Pequenos negócios: como se preparar para a Black Friday

Pequenos negócios: como se preparar para a Black Friday

Planejamento para a Black Friday

Considerada uma das datas mais importantes do e-commerce e varejo no geral — ficando atrás apenas do Natal — a Black Friday neste ano promete agitar o comércio brasileiro e ser uma das maiores da história.

Entre os principais motivos para essa projeção, estão as novas tendências de consumo e a retomada da economia. Além disso, relatório divulgado pela Neotrust, Movimento Compre & Confie e ClearSale indica que o e-commerce faturou um total de R$ 7,72 bilhões em 2020. Esse valor representa um crescimento de 27,7% em comparação a 2019.

As expectativas para o evento deste ano, com data prevista para o dia 26 de novembro, estão maiores. Apesar do cenário macro ainda estar um tanto indefinido, o planejamento do negócio faz toda a diferença para o sucesso dessa ação, e as pequenas empresas têm uma grande possibilidade de se destacar na Black Friday.

Como a pandemia e o home office favorecem o negócio local, as chances de impulsionar as vendas, atrair novos clientes e ter um retorno positivo são boas. Ainda assim, fica a pergunta: como os lojistas podem se preparar para essa data tão promissora?

Para descobrir alguns caminhos, continue a leitura. A seguir, apresentaremos dicas para você se preparar para aproveitar a Black Friday e aumentar seu faturamento.

Planeje a campanha de Black Friday com antecedência

Antecipe o planejamento de sua campanha

Independentemente da data sazonal, há algo que não muda: ter estratégias bem definidas é fundamental para o sucesso das suas ações. Com a Black Friday, isso não é diferente.

Confira nossas dicas para você se preparar.

Defina suas metas

O primeiro passo para um bom planejamento é definir os objetivos da sua empresa com esta campanha. Então, comece estipulando o número de vendas projetado, o faturamento e total de lucro que o seu negócio deseja alcançar.

Esta é uma avaliação que você pode traçar a partir dos resultados da participação da sua empresa em anos anteriores do evento ou, mesmo, promovendo uma pesquisa de mercado.

Negocie com os seus fornecedores

Após definir as metas da sua empresa, busque fazer negociações especiais com seus fornecedores. Tenha em mente que só pode vender bem, quem compra bem.

Então, tente negociar preços mais baixos para compras em maior volume e melhores condições para este período. Dessa forma, você garante melhores descontos para os seus clientes e evita prejuízos para o seu negócio.

Crie ofertas para seus produtos e serviços

Chegou a hora de escolher os produtos que vão integrar a sua campanha de Black Friday. Neste momento, é preciso avaliar com cautela, pois eles serão os grandes responsáveis por possibilitar o alcance dos objetivos da campanha.

Uma dica é priorizar os produtos e serviços que costumam ter mais procura nesta época do ano, além daqueles que fazem mais sucesso entre os seus clientes. Isso irá gerar atratividade para que eles visitem sua loja física ou online.

Outra dica importante é se atentar ao seu estoque. De nada adianta lançar uma promoção espetacular se há poucas unidades do produto divulgado. Aproveite, também, para fazer girar os itens parados há algum tempo.

Apresente ofertas reais

Quando o assunto são as promoções, é preciso pensar e elaborar descontos confiáveis para os seus clientes. Em tempos de Black Friday, é comum vermos consumidores denunciando as fraudes do comércio – já chamadas de “Black Fraude”. Portanto, não coloque em risco a imagem e a reputação do seu negócio promovendo anúncios falsos e ofertas duvidosas.

Além disso, é preciso entender que a Black Friday vai além de uma data com preços baixos. É sobre oportunidades. Os clientes estão cada vez mais preocupados em vivenciar experiências. 

Por isso, condições de pagamento facilitadas, sorteios, brindes, parcerias com outros microempreendedores ou ações como “pague 1 e leve 2” podem ser um atrativo interessante para fidelizar atuais e futuros clientes e promover uma experiência mais atrativa.

Prepare as estratégias de divulgação

Fazer ótimas promoções, com preços baixos e aliadas a condições de pagamentos especiais não adiantará se os consumidores não souberem disso.

