da compra, o cliente ainda deve passar por uma última etapa do processo, visando fidelizá-lo.
Esta etapa chama-se pós-venda. E ela está diretamente relacionada à experiência do cliente. Por isso, entregar o que foi prometido a ele, com qualidade e zelo, além de demonstrar interesse pelas suas necessidades são formas de garantir que o cliente volte a comprar em sua loja online.
Além disso, o atendimento deve ser pautado em uma comunicação solícita e amigável, para que o consumidor se sinta acolhido e respeitado pela sua marca.
Lembre-se: as vendas são um ciclo contínuo. Então, se você deseja manter seus clientes satisfeitos e as vendas crescendo, é preciso otimizar e ajustar constantemente sua operação online.
Para fazer isso, você pode executar checagens que ajudem a determinar o que funciona bem e o que pode ser melhorado. Entre os mecanismos para isso, podemos destacar:
Ao longo deste artigo, mostramos que vender na internet pode ser uma alternativa bastante lucrativa para quem está iniciando no empreendedorismo digital ou quer ter novas fontes de lucro.
No entanto, é preciso se atentar aos detalhes deste tipo de operação para que o negócio cresça e seja um sucesso, atraindo e fidelizando clientes e, principalmente, para se sobressair diante da concorrência em um ambiente digital cada vez mais competitivo.
Assim, saber divulgar os produtos e serviços na internet é essencial para se ter bons resultados em vendas. Mas como destacar e promover os seus produtos na internet? Confira nesse conteúdo: “6 estratégias de Marketing Digital para impulsionar suas vendas online”.
Also published on Medium.