Plano de Marketing Digital: por que e como elaborar?

Plano de Marketing Digital: por que e como elaborar?

Pessoa digitando no computador um Plano de Marketing Digital

Como sua empresa se destaca no mercado? Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil e manter-se à frente da concorrência é um desafio constante. Por isso, é preciso ter dedicação, seguir um bom planejamento e ter criatividade em suas estratégias. E, dentro dessas estratégias, elaborar um Plano de Marketing Digital pode oferecer benefícios consistentes para quem deseja alavancar seu negócio.

Continue a leitura e descubra mais sobre o que faz do Plano de Marketing Digital algo tão indispensável para o sucesso dos negócios. Ainda, confira dicas para elaborar o seu plano para fundamentar o crescimento da sua empresa.

O que é um Plano de Marketing Digital?

O que é um Plano de Marketing Digital

O Plano de Marketing Digital é um documento no qual são mapeados estrategicamente seus objetivos de marketing digital, bem como as ações que devem ser realizadas para atingir os objetivos traçados.

Entre outras coisas, podem constar nesse plano metas de negócios, estratégias digitais que você usará para alcançar essas metas, análise do cenário competitivo, cronogramas, orçamentos, canais digitais a serem utilizados, etc.

Por que elaborar um Plano de Marketing Digital?

Por que elaborar um Plano de Marketing Digital

Um Plano de Marketing Digital é importante para que se tenha uma visão mais clara das estratégias de marketing online de sua empresa.

Compreender como o seu negócio está se posicionando no mercado e como seus investimentos serão gerenciados é importante para guiar seus passos. Além disso, será possível ter uma projeção mais acurada dos resultados.

Pense em um Plano de Marketing Digital como uma espécie de roteiro. Com ele, você saberá para onde quer ir e terá uma rota específica a ser seguida.

Sem um plano bem definido, seus esforços de Marketing Digital provavelmente serão menos eficazes e potentes, podendo haver desperdício de verba e erros em suas ações.

4 passos importantes para elaborar seu Plano de Marketing Digital

Um plano claro ajudará você a determinar as estratégias de Marketing Digital mais eficazes para a sua empresa e, em seguida, colocar essas estratégias em prática.

O Plano de Marketing Digital ajudará, ainda, a organizar suas iniciativas para que seu negócio esteja continuamente se conectando com seu público, envolvendo-o e conduzindo-o à ação.

Assim, com esse plano, você se planeja para o futuro, coordena suas ações e esforços, e eleva as chances de obter o máximo de impacto e retorno em suas iniciativas de marketing digital.

A seguir, conheça algumas etapas importantes para estruturar um bom Plano de Marketing Digital.

1. Analise o mercado

Assim como ocorre em um planejamento estratégico, no Plano de Marketing Digital, conhecer seus concorrentes e suas estratégias no meio digital é uma base importante para orientar suas considerações e decisões, e identificar como se destacar.

Entenda como seus concorrentes trabalham sua presença nas redes e canais digitais e em que pontos eles estão acertando ou errando. Com isso, você terá um Plano de Marketing Digital mais bem posicionado, podendo desenvolver estratégias para trabalhar o diferencial de seu negócio.

2. Defina objetivos

O Plano de Marketing Digital precisa conter objetivos realistas para ter um bom direcionamento.

A partir da análise de mercado, você poderá olhar para seus recursos e trabalhar objetivos que possam ser alcançados em diferentes períodos. Com um objetivo claro, insights surgirão das possíveis ações de Marketing Digital a serem tomadas.

Coloquemos, como exemplo, um objetivo de curto prazo, de um canal de vendas online que deseja obter 50 novos leads. Em um Plano de Marketing Digital, isso pode dar espaço para ações como a criação de uma landing page com conteúdo exclusivo ou investimento em estratégias de mídia paga no Google Ads.

3. Crie uma persona

Um Plano de Marketing Digital que trará resultados precisa se basear em seus clientes e suas necessidades.

Assim, é necessário conhecer o seu perfil e ir além dos dados mais gerais e demográficos para obter assertividade nas ações. Por isso, será preciso construir um perfil robusto, semificcional, com dúvidas, necessidades, dores e interesses desse público. Essa é a definição de persona, tão relevante para a sua empresa se conectar com o seu cliente em potencial na internet.

4. Defina canais relevantes para promover seu negócio

Com base nos objetivos traçados e necessidades de sua empresa, você poderá começar a definir os canais mais relevantes para solucionar seus problemas de marketing.

Canais como um blog, site institucional, redes sociais, além de ações amplas de Inbound Marketing (ou marketing de atração) podem ser trabalhados de diferentes formas.

Um Plano de Marketing Digital de um e-commerce que busca alavancar vendas, por exemplo, pode incluir ações de e-mail marketing para ativar sua base de clientes e de remarketing nas redes sociais, incentivando o público que já visitou a sua loja virtual para finalizar a compra.

Posteriormente, o Plano de Marketing Digital será útil para monitorar os dados gerados pelas ações desses canais.

Para saber mais e conhecer ações que podem ser implementadas em seu Plano de Marketing Digital, confira o artigo que preparamos com 6 estratégias de marketing digital para impulsionar suas vendas online.


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