Sendo assim, é fundamental investir em marketing. Aproveite suas redes sociais, mídia paga, e-mail marketing, seu site e demais canais e plataformas para engajar o seu público com antecedência e garantir que as suas ações de Black Friday cheguem até ele.

Não se esqueça, também, de divulgar as promoções em sua loja física. Considere espalhar dentro e fora do estabelecimento peças de divulgação com as informações de Black Friday dias antes do evento, para que os clientes que visitam a sua loja fiquem sabendo da campanha e possam se preparar.

É hora de vender!

Depois de se preparar, chegará a hora de vender! Durante a Black Friday, coloque em prática o planejamento que você elaborou.

A seguir, veja mais dicas para que, ao longo da ação, tudo ocorra da melhor maneira possível.

Tenha atenção às formas de pagamento

Formas de pagamento na Black Friday

Uma ótima maneira de atrair os clientes durante a Black Friday e estimular compras e o aumento do seu ticket médio é oferecer uma ampla diversidade de meios de pagamentos, além de condições especiais. Algumas sugestões do que avaliar quanto a isso são trabalhar com:

  • Cartão de crédito e débito;
  • Pix;
  • Boleto;
  • PayPal;
  • PicPay;
  • Mercado Pago.

Você também pode oferecer um parcelamento mais estendido durante este período. Analise o que funciona em seu fluxo de caixa e ofereça facilidades para que o cliente compre de sua loja nesta ação.

Prepare sua equipe

Seja no ambiente virtual ou presencial, é fundamental que os seus colaboradores estejam treinados e preparados para lidar com a Black Friday, pois, uma coisa é certa: este é um período atípico e exige disposição.

O atendimento deve ser humanizado, eficiente, ágil e focado em solucionar as dores dos clientes. Além disso, ele precisa proporcionar uma boa experiência ao cliente, garantindo que ele volte a fazer negócio com a sua empresa mesmo após a promoção.

Utilize técnicas de vendas poderosas para a Black Friday

Na criação de ofertas e na abordagem ao cliente, há algumas técnicas que são muito atrativas neste tipo de campanha, incluindo:

Upsell

Esta técnica visa vender um produto ou serviço mais completo e com um preço mais elevado. Se você já comprou refeição em uma rede de fast food, provavelmente já ouviu frases como: “batata grande por apenas mais 1 real?”. Este é um típico exemplo de upsell, que ajuda a aumentar o ticket médio na oferta de um produto melhor por um preço bastante atrativo.

Cross sell

Com esta técnica, a loja oferece itens que complementam a utilização de um produto que o cliente já demonstrou interesse em comprar. Assim, se ele quer comprar um computador, o vendedor pode sugerir a compra de um mouse sem fio ou de um software, por exemplo. 

A Black Friday acabou. E agora?

Mesmo após o evento, é muito importante que você continue buscando soluções para conquistar os clientes e mantê-los interessados nos seus produtos e serviços. Veja algumas ideias de como você pode fazer isso.

Tenha atenção aos prazos de entrega

Organize-se para cumprir com os prazos estabelecidos na hora da compra – afinal, o seu cliente conta com isso.

Prepare uma embalagem bonita, adicione a Nota Fiscal e envie no prazo. Dessa forma, o cliente passa a confiar mais na sua empresa, garantindo vendas futuras.

Pratique o pós-venda

Não se esqueça do cliente depois que a Black Friday acabar. O pós-venda é uma grande oportunidade para fidelizá-lo. Considere enviar uma mensagem personalizada para criar vínculo com o consumidor.

Você pode enviar ofertas personalizadas checando o cadastro e o histórico do cliente, por exemplo. Ou, mesmo, fazer uma pesquisa de satisfação, de modo a receber feedback e melhorar seu atendimento e seus processos.

Como você pode perceber, a formação de preços é um dos aspectos centrais para a Black Friday. Mas não se restringe a isso, pois é algo para aprimorar durante o ano todo.

Para saber mais sobre esse assunto, confira também nosso artigo em que mostramos como evitar prejuízos na formação de preço para a Black Friday.

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