5 hábitos que te impedem de ter mais produtividade no trabalho

5 hábitos que te impedem de ter mais produtividade no trabalho

como ter produtividade no trabalho

Ter produtividade no trabalho é o resultado de administrar o seu tempo com inteligência e manter o foco em fazer as suas atividades prioritárias renderem mais. É direcionar seus esforços para atingir os objetivos propostos.

Portanto, a produtividade é bastante influenciada por nossa postura no trabalho. E postura é algo que podemos aprimorar, tomando consciência de algumas práticas que atrapalham o fluxo das atividades e nos impedem de sermos produtivos.

Se você deseja encontrar maneiras de ter mais produtividade no trabalho, continue a leitura para descobrir 5 hábitos que estão prejudicando o seu rendimento e como lidar com eles. Confira!

1. Querer ser um profissional multitasking

Embora a ideia de desenvolver diversas tarefas simultaneamente possa parecer uma maneira interessante de economizar tempo, na realidade não é bem assim.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Stanford, profissionais multitarefas são menos produtivos do que aqueles que executam uma atividade de cada vez.

Por isso, o recomendado é planejar sua agenda e realizar uma demanda por vez, mantendo o foco total nela.

2. Navegar excessivamente na internet prejudica a produtividade no trabalho

Pesquisas na internet e redes sociais prejudicam a produtividade no trabalho

Em um mundo cada vez mais conectado, controlar o impulso de checar as redes sociais ou fazer uma pesquisa no Google a cada minuto pode ser algo difícil. Mas saiba que as pausas ao longo do dia atrapalham, e muito, a produtividade no trabalho.

Isto porque, estudos revelam que você precisa de pelo menos 15 minutos livres de distrações para entrar em fluxo produtivo. Ou seja, cada vez que este ciclo é quebrado, são necessários mais 15 minutos. Pense só em quanto tempo de seu dia é perdido com este hábito nocivo para sua gestão de tempo!

Então, o recomendado é manter o celular afastado ou dentro de uma gaveta durante o expediente ou enquanto estiver executando sua tarefa. Deixar as notificações de redes sociais silenciadas no horário que precisar se concentrar no trabalho também pode ser uma boa ideia.

3. Participar de reuniões desnecessárias ou demoradas demais

As pessoas que têm mais produtividade no trabalho são aquelas que evitam ao máximo estender sem necessidade uma reunião. Elas entendem que se deixarem, o encontro tende a se estender por horas e, muitas vezes, o assunto ultrapassa o que foi combinado.

Além disso, evitar agendar as famosas “reuniões que poderiam ser um e-mail” também é algo importante. Há questões que podem ser resolvidas de maneiras mais ágeis e eficientes do que nesses encontros. Portanto, avalie sempre qual a melhor alternativa.

Uma outra dica importante para quando as reuniões forem necessárias é planejar um cronograma com os assuntos que serão tratados e o tempo destinado para cada um.

4. Verificar o e-mail várias vezes ao dia

Produtividade cai ao checar e-mail várias vezes ao dia

Assim como navegar na internet e conferir as redes sociais, checar o e-mail muitas vezes ao dia pode prejudicar a sua produtividade no trabalho. Isto porque geralmente as solicitações não são urgentes, mas o fato de vê-las pode te dispersar das tarefas prioritárias ao parar o que estava fazendo para responder às mensagens de e-mail. E isso prejudica todo o seu cronograma de atividades planejadas.

Para contornar a situação, adicione à sua lista de tarefas horários destinados a conferir suas mensagens de e-mail, um no início da manhã e outro no final da tarde, por exemplo.

5. Ser muito perfeccionista

Buscar a perfeição antes de colocar no papel a ideia é um dos grandes erros que diminuem a produtividade no trabalho. A falsa necessidade de ser perfeito faz com que as pessoas procrastinem suas tarefas até o último minuto.

A dica neste caso é: apenas comece. É possível aperfeiçoar uma ideia posta no papel, mas não uma folha em branco. Há uma máxima que diz: “feito é melhor do que perfeito”. Ela resume esta questão, por vezes, ao fato de que não lançar um projeto no momento certo, mesmo que ele não esteja perfeito em seus parâmetros, pode fazer com que a oportunidade vá para um concorrente.

Além de saber lidar com estes cinco hábitos que dificultam a sua produtividade no trabalho, existe um critério fundamental para ser produtivo: fazer e trabalhar com o que se gosta. Ter amor pela sua profissão e por seu empreendimento é essencial para desenvolver suas atividades da melhor maneira, pois isto é combustível para motivação, foco e um propósito todos os dias.

Essa questão impacta de diversas maneiras no sucesso de sua carreira e de seus negócios. Que tal compreender mais sobre o assunto? Para isso, leia também nosso artigo e descubra por que é tão importante trabalhar com o que gosta.


Also published on Medium.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.