5 Dicas para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética

5 Dicas para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética

Confira 5 dicas para inovar em salões de beleza e estética

Fidelizar clientes pode ser a chave para potencializar o lucro em seu salão de beleza e estética. Esse segmento, que é bastante dinâmico, sempre reserva boas oportunidades para quem sabe empreender e oferecer um serviço de excelência.

Pensando nisso, preparamos este artigo com cinco dicas incríveis relacionadas à fidelização. Falaremos sobre atendimento, métodos para formatar os seus serviços e dicas para agradar os seus clientes. Continue a leitura e saiba mais.

1. Proporcione um ambiente agradável

O salão de beleza deve proporcionar uma atmosfera em que os clientes gostem de estar. A conversa deve ser agradável, o ambiente confortável, a decoração de bom gosto, além de oferecer algumas comodidades, como água, café e banheiro. Em condições como essas, até mesmo atrasos no atendimento podem ser irrelevantes e o cliente terá mais chances de retornar.

Nesse sentido, não podemos perder de vista a experiência do cliente como um todo. Quem frequenta seu salão, mais que realizar um procedimento de qualidade, deseja que o tempo dispensado ali seja agradável.

2. Invista em um serviço de excelência para fidelizar clientes

Invista em um serviço de excelência para fidelizar clientes

Fidelizar clientes em salões de beleza e estética não é algo simples. Afinal, estamos falando de um serviço que impacta diretamente a aparência e bem-estar das pessoas. Erros podem custar caro, tanto para o seu negócio quanto para o cliente.

Para conquistar uma clientela fiel, portanto, é necessário demonstrar o valor do trabalho desenvolvido em seu salão. Tendo isso em vista, não poupe esforços para selecionar e qualificar os profissionais que atuarão em seu estabelecimento. Afinal, eles serão os principais promotores de seu negócio.

Prova disso é o volume de indicações que qualquer salão recebe ao contar com um profissional de destaque, como manicure, cabeleireira ou esteticista. Nesse segmento, o marketing boca a boca, algo importante para qualquer empresa, é ainda mais relevante.

3. Identifique as necessidades dos clientes

O salão de beleza, como já dito, é um lugar propício para boas conversas. Isso deve fazer parte, inclusive, de seu protocolo de atendimento, que deve incentivar os profissionais a manter conversas cordiais com o público.

Esses momentos são estratégicos não só para tornar o atendimento mais agradável mas também para ouvir dos clientes quais tipos de serviço eles gostariam que o salão disponibilizasse. Ou ainda para captar feedbacks sobre os procedimentos já ofertados.

A partir dessa interação, você terá mais chances de formatar seus serviços de acordo com as necessidades do seu público e fidelizar clientes.

4. Esteja atento às novidades do mercado

O mercado de beleza e estética está em constante transformação. A cada ano, novos tipos de procedimentos, produtos e tratamentos são lançados, de modo que, quem deseja acompanhar tantas novidades, precisa ficar atento às mudanças.

E, embora esse seja um esforço significativo, ele é extremamente necessário, já que é uma demanda do próprio público ter acesso às novidades do mercado.

O mais indicado, portanto, é, sempre que possível, investir em novos cursos tanto para você quanto para seus funcionários. Participar de eventos, como feiras e workshops, em seu segmento, também é algo válido, já que nesses espaços geralmente têm marcas e consultores considerados referência apresentando o que há de mais atual em beleza e estética.

5. Ofereça descontos para atendimentos recorrentes

Ofereça descontos para atendimentos recorrentes

Uma estratégia bastante prática e objetiva para fidelizar clientes em salões de beleza é oferecer descontos para a contratação de serviços recorrentes. Afinal, esse é um grande incentivo para quem já frequenta seu salão não deixar de retornar ao seu estabelecimento sempre que necessário.

A promoção pode ser para procedimentos específicos ou estar associada ao número de procedimentos realizados (ex.: no quinto procedimento de extensão de unhas em gel, o sexto custará a metade do preço).

A proporção desses descontos deve ser analisada individualmente mas, garantimos que, mesmo um percentual pequeno terá impacto positivo na percepção dos clientes, sobretudo em tempos de crise.

Com este conteúdo, esperamos ter demonstrado, de forma prática, como fidelizar clientes em salões de beleza e estética. Como apresentado, são muitas as abordagens possíveis de serem adotadas. Avalie quais delas têm mais a ver com seu negócio e comece já a potencializar seus ganhos com a fidelização.

Quer mais dicas sobre gestão de salão de beleza? Acompanhe este artigo no blog do Sebrae ES: “Como precificar serviços de salão de beleza? Confira nossas 3 dicas!

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