Plano de expansão empresarial: como montar o seu

Plano de expansão empresarial: como montar o seu

Como montar um plano de expansão empresarial

Você, como empresário, deseja alavancar seus resultados e lucratividade, não é mesmo? Esse é um objetivo comum para negócios de todos os portes. No entanto, poucos empreendedores têm um plano de expansão empresarial que possa orientar suas estratégias e ações.

Metas e objetivos não são conquistados do dia para a noite. E, infelizmente, nem todas as empresas conseguem manter suas portas abertas a tempo de ver o negócio crescer — dados do IBGE indicam que, a cada cinco empreendimentos, um deve fechar suas portas antes mesmo de completar um ano em operação.

Com isso, para você não fazer parte desse tipo de estatística e guiar seu empreendimento para o crescimento e sucesso, é vital planejar-se para atuar em um cenário competitivo, dinâmico e mutável. E o plano de expansão empresarial é um importante instrumento para isso.

Continue a leitura para saber mais sobre como montar o seu plano para alcançar os objetivos e metas de seu negócio.

O que é o plano de expansão empresarial?

O que é um plano de expansão empresarial

O plano de expansão empresarial refere-se a um conjunto de estratégias traçadas para guiar o negócio para o seu crescimento. Por isso, este tipo de plano envolve fatores como:

  • Metas e objetivos;
  • Riscos;
  • Recursos necessários para o projeto de expansão;
  • Projeção de lucros;
  • Outros elementos que ajudarão a orientar o empresário e os gestores na direção certa para o sucesso e o crescimento do empreendimento.

3 passos para criar o seu plano de expansão empresarial

Passos para criar plano de expansão empresarial

A seguir, conheça alguns passos e práticas importantes para desenvolver o seu próprio plano de expansão empresarial.

1. Realize uma análise profunda de seu mercado

O seu plano de expansão empresarial pode começar com um mapeamento de cenário. Quais são os pontos fortes e fracos de sua empresa? E o diferencial competitivo de seu negócio? E, em relação ao mercado, quais são as oportunidades e ameaças que o seu negócio terá no caminho para a expansão?

É preciso entender o posicionamento da concorrência e compreender os diferenciais e capacidades de seu empreendimento. A partir disso e de aspectos como canais de distribuição, público-alvo, curva de crescimento e processos, você terá uma análise ampla de seu mercado para avaliar as melhores opções e caminhos para seu negócio crescer.

2. Estabeleça objetivos e metas claros para seu plano de expansão empresarial

Definir objetivos e metas em seu plano de expansão empresarial não é uma tarefa tão simples quanto pode, inicialmente, aparentar ser. Afinal, é preciso estabelecer esses resultados desejados com base em aspectos tangíveis e atingíveis, e em um período realístico.

Dessa forma, a análise de mercado realizada necessita de sistemas de monitoramento constantes. Metas como “aumentar em 20% o faturamento em um ano” ou “abrir duas novas filiais em um semestre” dependem de dados e organização de seus recursos empresariais.

Além do capital, é importante que se tenha domínio das técnicas e ferramentas necessárias para uma expansão factível, saudável e que gere benefícios reais — afinal, se tudo isso não for bem orquestrado, a expansão pode prejudicar o caixa e a experiência do cliente e, até mesmo, posteriormente levar ao fechamento do negócio.

3. Estude o modelo de plano de expansão empresarial ideal para seu negócio

O plano de expansão empresarial pode ser estruturado sob diversos modelos e perspectivas. Sua empresa, ao colocar uma estratégia de crescimento na prática, pode:

Abrir outra unidade

Este pode ser o caminho mais lógico quando se estuda uma expansão. No entanto, é importante reforçar que é uma possibilidade que depende de um lucro consistente e de estabilidade. Além disso, a demanda de trabalho crescerá e será necessário lidar com o aumento do custo fixo.

Por isso, não busque esse modelo para seu plano de expansão empresarial sem ter certeza de que seu público e sua empresa se alinharão bem com essa decisão.

Investir em um modelo de franquia

Neste modelo, também conhecido como franchising, sua força de marca e modelo de negócio já testado são oferecidos para que outros empreendedores possam contribuir para a expansão.

As vantagens disso estão na divisão dos custos assumidos e no aumento do poder de negociação, visto que o volume de compras crescerá com novos franqueados.

Em contrapartida, um modelo de franquia exige um sistema de gestão robusto. Se o seu plano de expansão empresarial não está preparado para investimentos em um processo rigoroso e em gestão e suporte contínuos, sua marca pode sofrer prejuízos.

É importante, ainda, que os franqueados selecionados possam contribuir com boas práticas e garantir uma cultura empresarial e a qualidade de seus produtos serviços, mantendo o padrão esperado pelo cliente da sua marca.

Adquirir outras empresas ou fundir-se

Talvez o seu plano de expansão empresarial inclua, como estratégia, unir esforços com organizações parceiras para alavancar seus resultados.

Novamente, chegar a essa tomada de decisão exige uma visão de mercado clara e uma estratégia bem norteada. Do contrário, a estimativa de valor de sua empresa (a valuation) pode estar equivocada. Além disso, é crucial que se tenha um bom suporte jurídico para que a fusão ou aquisição seja efetivada.

Licenciar seu produto

Esta é uma estratégia que, assim como o sistema de franquia, permite que você promova a expansão de seu negócio por meio da força de seu produto ou serviço. Essa é uma opção que exige, claro, uma consolidação do que está sendo licenciado.

Por ser um modelo pouco utilizado em determinados mercados, pode ser uma oportunidade, desde que a sua empresa esteja preparada para lidar com os detalhes de licenciamento e recebimento de royalties pelas vendas.

Para saber mais sobre como planejar o crescimento do seu negócio, confira essas dicas para economizar e expandir a sua empresa.


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