6 estratégias de Marketing Digital para impulsionar suas vendas online

6 estratégias de Marketing Digital para impulsionar suas vendas online

Estratégias de Marketing Digital para elevar as vendas online

Se, há pouco tempo, um site, um perfil no Instagram e o uso de e-mails corporativos eram considerados diferenciais para uma empresa, atualmente, essas e outras estratégias de Marketing Digital são indispensáveis para qualquer marca que queira ter maior visibilidade na internet e aumentar suas vendas online.

Por essa razão, muitas empresas — sejam elas de pequeno, médio ou grande porte — estão adotando essas e outras soluções para construir e fortalecer sua presença na internet e alavancar o sucesso de sua marca em um mundo cada vez mais digitalizado.

Neste artigo, falaremos sobre a importância e as vantagens do Marketing Digital para quem tem seu próprio negócio. Também vamos apresentar algumas das principais estratégias que você pode utilizar para impulsionar suas vendas online. Acompanhe a seguir.

Porque investir em Marketing Digital para estimular suas vendas online

Quando falamos em Marketing Digital, os primeiros benefícios que costumamos lembrar são da possibilidade de criar as personas (perfis de clientes ideais) da empresa e conhecer o público-alvo de forma minuciosa, o que torna o processo de atração e captação de clientes mais ágil, certeiro e eficiente.

No entanto, há diversos outros motivos para apostar nessa ferramenta. Segundo o IAB Brasil, mais de 70% dos consumidores pesquisam na internet os produtos que querem comprar.

Sendo assim, com estratégias específicas e bem definidas, o Marketing Digital pode favorecer a exposição da sua marca, atraindo clientes, segmentando a audiência — fazendo sua empresa aparecer para os seus consumidores em potencial — e gerando mais vendas online.

Estratégias de Marketing Digital para investir agora mesmo

Existem diversas estratégias de Marketing Digital que ajudam a impulsionar vendas e gerar resultados comerciais. 

A seguir, conheça algumas das mais eficazes para adotar em seu negócio.

1. Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo para impulsionar vendas online

O Marketing de Conteúdo é uma das primeiras e mais importantes estratégias que podem ser aplicadas no ambiente digital. Isso porque, com ele, você irá criar e distribuir conteúdos relevantes para ajudar seu cliente em potencial a tomar uma decisão de compra. 

Com esse tipo de abordagem, é possível construir um relacionamento de confiança com o cliente, ganhando credibilidade e autoridade em sua área de atuação — elementos essenciais para conquistar novos clientes.

Para realizar este trabalho, você pode desenvolver conteúdos em diferentes formatos, o que permite alcançar mais pessoas. Afinal, nem todo mundo costuma consumir o mesmo tipo de material.

Entre as possibilidades, estão a criação de artigos para publicação em blog, dicas nas redes sociais, e-books e tutoriais em vídeos, entre tantas outras. Lembre-se de que o mais importante é gerar valor para a sua audiência.

2. Otimização das páginas (SEO)

Para quem realiza vendas online, ter o site da empresa bem ranqueado em buscadores como o Google pode impulsionar de maneira significativa a conquista de novos clientes.

Esta é uma das principais portas de entrada para novos públicos. Sendo assim, um dos caminhos para estar bem colocado nos mecanismos de buscas é investir em SEO (Search Engine Optimization), sigla para Otimização para Mecanismos de Busca.

Para aplicar esta estratégia, é preciso entender que o SEO tem como base três pilares: o conteúdo, a tecnologia e a relevância.

Na parte de conteúdo, será necessário trabalhar com palavras-chave no desenvolvimento dos textos e legendas das imagens. Além disso, o material produzido deve ser relevante e útil para seu público.

Já no aspecto tecnológico, o mais importante será a parte técnica do site e sua velocidade de carregamento, pois ambos influenciam na experiência do usuário.

Por fim, temos a autoridade do site na internet, que pode ser alcançada por meio de links externos e menções da empresa por outras pessoas, entre outros fatores.

3. Marketplaces

Enquanto alguns empreendedores preferem criar sua própria plataforma de vendas online, outros se adaptam bem aos marketplaces, sites que atuam como vitrines virtuais coletivas e ajudam a divulgar a marca na internet. Mas, afinal, como eles funcionam?

Com eles, sua empresa pode vender produtos no e-commerce de grandes corporações, como a Amazon e a Americanas, por exemplo, o que tende a gerar bons resultados, especialmente na conquista dos primeiros clientes. Ainda é uma forma de criar uma nova audiência e, com isso, mais uma fonte de lucros para a empresa.

4. Mídia paga

Para os negócios que desejam resultados mais rápidos ou em volume maior, a mídia paga deve ser uma estratégia a ser considerada. Assim como no marketing tradicional, no digital também é possível pagar para que os seus anúncios sejam exibidos em diversos sites e plataformas.

Entre as formas mais comuns de fazer isso, podemos citar os banners em portais de notícias, links patrocinados no Google Ads e as campanhas nas redes sociais, especialmente no Facebook e no Instagram Ads.

Além disso, essa estratégia facilita a mensuração de resultados, permitindo que você consiga avaliar o que está dando certo ou não para a sua empresa vender mais na internet.

5. Otimização de conversão (CRO)

A sigla CRO (Conversion Rate Optimization) significa Taxa de Otimização de Conversão e seu conceito engloba um conjunto de técnicas usadas para melhorar as taxas de conversão da empresa, especialmente de vendas online.

Para colocar a estratégia em prática, é preciso ter conhecimento sobre ferramentas de análise, como Google Analytics, para monitorar as campanhas online, em experimentações de testes A/B e sobre o público-alvo da empresa, para poder otimizar a comunicação para que seja mais assertiva.

É importante também testar todos os itens que fazem parte da sua estratégia de conversão, como as CTAs (Call to Action), as chamadas para ação, os títulos dos conteúdos, as landing pages (páginas de conversão), etc.

6. e-mail marketing

e-mail marketing para aumentar as vendas online

Quem pensa que as redes sociais e a possibilidade de mensagens instantâneas inviabilizam a utilização de e-mails está enganado. Especialmente no meio corporativo, o e-mail segue sendo fundamental e, em muitos casos, uma das principais formas de impulsionar as vendas online

Assim, por meio de um mailing (base de contato), sua empresa consegue realizar o Inbound Marketing (técnica para atrair, converter e encantar os consumidores) com conteúdos relevantes e se aprofundar na jornada de compra do cliente.

Dessa forma, é possível nutrir seu cliente ou potencial cliente, fazendo com que ele percorra o funil de vendas e esteja preparado para efetuar a compra.

Se você está começando a desenvolver ou quer melhorar os resultados de suas estratégias de Marketing Digital, leia também nosso conteúdo sobre as vantagens em contratar ou terceirizar profissionais para esse ou outros serviços de seu negócio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.