Inovação e empreendedorismo: como criar um negócio inovador

Inovação e empreendedorismo: como criar um negócio inovador

Como criar um negócio inovador

Steve Jobs, empresário e um dos fundadores da Apple — uma das empresas de tecnologia mais importantes do mundo — dizia: “A inovação distingue um líder de um seguidor”. Por isso, criar um negócio inovador se tornou uma questão de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.

Afinal, é a novidade, a atualização e a relevância que atraem o público e novos investidores para seu negócio. Esses fatores também garantem uma performance de sucesso para as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. E, em muitos casos, não é necessário um investimento alto para isso.

Se você é empresário ou empreendedor e sonha em desenvolver um negócio inovador, mas ainda não sabe como, continue lendo este artigo.

A seguir, vamos falar sobre inovação, abordando a sua importância para os negócios, traçando suas características e trazendo dicas para ajudar você a colocar essa estratégia em prática.

Por que a inovação é importante para as empresas?

Primeiramente, precisamos entender o que é inovação. Podemos compreender a inovação como a capacidade do gestor ou empreendedor de sair da sua zona de conforto e buscar novos meios de ampliar sua empresa, mas não é só isso. Existem alguns fatores que contribuem para o sucesso de um negócio inovador e asseguram a sua importância para o mercado.

Um deles é o diferencial competitivo. Quando a empresa consegue inovar, ela se destaca da concorrência e aumenta o interesse do seu público. Esta atratividade soma-se a um volume maior de vendas em potencial, garantindo um melhor desempenho e contribuindo para um faturamento mais rentável.

Este cenário, inclusive, já pode ser observado no setor. Conforme dados divulgados no relatório Inside Venture Capital, elaborado pela Distrito — empresa de inovação aberta —, nos primeiros meses de 2021, as startups brasileiras, reconhecidas por serem negócios inovadores, receberam US$ 3,2 bilhões (cerca de R$ 16,25 bilhões) em investimentos, volume que representa 90% do total investido em todo o ano de 2020, de US$ 3,54 bilhões.

Com isso, é possível perceber a inovação como um novo impulso para o negócio, mas o que vai definir o resultado favorável é a capacidade da empresa de elaborar soluções criativas visando o impacto positivo para o seu cliente, além de continuar se adaptando frente às novas transformações.

Neste caso, a chave para o sucesso é fazer a diferença na vida das pessoas, ter princípios sólidos, compor a equipe com colaboradores engajados, aplicar as ideias em todas as áreas da empresa e, mais do que isso, traçar planos a longo prazo baseados em dados.

Como desenvolver um negócio inovador?

O primeiro passo é entender que não existe uma fórmula mágica. Ainda assim, há estratégias que facilitam este processo, incluindo as boas práticas a seguir.

Adote uma gestão de inovação na empresa

Esta é uma decisão que precisa partir do empreendedor. Como muitos não sabem por onde começar ou como fazer essa implementação, é fundamental contar com um suporte especializado.

O Sebrae ES, por exemplo, é um agente de capacitação e de promoção de desenvolvimento que pode auxiliar neste processo.

Defina um modelo de negócio

Modelo de negócio inovador

Onde atuar ao longo da cadeia de valor? Qual modelo de custo é necessário para garantir retornos atraentes? Que estrutura e capacidades organizacionais são essenciais para o sucesso? É necessário responder a essas e outras questões para criar um modelo de negócio inovador e eficiente.

Estude seu nicho de mercado

Inteligência comercial, monitoramento de mercado e satisfação do cliente são algumas das vantagens de fazer este mapeamento. Além disso, realizando este estudo mais aprofundado, fica mais fácil identificar as necessidades do setor e contribuir com novas ideias.

Tenha pessoas engajadas na equipe

A equipe é uma parte fundamental deste processo. Afinal, a inovação não é criada por equipamentos, maquinários — mas, sim, pelas pessoas.

Por isso, garanta que todos os seus colaboradores conheçam os objetivos do negócio e estejam dispostos e engajados para alcançá-los. Uma forma de fazer isso é criar planilhas com as metas dos setores e compartilhá-las em uma plataforma em nuvem para que todos tenham acesso.

Associar as atividades do colaborador ao sucesso do negócio, demonstrando como seu trabalho é importante para a empresa, também pode ajudar a mantê-lo engajado com os objetivos.

Mantenha-se atualizado

As tendências de mercado são a ponta do iceberg quando falamos em inovação. Por isso, é muito importante estar atento às mudanças que vão surgindo.

Pesquise sobre as atualizações da sua área; leia artigos, notícias; participe de eventos e invista em networking. Dessa forma, será mais fácil pensar em novas ideias para criar um negócio inovador e relevante para seu público de interesse.

Foque no cliente

Foco no cliente para criar um negócio inovador

Quando o assunto é vencer a concorrência, focar no cliente é a principal estratégia. Conheça as necessidades e expectativas de quem consome seus produtos e serviços, pois, assim, é possível solucionar seus problemas e prestar um atendimento mais assertivo e personalizado, algo central para ter um negócio inovador.

Como vimos, a inovação é uma questão fundamental para as empresas se manterem relevantes no mercado e continuarem agregando valor aos seus produtos e serviços. E, por meio dela, é possível abrir um negócio que traz lucro, mesmo com pouco investimento. 

Para saber mais sobre essa proposta, leia também nosso artigo com dicas de ações para abrir um negócio lucrativo gastando pouco

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