WhatsApp para pequenos negócios: como começar a vender pelo aplicativo

WhatsApp para pequenos negócios: como começar a vender pelo aplicativo

WhatsApp para pequenos negócios

A forma como o WhatsApp vem se tornando uma ferramenta importante para pequenos negócios é um dos resultados de algo maior. A preferência dos consumidores, por conta dos ambientes digitais, não se limita somente à qualidade do produto em si. Toda a experiência de atendimento e a criação de um relacionamento mais duradouro são parte desse movimento.

Neste contexto, é preciso saber como se destacar tendo o atendimento como um diferencial de seu negócio. Para adaptar-se a essa realidade, ferramentas como o WhatsApp Business podem ser determinantes.

Recentemente presenciamos como um atendimento qualificado foi determinante no momento em que passamos por períodos de isolamento. O investimento em atendimento e experiência de compra online, nesse cenário, fez com que empresas pudessem atrair e fidelizar clientes. E isso permanecerá no pós-pandemia.

A seguir, veremos mais sobre como este aplicativo pode ser amplamente utilizado para que pequenos negócios facilitem seus processos de atendimento e relacionamento com o cliente. Continue a leitura para conferir os passos essenciais para começar sua estratégia de uso comercial do WhatsApp.

WhatsApp Business: 7 dicas para adotá-lo em sua estratégia 

Dicas para vender com o WhatsApp Business

Ao utilizar o WhatsApp, além de oferecer um novo canal para atendimento e vendas, você também otimiza seus custos, já que essa é uma ferramenta gratuita.

Dessa forma, o potencial para os donos de pequenos negócios é bastante promissor. Descubra como aproveitá-lo para começar a vender pelo aplicativo.

1. Configure o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo exclusivo do WhatsApp para uso comercial. Após baixá-lo em seu smartphone, lembre-se de associá-lo a seu número comercial.

Para isso, basta informar seu número e digitar o código de confirmação. Este código é enviado via SMS. Caso se trate de um número comercial não associado a um celular, você receberá via ligação uma gravação do código por voz.

Durante a configuração, você poderá ter a opção de recuperar o histórico de seus arquivos, contatos e conversas. Se você já utilizava o WhatsApp comum em seu negócio, essa opção do app é útil para manter a organização e a centralização de suas interações com os clientes.

2. Crie um catálogo de seus produtos no WhatsApp Business

Uma das principais ferramentas do WhatsApp Business está em Catálogo, opção disponível nas Configurações da Empresa. Com essa funcionalidade, você poderá exibir fotos de seus produtos, junto com título, valor, descrição e link de pagamento online.

A opção de catalogar produtos no WhatsApp permite que um cliente tenha, sempre que utilizar este tipo de atendimento, a opção de receber uma mensagem com todas as informações de seu portfólio.

Caso você já utilize uma organização interna de produtos, uma boa dica é organizar os itens pelos códigos já aplicados em seu sistema. Isso facilita a busca do produto na hora do atendimento e possibilita mais agilidade nos seus processos internos.

3. Exiba a apresentação de sua empresa no WhatsApp

Apresentação da empresa no WhatsApp Business

O perfil comercial de seu negócio no WhatsApp precisa de uma boa apresentação. Por isso, procure preencher todos os campos apresentados. Nome da loja, foto do estabelecimento, localização – tudo isso facilita o processo de compra de seu cliente.

Além das informações básicas, é possível informar o setor de atuação e anexar uma breve descrição de seu negócio. Essa informação no aplicativo é muito útil para seus clientes. Em alguns casos, inclusive, pode ser um diferencial para que eles decidam iniciar ou manter contato com a sua empresa.

4. Trabalhe conversões pelo WhatsApp

Com o seu perfil comercial organizado, é o momento de alinhar suas estratégias de comunicação para integrar este canal. Isso inclui, por exemplo, inserir botões do WhatsApp em seu site para contato direto. Ou, ainda, oferecer conteúdos relevantes para seu cliente em troca do número para contato. Assim, você alinha a ferramenta à sua estratégia de funil de venda.

5. Responda dúvidas de seus clientes de forma ágil e cordial

Conforme pesquisa da Decode, em 2020, foi apontado que 60% das reclamações sobre grandes empresas tinham como motivo o WhatsApp. Isso se deu por conta da falta de eficiência no atendimento.

Os pequenos negócios podem se diferenciar neste aspecto se adaptando mais agilmente. É possível, por exemplo, programar mensagens automáticas no WhatsApp Business.

Assim, no momento em que o cliente fizer a primeira interação, ele receberá prontamente uma mensagem de saudação ou ausência. Você também pode configurar respostas rápidas, agilizando seu atendimento.

Aproveite o potencial de controle do atendimento neste app para oferecer uma experiência ágil e eficiente. Assim, seu negócio ganha maior autoridade e capacidade de converter e fidelizar clientes.

6. Divulgue promoções

O status do WhatsApp pode ser uma oportunidade para publicações promocionais de seu negócio.

Da mesma forma que os stories no Instagram, é possível editar o status, compartilhando algum anúncio de oferta, novidade ou promoção relevante.

7. Ofereça suporte no ciclo de vendas com o WhatsApp

É importante integrar o uso do app em sua estratégia de forma contínua. Um cronograma de mensagens personalizadas para cada contato, de acordo com o momento da compra do cliente, por exemplo, pode ser útil para otimizar suas vendas.

Proporcionar uma boa experiência para o cliente, claro, vai além da ferramenta do WhatsApp. No entanto, saber como organizá-lo e usá-lo a favor de seu negócio pode fazer toda a diferença.

Aliando as funcionalidades do WhatsApp Business a seus demais canais de contato, é possível ter uma estratégia poderosa para aumentar as vendas de seu negócio.

Para saber mais sobre estratégias poderosas e eficientes para melhorar o relacionamento com seus clientes, confira nosso artigo “Experiência do cliente: como inovar em sua estratégia”.

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