Líder do futuro: 4 características que são importantes desenvolver

Líder do futuro: 4 características que são importantes desenvolver

Confira quais são as principais características do líder do futuro

Diferentemente de um paradigma vigente há tempos, espera-se que o líder do futuro exerça outro tipo de influência sobre seus liderados. Ao invés de simplesmente se impor pela posição que ocupa ou delegar atribuições, esse agente deve apresentar uma série de competências e habilidades, até então, pouco exploradas. Gestão humanizada, se tornar uma referência técnica e ética, saber gerenciar conflitos são apenas algumas delas.

Neste artigo, discutimos sobre esses e outros aspectos relacionados ao perfil de líder do futuro. Continue a leitura e saiba mais.

1. Gestão humanizada

Um tema de bastante destaque no mundo corporativo nos dias de hoje é a saúde mental. Nesse sentido, muito se fala sobre a necessidade de se cultivar relações de trabalho que respeitem as individualidades e priorizem o desenvolvimento de cada colaborador.

O tema ganhou relevância depois da percepção do quão frequente são os problemas relacionados à ansiedade e depressão em trabalhadores dos mais diversos setores. Segundo especialistas, a cultura estabelecida para a obtenção de resultados a qualquer custo na maioria das organizações vem levando as pessoas ao limite da exaustão, o que repercute de forma muito negativa no estado mental e emocional de cada um. 

Frente a esse cenário, o líder do futuro deve ser alguém capaz de construir relações que prezem pela saúde mental dos colaboradores. Em sua atuação, a orientação para resultados deve vir acompanhada de equilíbrio, de modo que cada um possa chegar o mais próximo possível de sua melhor versão, sem comprometer a própria saúde.

2. Liderança técnica

O líder também deve ser uma referência técnica

O líder do futuro nunca deve perder de vista a necessidade de exercer uma liderança técnica. Afinal, já nos dias de hoje, não basta simplesmente saber dimensionar o trabalho e atribuir tarefas. 

Com equipes cada vez mais enxutas, as organizações desejam que os líderes sejam especialistas nas áreas em que atuam, para lidar, se necessário, diretamente com eventuais entraves relacionados às demandas sob a responsabilidade do grupo.

Em termos de engajamento, esse fator é bastante positivo, já que os demais colaboradores terão no líder alguém com quem possam contar em momentos de dificuldades. Isso também contribui para que se estabeleça uma relação de bastante proximidade e empatia entre todos. Na prática, essa disponibilidade para atuar até mesmo à frente de atividades consideradas operacionais demonstra grande comprometimento com o trabalho.

3. Especialidade em gestão de conflitos

O gerenciamento de conflitos faz parte da rotina de toda liderança, em qualquer tempo. Não podemos perder de vista que, no dia a dia das organizações, é comum existir uma disputa por concepções, recursos e prestígio. Em meio a essa relação, os líderes atuam como verdadeiros árbitros, cabendo a eles tomar as decisões mais assertivas para a organização. 

Na prática, sabemos que essa não é uma tarefa simples. As lideranças também têm suas preferências pessoais e contam com seus próprios interesses. No entanto, as suas decisões devem ser pautadas pela imparcialidade e razoabilidade. 

4. Líder do futuro enquanto embaixador da cultura da empresa

O líder também deve ser um embaixador da cultura da empresa

A cultura organizacional se refere a um conjunto complexo de valores, crenças e costumes que definem a forma como uma organização conduz seus negócios. Na prática, estamos falando da maneira como a empresa opera por meio de seus colaboradores.

Para melhor assimilação desse conceito, vale lembrar do que é a cultura no contexto de uma sociedade. A cultura é definida pela história, valores, costumes, conhecimentos e hábitos de um agrupamento social.

No caso de uma empresa, a cultura funcionará como um guia de comportamento e mentalidade para todos os colaboradores. Isto é, a forma de planejar as ações e agir será conformada por esse conjunto de concepções.

Ao líder do futuro, cabe o trabalho de validar a cultura da empresa junto aos seus liderados, de modo a preservá-la ao longo do tempo. Essa é uma questão bastante sensível, pois a tendência é que, com o passar dos anos e por diferentes motivos, essa identidade, que pode ser reconhecida como um diferencial por parte do público, se perca. 

Como você pôde conferir ao longo deste conteúdo, são muitas as expectativas em torno do líder do futuro. Atributos comportamentais e conhecimento técnico são as principais delas. A boa notícia é que com qualificação, você poderá agregar tais características ao seu perfil.

Pensando nisso, recomendamos a leitura do seguinte conteúdo: “Empreendedor: descubra como encontrar tempo para se capacitar”.

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